Dark Souls tem servidores fechados após brecha de segurança durante stream
Os servidores de Dark Souls Remastered, Dark Souls 2, Dark Souls 3 e Dark Souls: Prepare to Die Edition para PC foram desligados pela produtora Bandai Namco no último domingo (23). A medida foi tomada a fim de investigar uma possível brecha de segurança grave que permitiria a invasão de computadores de jogadores através do game. A brecha teria sido descoberta por um usuário que invadiu uma transmissão na Twitch do streamer "The__Grim__Sleeper" no último dia 21 utilizando o método.
Apesar de coincidir com a invasão, a Bandai Namco não entrou em detalhes sobre o motivo do desligamento dos servidores, e apenas confirmou ter iniciado uma investigação. Por enquanto, não há previsão de retorno do serviço. Vale ressaltar que, a princípio, a brecha não afeta o game nos consoles.
🎮 Dez games antigos muito mais difíceis do que Dark Souls
1 de 2 Franquia Dark Souls para PC teve seus servidores desligados para investigação de uma suposta falha — Foto: Divulgação/SteamFranquia Dark Souls para PC teve seus servidores desligados para investigação de uma suposta falha — Foto: Divulgação/Steam
A franquia Dark Souls permite que usuários invadam jogos de outros em seu servidores PvP (Jogador vs Jogador) para se enfrentarem, mas a brecha de segurança permitiria que um usuário executasse código remoto (RCE) no computador do jogador atacado no game.
Durante a transmissão do usuário The__Grim__Sleeper na Twitch, um hacker entra na partida normalmente, porém, após a invasão, o jogo congela e é possível ouvir uma narração de texto para voz que insulta o streamer e seu público, algo que não faz parte do game. Alguns usuários na comunidade de Dark Souls acreditam que a invasão foi apenas uma demonstração para chamar a atenção da Bandai Namco para o problema.
2 de 2 Todos os games da franquia Dark Souls tiveram seus servidores fechados para produtora investigar possíveis problemas — Foto: Reprodução/PolygonTodos os games da franquia Dark Souls tiveram seus servidores fechados para produtora investigar possíveis problemas — Foto: Reprodução/Polygon
Uma brecha RCE permite a execução de código à distância, o que dá, virtualmente, controle total a um computador por meio da internet. Um usuário mal-intencionado poderia usar a brecha para inutilizar o PC da vítima, roubar dados sigilosos ou mesmo mantê-lo em um estado "zumbi" para participar de ataques virtuais ou minerar criptomoedas sem o conhecimento do usuário.
Uma das maiores preocupações de jogadores é que a brecha de segurança poderia estar presente também no futuro game Elden Ring, da From Software, que pode utilizar códigos semelhantes aos da série Dark Souls para gerenciar interações online. Elden Ring será publicado pela Bandai Namco em 25 de fevereiro para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X, Xbox Series S e PC, então a expectativa é de que ajustes serão feitos a tempo do lançamento, caso necessário.
O que você está lendo é [Dark Souls tem servidores fechados após brecha de segurança durante stream].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments