WhatsApp em 2023: app lançou fotos temporárias, áudio acelerado e mais

O WhatsApp liberou diversas funcionalidades no app para Android e iPhone (iOS) ao longo de 2023. O novo arquivo, recurso que silencia as notificações de chats arquivados e separa as conversas em uma pasta específica, foi um dos destaques. A nova função chamou a atenção de usuários, que se dividiram entre opiniões contrárias e favoráveis. Além dele, a visualização única de fotos e vídeos também gerou questionamentos — principalmente em relação à falta de aviso de prints, o que torna o usa da ferramenta menos seguro.

LEIA: O que é backup no WhatsApp? 5 fatos sobre a função de recuperar conversas

Entre as novidades, está também a opção de acelerar áudio para reproduzir os clipes de voz em metade do tempo, além do recurso de múltiplos aparelhos conectados, da liberação do WhatsApp Pay no Brasil e da transferência de histórico do Android para iOS. Na lista abaixo, o 💥️TechTudo reuniu 13 mudanças anunciadas pelo WhatsApp em 2023. A seguir, você pode conferir todos os recursos que foram destaque durante o ano.

WhatsApp: lista reúne principais destaques do app em 2023 — Foto: Rubens Achilles/TechTudo 1 de 11 WhatsApp: lista reúne principais destaques do app em 2023 — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

WhatsApp: lista reúne principais destaques do app em 2023 — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

Imagens recém baixadas não aparecem no WhatsApp? Confira soluções no Fórum do TechTudo.

1. Visualização única

O recurso de visualização única foi liberado para todos no início do mês de agosto, e a função permite enviar fotos e vídeos que se autodestroem após serem abertas pelo destinatário. Desse modo, o conteúdo só pode ser visualizado uma única vez. A funcionalidade chamou a atenção de usuários, e algumas particularidades puderam ser percebidas.

As mídias recebidas pelo recurso não podem ser salvas na galeria do celular ou encaminhadas para outro contato, mas nada impede que o destinatário das fotos ou vídeos faça capturas de tela ao abrir as mensagens. Isso fez com a função fosse considerada menos privada, já que o recurso não conta com aviso de prints.

Recurso de visualização única foi lançado em agosto pelo WhatsApp — Foto: Clara Fabro/TechTudo 2 de 11 Recurso de visualização única foi lançado em agosto pelo WhatsApp — Foto: Clara Fabro/TechTudo

Recurso de visualização única foi lançado em agosto pelo WhatsApp — Foto: Clara Fabro/TechTudo

2. Ouvir áudio antes de enviar

Em meados de novembro, o mensageiro liberou um recurso que permite pausar a captura de voz para ouvir a mensagem de áudio antes de enviar o conteúdo em uma conversa. Com a funcionalidade, é possível conferir o que foi dito no clipe para decidir se a mensagem deve ou não ser enviada. O recurso é útil nos casos em que o usuário deseja confirmar se as informações contidas no áudio estão corretas ou se acabou se esquecendo de mencionar algum dado importante.

WhatsApp permite ouvir áudio antes de enviar na conversa — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo 3 de 11 WhatsApp permite ouvir áudio antes de enviar na conversa — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

WhatsApp permite ouvir áudio antes de enviar na conversa — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

3. Novo arquivo

Em junho, o WhatsApp estreou o Novo Arquivo, funcionalidade que permite arquivar chats de forma permanente no mensageiro. A função recebeu apoio de alguns usuários nas redes e foi criticada por outros, principalmente por não desarquivar as conversas de forma automática quando uma nova mensagem é recebida.

Além disso, o Novo Arquivo também silencia as notificações dos chats arquivados e reúne as conversas em uma única pasta. Ela pode ser acessada através de um aviso que fica fixado na página inicial do app — na prática, o recurso pode ser útil para esconder chats indesejados no mensageiro. Vale lembrar que é possível desativar a função a qualquer momento para voltar a receber notificações de conversas arquivadas.

“Conversas arquivadas permanecerão arquivadas”, diz app em menu secreto — Foto: Reprodução/WhatsApp 4 de 11 “Conversas arquivadas permanecerão arquivadas”, diz app em menu secreto — Foto: Reprodução/WhatsApp

“Conversas arquivadas permanecerão arquivadas”, diz app em menu secreto — Foto: Reprodução/WhatsApp

4. Áudio acelerado

A opção de acelerar áudios também fez sucesso entre os usuários em 2023. O recurso foi lançado em versão beta em abril e anunciado para o WhatsApp padrão em maio. Com ele, é possível aumentar a velocidade de reprodução dos clipes de voz, o que pode reduzir a duração da mensagem em até metade do tempo original.

