Qual Alexa comprar? O que considerar antes de comprar uma Amazon Echo
Alexa é a assistente virtual da Amazon, presente na linha de produtos Echo. As caixinhas têm o objetivo de facilitar a vida das pessoas por meio de comandos de voz e chegaram ao Brasil em 2023. Atualmente, há uma diversidade de modelos à venda, que se dividem entre alto-falantes inteligentes (Echo, Echo Dot e Echo Studio) e telas inteligentes (Echo Show). Os preços partem de R$ 279 e chegam até R$ 1.699.
Os alto-falantes e telas inteligentes podem tocar músicas, informar previsão do tempo, reproduzir notícias, realizar ligações, criar lembretes, controlar dispositivos inteligentes, entre outras funções. Para escolher a caixinha Echo que mais se encaixa no seu perfil, é preciso conhecer os modelos, entender suas diferenças e, claro, saber o preço de cada uma. Confira, abaixo, alguns pontos importantes na hora de escolher uma Alexa.
🔊 Amazon Echo Dot 4 é boa? Veja preço, prós e contras da caixinha smart
Echo Dot 3ª geração vs Echo Dot 4ª geração: principais diferenças
📝 Problemas para conectar Echo Studio na TV? Veja resposta no Fórum do TechTudo.
Também é possível expandir as possibilidades da Alexa por meio de "skills", que são comandos adicionais criados por outros desenvolvedores e que podem ser adicionados à assistente virtual. Confira a análise, a seguir.
Potência e qualidade dos alto-falantes
Um dos pontos importantes para quem quer comprar uma Amazon Echo é a qualidade do áudio. Entre os dispositivos da Amazon, a Echo Studio promete a melhor potência e qualidade de som, com cinco alto-falantes direcionais (um woofer de 5,25", três mid-range de 2" e um tweeter de 1") que entregam até 330 Watts de potência RMS.
Ela também possui entrada mista P2 e mini-linha óptica, que permite conectar aparelhos por meio de cabos. Além disso, esse modelo é o único da varejista norte-americana que possui compatibilidade com o Dolby Atmos, tecnologia de som surround.
2 de 11 Echo Studio possui conjunto de drivers composto por cinco alto-falantes direcionais — Foto: Divulgação/AmazonEcho Studio possui conjunto de drivers composto por cinco alto-falantes direcionais — Foto: Divulgação/Amazon
A Echo Show 10 também promete boa qualidade de som. O produto possui três alto-falantes: um woofer de 3", com até 35 Watts de potência, e dois tweeters de 1", que entregam até 5 Watts de potência cada. Este modelo, porém, não conta com processamento Dolby ou conectores de áudio.
A certificação Dolby Audio é encontrada na Echo de quarta geração. O dispositivo possui especificação sonora parecida com a Echo Show 10, com três alto-falantes: um woofer de 3" e dois tweeters de 0,8".
3 de 11 Echo Dot de 4ª geração é composta por um woofer de 3" na parte superior e dois tweeters de 0,8" nas laterais — Foto: Divulgação/AmazonEcho Dot de 4ª geração é composta por um woofer de 3" na parte superior e dois tweeters de 0,8" nas laterais — Foto: Divulgação/Amazon
Na sequência estão as duas gerações da Echo Show 8, que possuem dois alto-falantes de 2" e potência total de 20 Watts. Elas entregam um som estéreo e não há diferença das especificações sonoras entre as gerações. Porém, a primeira geração possui uma saída P2, que permite ao usuário conectar um alto-falante externo à Echo — esta porta foi removida na segunda geração.
A Echo Show 5 de segunda geração e as Echo Dot de terceira e quarta gerações possuem um alto-falante de 1,6". Segundo a Amazon, o alto-falante da Echo Show 5 entrega 4 Watts de potência. Elas se diferenciam no quesito de direcionamento de áudio: a Echo Show 5 promete som de alcance completo. Já as especificações da Echo Dot de quarta geração mostram que ela possui áudio com direcionamento frontal, enquanto a de terceira geração não possui essa característica.
Os dispositivos Amazon Echo são muito utilizados para escutar música. Porém, o usuário deve ficar atento: todos os modelos da linha precisam de uma fonte de alimentação para funcionar. Então, se você precisa de portabilidade, talvez uma Alexa não seja a melhor escolha.
