Celular em promoção na Semana do Consumidor? 5 dicas para comprar

A Semana do Consumidor 2022 começa nesta segunda-feira (14) e deve fazer a alegria de quem procura promoções e preços mais em conta. Os celulares estão sempre entre os produtos mais buscados e existem alguns aspectos para ficar de olho na hora da compra. Confira a seguir cinco dicas para adquirir um novo smartphone.

Aspectos como conjunto de câmeras, resolução de tela e processador são alguns dos atributos para ter atenção na hora de conferir a ficha técnica. Além disso, também é importante observar a capacidade da bateria e o tipo de conexão disponível.

🔎 Celular em promoção na Semana do Consumidor? X dicas para comprar

Galaxy S20 FE traz bons descontos na Semana do Consumidor — Foto: Divulgação/Samsung 2 de 7 Galaxy S20 FE traz bons descontos na Semana do Consumidor — Foto: Divulgação/Samsung

Galaxy S20 FE traz bons descontos na Semana do Consumidor — Foto: Divulgação/Samsung

Semana do Consumidor 2022 tem até 70% de desconto em produtos! Veja ofertas no Compare TechTudo

💥️1. Conjunto de câmeras

A indústria vem investindo pesado em fotografia de qualidade como um diferencial dos celulares — Foto: Reprodução/My Mob 3 de 7 A indústria vem investindo pesado em fotografia de qualidade como um diferencial dos celulares — Foto: Reprodução/My Mob

A indústria vem investindo pesado em fotografia de qualidade como um diferencial dos celulares — Foto: Reprodução/My Mob

Um bom conjunto de câmeras é um dos atributos mais buscados ao se comprar um novo celular. No geral, o arranjo fotográfico deve atender desde quem procura enquadrar objetos menores por meio da lente macro, até os que buscam tirar fotos panorâmicas e mais abertas com a câmera ultra wide.

Em relação à câmera principal, também chamada de wide, uma característica importante é contar com sensor de profundidade, caso o recurso não seja disponibilizado à parte. Além disso, alguns aparelhos possuem apps de câmera que dão acesso a recursos como filtros e aprimoramento de qualidade de imagem por meio de inteligência artificial. É o caso de alguns modelos da Samsung e da Apple, por exemplo.

2. Tela com boa resolução

Observar a resolução e a tecnologia da tela é importante ao comprar um smartphone — Foto: Divulgação/Apple 4 de 7 Observar a resolução e a tecnologia da tela é importante ao comprar um smartphone — Foto: Divulgação/Apple

Observar a resolução e a tecnologia da tela é importante ao comprar um smartphone — Foto: Divulgação/Apple

Telas de celular de qualidade costumam trazer grandes quantidades de pixels, que oferecem a capacidade de mostrar mais informações visuais com maior nitidez e detalhes. Esse atributo é relevante principalmente para quem usa o celular para consumir produtos de vídeo em diversas plataformas, como YouTube ou Globoplay.

Fuja de celulares com display apenas HD (1280 x 720 pixels) — essa tecnologia já foi superada. O recomendado é adquirir algum que possua o display com resolução a partir da Full HD (1920 x 1080 pixels). As telas com tecnologia AMOLED ou Super AMOLED ajudam na hora de economizar energia, além de aumentar profundidades de cor e brilho em diversos ângulos — mesmo que você vire o seu celular, a tela continuará exibindo imagens com fidelidade.

3. Processador e memória RAM

Fuja de processadores dual-core (com apenas dois núcleos) — Foto: Reprodução/Amazon 5 de 7 Fuja de processadores dual-core (com apenas dois núcleos) — Foto: Reprodução/Amazon

Fuja de processadores dual-core (com apenas dois núcleos) — Foto: Reprodução/Amazon

O processador é o cérebro que controla o celular. Ele executa a função de rodar o sistema operacional e realizar as tarefas. Existem diversos modelos diferentes, e é fundamental saber a quantidade de núcleos de que ele dispõe: quanto maior esse número, mais processos ele realiza ao mesmo tempo. Para não cair numa fria, procure por modelos a partir do quad-core (quatro núcleos).

A memória RAM trabalha na leitura dos dados, guardando os arquivos e os aplicativos abertos em segundo plano. Se você tem o costume de abrir diversos apps, curte games e faz a edição de fotos, certamente, terá problemas com um smartphone de 1 GB ou 2 GB de memória RAM, que pode apresentar travamentos. O ideal é escolher um telefone com no mínimo 4 GB, mas isso varia para cada usuário.

4. Bateria

Sistemas operacionais podem melhorar a eficiência energética da bateria — Foto: Divulgação/Oppo 6 de 7 Sistemas operacionais podem melhorar a eficiência energética da bateria — Foto: Divulgação/Oppo

Sistemas operacionais podem melhorar a eficiência energética da bateria — Foto: Divulgação/Oppo

À medida que os dispositivos ganham mais funções e os processadores evoluem, o aparelho exige maior uso da bateria. Por isso, ela costuma aumentar de capacidade média com o passar dos anos. Simultaneamente, os sistemas operacionais tentam melhorar sua eficiência energética. Em celulares básicos, destinados a quem utiliza apenas redes sociais, WhatsApp e app do banco, por exemplo, é indicado procurar por no mínimo 3.000 mAh de capacidade. Atualmente, menos que isso pode ser pouco para a maior parte dos usos.

Já em smartphones intermediários, a capacidade deve ser maior, caso o usuário não queira realizar mais de uma recarga por dia. Isso porque atributos como processador potente, mais memória RAM e maior espaço de armazenamento costumam demandar mais bateria. Para um usuário médio, a capacidade de 5.000 mAh pode deixar o celular por até dois dias longe das tomadas.

5. Internet 5G

Chegada do sinal 5G não garante a habilitação imediata dos telefones dos usuários — Foto: Rômulo Diego Moreira/TechTudo 7 de 7 Chegada do sinal 5G não garante a habilitação imediata dos telefones dos usuários — Foto: Rômulo Diego Moreira/TechTudo

Chegada do sinal 5G não garante a habilitação imediata dos telefones dos usuários — Foto: Rômulo Diego Moreira/TechTudo

A internet 5G é uma realidade e a expectativa é a de que a tecnologia fique disponível em todas as capitais brasileiras ainda em 2022. Com isso, a velocidade da internet móvel pode ser aumentada em até 100 vezes em relação ao 4G.

Sendo mais rápida, consistente e avançada que o antecessor, o 5G pode possibilitar baixar arquivos com mais velocidade. Um arquivo de 25 GB poderá baixado em cerca de 21 segundos — atualmente, esse tempo está na casa de 35 minutos, em média. Além disso, conteúdos de vídeos online poderão ser vistos com mais facilidade, rapidez e, o melhor, sem travamentos.

O que você está lendo é [Celular em promoção na Semana do Consumidor? 5 dicas para comprar].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...