O recurso também está disponível para quem usa o WhatsApp Web. Com ele, você pode escolher entre até três modos de reprodução: em 1x, que mantém o áudio com a sua configuração original; em 1,5x, que já acelera o clipe de voz; e em 2x, que deixa o áudio ainda mais rápido e reduz o tempo de reprodução da mensagem pela metade.

WhatsApp ganhou função para acelerar áudio em até 2x — Foto: Helito Beggiora/TechTudo 5 de 11 WhatsApp ganhou função para acelerar áudio em até 2x — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

WhatsApp ganhou função para acelerar áudio em até 2x — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

5. Imagens com qualidade aprimorada

Em meados de agosto, o mensageiro anunciou um novo recurso para melhorar a qualidade das fotos compartilhadas pela plataforma. A nova configuração permite escapar da compactação padrão do app, já que permite escolher o tipo de resolução para as imagens enviadas.

Com o recurso, é possível definir a qualidade das fotos como "Economia de dados", opção que comprime as imagens e reduz a qualidade e o tamanho da foto, como "Automática", que comprime as imagens de forma moderada, ou ainda como "Qualidade alta", que mantém a foto com a sua configuração original de resolução.

WhatsApp permite modificar a qualidade das fotos enviadas nas conversas — Foto: Raquel Freire/TechTudo 6 de 11 WhatsApp permite modificar a qualidade das fotos enviadas nas conversas — Foto: Raquel Freire/TechTudo

WhatsApp permite modificar a qualidade das fotos enviadas nas conversas — Foto: Raquel Freire/TechTudo

6. Pesquisa de figurinhas

No início do ano, o WhatsApp liberou uma função para pesquisar figurinhas, recurso que já era bastante aguardado por usuários. Com ele, os adesivos salvos no mensageiro são organizados por categorias e é possível buscar por um sticker específico usando uma palavra-chave. A função é útil principalmente para quem tem muitos adesivos salvos no app, já que facilita a busca pelas figurinhas e deixa a conversa mais fluida.

A busca de figurinhas permite encontrar adesivos por meio de palavras-chave — Foto: Helito Beggiora/TechTudo 7 de 11 A busca de figurinhas permite encontrar adesivos por meio de palavras-chave — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

A busca de figurinhas permite encontrar adesivos por meio de palavras-chave — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

7. Chamada de vídeo e voz no computador

Em março, o mensageiro liberou as chamadas de voz e vídeo pelo aplicativo para desktop. Antes, quem desejasse usar as funções no PC deveria emular o app para Android no computador. Agora, a função é disponibilizada de forma nativa e funciona de maneira bastante similar ao aplicativo para celulares: para iniciar um chat de voz ou vídeo, basta tocar sobre o ícone respectivo, que fica logo acima do chat e ao lado da foto do contato.

WhatsApp tem função para fazer chamadas de vídeo e voz no computador

WhatsApp tem função para fazer chamadas de vídeo e voz no computador

8. Transferência de dados do Android para iOS

No início de setembro, o WhatsApp lançou uma função para transferir arquivos e conversas de um celular com Android para um iOS (e vice-versa) de forma nativa. Até então, usuários que mudassem de sistema operacional só conseguiam recuperar essas informações por meio de apps terceiros, como o MobileTrans.

Com o novo recurso, é possível migrar o histórico de conversa, as mídias compartilhadas pelo app e os dados do perfil de maneira simples entre os celulares, mas alguns requisitos são necessários. Isso porque, por enquanto, a função está disponível apenas para celulares Samsung com Android 10, e é preciso conectar os aparelhos via cabo com saída USB-C para Lightning. De acordo com o WhatsApp, o recurso deve chegar para mais dispositivos Android em breve.