A tela é necessária?
Como a linha Amazon Echo se divide entre alto-falantes e telas inteligentes, um ponto que deve ser analisado é a necessidade de uma tela. Se a sua maior necessidade for em qualidade de som, por exemplo, é possível desconsiderar esse recurso. Mas caso você queira utilizar o dispositivo para videochamadas, assistir a vídeos ou exibir informações em texto, um display é bem-vindo.
4 de 11 Tela inteligente da Amazon possui display que exibe informações como horário, previsão do tempo e fotos — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudoTela inteligente da Amazon possui display que exibe informações como horário, previsão do tempo e fotos — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo
Outra vantagem das telas inteligentes da Amazon é a câmera integrada. Além de servir para videochamadas, é possível utilizá-la para monitoramento remoto, por meio do aplicativo Amazon Alexa para smartphones.
A varejista disponibiliza quatro modelos de tela inteligente no Brasil: Echo Show 5 de segunda geração, com tela de 5,5" e resolução 960 x 480, Echo Show 8 de primeira e segunda gerações, com tela de 8" e resolução 1280 x 800 e a Echo Show 10, com tela de 10,1" e resolução 1280 x 800.
Esta última se destaca pela tela móvel, que segue o usuário durante uma chamada de vídeo. Todos os dispositivos permitem que a câmera seja desligada fisicamente, para controle de privacidade. Além disso, os displays dos aparelhos são sensíveis ao toque.
5 de 11 Echo Show 10 possui base móvel motorizada que permite ao dispositivo "seguir" o usuário — Foto: Divulgação/AmazonEcho Show 10 possui base móvel motorizada que permite ao dispositivo "seguir" o usuário — Foto: Divulgação/Amazon
Entre a primeira e segunda gerações da Echo Show 5 e da Echo Show 8, poucas mudanças foram feitas. A mais expressiva está na câmera da nova geração, de 2 MP na Echo Show 5 e de 13 MP na Echo Show 8. Os modelos anteriores contavam com câmeras de 1 MP.
Design
Na linha Echo, é possível encontrar uma variedade de tamanhos e formatos. Para quem busca um dispositivo mais discreto, para ser usado em cima de uma mesa, na cozinha ou ao lado da cama, os dispositivos Echo Dot são uma boa escolha.
A terceira geração possui o formato de um disco e o menor tamanho entre os modelos vendidos atualmente, com 43 mm de altura, 99 mm de comprimento e largura, e peso de 300 g. As laterais, onde ficam as saídas de som, são envoltas em tecido. Ela possui um anel de luz no topo, que acende quando o usuário fala o comando "Alexa". O modelo possuía opção de display com relógio, que não está mais a venda. A única opção de cor disponível atualmente é a preta.
6 de 11 Echo Dot de terceira geração possui formato parecendo um disco, com anel de luz no topo e quatro botões — Foto: Marvin Costa/TechTudoEcho Dot de terceira geração possui formato parecendo um disco, com anel de luz no topo e quatro botões — Foto: Marvin Costa/TechTudo
A Echo Dot de quarta geração é ligeiramente maior que sua antecessora, com 89 mm de altura e 100 mm de comprimento e largura, pesando 328 g. Seu formato é esférico e mais moderno, e possui um tecido envolto à saída de som. Nesta geração, o anel de luz fica na base, fazendo a superfície em que está o dispositivo brilhar suavemente quando a luz se acende. O modelo pode ser encontrado nas cores preta, azul e branca, além de opções com display LED que exibe um relógio.
Também em formato esférico, a Echo de quarta geração já é um pouco mais "parruda" em relação aos modelos "Dot", pesando mais que o dobro deles — cerca de 940 g. Ela possui 133 mm de altura e 144 mm de comprimento e largura. Ela se assemelha bastante com a Echo Dot de quarta geração, com anel de luz na base e tecido envolto à saída de som.
Não há opção de display LED com relógio na Echo de quarta geração. É possível escolher entre as cores preta, azul e branca. Por ser maior e ter qualidade de som melhor que os modelos "Dot", ela pode ser usada em ambientes maiores e mais centrais, como em salas de estar.
7 de 11 Echo e Echo Dot de quarta geração possuem formato esférico — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudoEcho e Echo Dot de quarta geração possuem formato esférico — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo
O modelo mais pesado é a Echo Studio, com 3,5 kg. Ela possui formato cilíndrico, 206 mm de altura e 175 mm de diâmetro. Assim como a Echo Dot de terceira geração, seu anel de luz fica no topo e toda sua lateral, onde ficam os alto-falantes, é envolta em tecido.
Disponível apenas na cor preta, a Echo Studio é bem imponente, prometendo ser um bom dispositivo para ficar no centro de um cômodo maior e mais importante da casa. Os modelos Echo Studio, Echo de quarta geração e Echo Dot de terceira e quarta gerações possuem botões no topo para mutar o microfone ou aumentar e diminuir o volume.
8 de 11 Echo Studio possui formato cilíndrico, com abertura na parte de baixo para facilitar a saída de sons graves — Foto: Divulgação/AmazonEcho Studio possui formato cilíndrico, com abertura na parte de baixo para facilitar a saída de sons graves — Foto: Divulgação/Amazon
A Echo Show 10 possui dimensões um pouco maiores, com 230 mm de altura, 251 mm de largura e 172 mm de comprimento e está disponível apenas na cor preta. O adicional em seu design é a tela, que se prende à base por um braço. O display pode ser útil em ambientes como a cozinha, por exemplo, já que é possível assistir a receitas. Com a possibilidade de realizar videochamadas, também pode ser usado em salas de estar e jantar. O dispositivo pesa 2,56 kg.
Devido à presença do display, não há anel de LED nos modelos Echo Show: a faixa de luz tradicional da Alexa é apresentada na tela. Os botões também migraram: eles estão presentes no topo da moldura do display. O botão de ação foi removido e foi acrescentado um controle para a tampa de privacidade da câmera.
9 de 11 Ao chamar a "Alexa", uma faixa azul é exibida na tela, indicando que a Echo Show está escutando seu comando — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudoAo chamar a "Alexa", uma faixa azul é exibida na tela, indicando que a Echo Show está escutando seu comando — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo
Os modelos Echo Show 8 e Echo Show 5 se aproximam mais de usos em mesas de escritório e ao lado da cama, por exemplo. Ambos possuem a tela na frente, em material plástico, e o alto-falante atrás, com acabamento em tecido. Elas possuem formato de prisma triangular com arestas arredondadas.
A primeira e a segunda gerações do Echo Show 8 possuem as mesmas dimensões, com 135 mm de altura, 200 mm de largura e 99 mm de comprimento, pesando 1,04 kg e disponíveis nas cores branca e preta. A Echo Show 5 é mais leve, com 410 g, e um pouco menor, com 86 mm de altura, 148 mm de largura e 73 mm de comprimento. Além das cores branca e preta, ele também está disponível na cor azul.
A Alexa é igual em todos os dispositivos?
A Alexa é o nome dado à assistente virtual criada pela Amazon e é embarcada em todos os dispositivos Echo citados. Não há diferenciação entre os dispositivos nesse quesito — a Alexa é igual em todos os modelos.
Porém, é possível que o usuário perceba diferenças quanto à velocidade de resposta da Alexa, já que alguns dispositivos possuem processadores melhores que os outros. Também há recursos presentes em alguns modelos que não estão presentes em outros, mas é uma limitação de cada aparelho, não da Alexa presente neles.
Conectividade
Quase toda a linha Amazon Echo vendida no Brasil possui conectividade Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, sendo compatível com redes de 2,4 e 5 GHz. A exceção é a Echo Dot de terceira geração, que não é compatível com o padrão 802.11 ac. Todos os modelos precisam estar conectados ao Wi-Fi para funcionamento correto.
Os dispositivos também possuem conectividade Bluetooth. Além disso, os modelos Echo de quarta geração, Echo Studio e Echo Show 10 podem ser usados como um hub ZigBee. Esse padrão é utilizado em alguns dispositivos inteligentes, como é o caso da linha de lâmpadas Philips Hue. São opções interessantes para quem possui aparelhos que utilizam essa tecnologia não precisarem de um hub adicional para que eles funcionem.