WhatsApp agora permite transferir registros do mensageiro do Android para iOS e vice-versa — Foto: Divulgação/WhatsApp 8 de 11 WhatsApp agora permite transferir registros do mensageiro do Android para iOS e vice-versa — Foto: Divulgação/WhatsApp

WhatsApp agora permite transferir registros do mensageiro do Android para iOS e vice-versa — Foto: Divulgação/WhatsApp

9. Múltiplos aparelhos

O recurso de múltiplos aparelhos permite acessar uma mesma conta do WhatsApp em até quatro dispositivos de forma simultânea, sem precisar que o app esteja conectado à Internet no celular. A função ainda possui algumas limitações, e não é permitido usar o mensageiro em dois celulares diferentes, mas sim em mais de um computador, que pode ser Windows ou macOS.

Além disso, com o recurso, também é possível usar o app para PC ou o WhatsApp Web de maneira independente do celular. Assim, não é preciso manter o smartphone ligado e conectado à Internet para usar o mensageiro no computador — como era exigido anteriormente.

Recurso de múltiplos aparelhos permite conectar até quatro dispositivos simultaneamente no Whatsapp — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo 9 de 11 Recurso de múltiplos aparelhos permite conectar até quatro dispositivos simultaneamente no Whatsapp — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Recurso de múltiplos aparelhos permite conectar até quatro dispositivos simultaneamente no Whatsapp — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

10. Função de pagamentos

A função de pagamentos passou por diversas polêmicas em 2023, mas em 2023 ela foi finalmente liberada pelo Banco Central e passou a funcionar no Brasil. Com o recurso, é possível transferir dinheiro para os contatos do mensageiro usando a aba de "Pagamentos" do app, que não cobra taxas de transação ou de manutenção pelo serviço. A função requer alguns cuidados para evitar possíveis golpes ou fraudes e, para utilizá-la, é necessário configurar um cartão de débito no Facebook Pay.

Função de pagamentos do WhatsApp permite enviar dinheiro pelo diretamente pelo app — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo 10 de 11 Função de pagamentos do WhatsApp permite enviar dinheiro pelo diretamente pelo app — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

Função de pagamentos do WhatsApp permite enviar dinheiro pelo diretamente pelo app — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

11. Editar fotos no computador

Em meados de agosto, o mensageiro também liberou um recurso para editar fotos enviadas pelo computador. A função, que já está disponível no app para Android e iPhone (iOS), permite adicionar figurinhas, emojis e caixas de texto às imagens antes de compartilhá-las pelo chat. Com o recurso, também é possível rotacionar a foto e fazer desenhos livres sobre a imagem utilizando o pincel.

Função para editar fotos do WhatsApp no PC permite acrescentar emojis, figurinhas e caixas de texto à imagem — Foto: Reprodução/Marvin Costa 11 de 11 Função para editar fotos do WhatsApp no PC permite acrescentar emojis, figurinhas e caixas de texto à imagem — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Função para editar fotos do WhatsApp no PC permite acrescentar emojis, figurinhas e caixas de texto à imagem — Foto: Reprodução/Marvin Costa

12. Criar figurinhas pelo WhatsApp Web

No final de novembro, outra novidade ficou disponível no WhatsApp Web: a possibilidade de criar figurinhas pelo PC sem precisar instalar nenhum outro programa no computador. Com a função, basta selecionar uma imagem salva no computador e explorar as ferramentas de edição do recurso para personalizar os stickers. A função, que estava em testes desde setembro, também foi disponibilizada no app para desktop.

Como fazer figurinha no WhatsApp Web sem instalar nada no PC

Como fazer figurinha no WhatsApp Web sem instalar nada no PC

13. Modo temporário

O WhatsApp também trouxe melhorias para o modo temporário do app. O recurso, que permite ativar mensagens que se autodestroem em uma conversa, é útil principalmente por liberar espaço no celular de forma automática. Em dezembro, a função foi aprimorada e, a partir de então, é possível escolher entre períodos de tempo de 24 horas, sete dias ou três meses para excluir as mídias automaticamente do celular. Além disso, o recurso também permite ativar o modo temporário para todos os chats como padrão — antes, era necessário habilitar a configuração para cada conversa individualmente.

Função do WhatsApp destrói conversas íntimas em até 7 dias: saiba ativar

Função do WhatsApp destrói conversas íntimas em até 7 dias: saiba ativar

5 funções do WhatsApp que ajudam a economizar a memória do celular

O que você está lendo é [WhatsApp em 2023: app lançou fotos temporárias, áudio acelerado e mais].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...