Preços
A Echo Dot de terceira geração é a opção mais barata vendida pela Amazon no Brasil, custando R$ 236. É uma boa opção para quem está querendo sua primeira Alexa e não quer gastar muito, ou até quem já possui outros dispositivos Echo, mas quer ter a assistente virtual da Amazon em outros cômodos da casa, como o quarto ou o escritório.
Porém, por R$ 265, é possível ter um modelo de quarta geração da Echo Dot, que possui áudio ligeiramente superior e visual mais moderno. Se você puder gastar R$ 50 a mais, é uma boa pedida frente ao de terceira geração. A Echo Dot de quarta geração também possui uma opção de display com relógio LED, como se fosse um "rádio-relógio" moderno. Vendida por R$ 360, é focada em quem quer um dispositivo ao lado da cama.
10 de 11 Amazon Echo Dot de quarta geração possui opção com display LED que mostra um relógio — Foto: Divulgação/AmazonAmazon Echo Dot de quarta geração possui opção com display LED que mostra um relógio — Foto: Divulgação/Amazon
Para aqueles que precisam de um áudio superior e não veem necessidade em pagar mais caro por conta de uma tela, a Echo de quarta geração e a Echo Studio são boas opções. Esta última possui as melhores especificações de áudio, com seus cinco alto-falantes, 330 Watts de potência e compatibilidade com o Dolby Atmos, custando R$ 1.614.
Por R$ 550, é possível comprar uma Echo de quarta geração. Apesar de não ter toda a potência da Echo Studio, seus três alto-falantes e compatibilidade com o Dolby Audio poderão proporcionar uma boa experiência e economia. É uma opção para quem está com o orçamento mais apertado, mas gostaria de ter uma qualidade de som melhor.
Tanto a Echo de quarta geração quanto a Echo Studio possuem conectividade ZigBee, o que pode ser um diferencial para quem possui outros dispositivos que também utilizem essa tecnologia e necessite de um hub para controlá-los.
Entre os modelos de telas inteligentes, a Echo Show 5 de segunda geração é o mais barato, custando R$ 407. A tela de 5,5" pode ser útil ao lado da cama ou no escritório, assim como as Echo Dots. Como sua resolução é de apenas 960 x 480, ela talvez não seja a melhor opção para assistir a vídeos.
11 de 11 Amazon Echo Studio é uma boa opção de alto-falante inteligente para ser colocado na sala de estar da residência — Foto: Divulgação/AmazonAmazon Echo Studio é uma boa opção de alto-falante inteligente para ser colocado na sala de estar da residência — Foto: Divulgação/Amazon
As Echo Show 8 de primeira e segunda gerações já possuem resolução maior, de 1280 x 800, e tela maior, de 8", o que torna a experiência de assistir a vídeos melhor se comparada à Echo Show 5. Entre as gerações da Echo Show 8, a maior diferença é na câmera embutida: na primeira geração, a resolução é de 1 MP; na nova, ela foi atualizada para 13 MP.
O modelo de primeira geração está indisponível na Amazon no momento, mas o de segunda geração custa a partir de R$ 787. Considerando que os alto-falantes das duas gerações possuem as mesmas características, talvez gastar a mais pela segunda geração só valha a pena para quem realmente vá utilizar a câmera integrada.
O modelo da linha Amazon Echo vendido no Brasil mais caro atualmente é a Echo Show 10. Encontrada por R$ 1.614, é mais cara que a Echo Studio, apesar de ter potência de som inferior, de 45 Watts, e não ter nenhuma certificação Dolby.
Neste modelo, o que chama a atenção é, de fato, a tela e a possibilidade de a base se movimentar para seguir o usuário durante uma videochamada. É um bom modelo para ser utilizado na sala ou na cozinha, por exemplo. Porém, é um investimento bem alto, focado mais em pessoas que querem uma Alexa para assistir a vídeos e fazer videochamadas.
Alto-falantes inteligentes da linha Amazon Echo vendidos no Brasil
Telas inteligentes da linha Amazon Echo vendidas no Brasil
O que você está lendo é [Qual Alexa comprar? O que considerar antes de comprar uma Amazon Echo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments