Internet móvel do Brasil cai em ranking mundial; veja serviços mais rápidos
O Brasil perdeu quatro posições no ranking mundial de qualidade do serviço de internet móvel, que é calculado pela empresa Ookla, responsável pelo velocímetro Speedtest. O país ficou no 82º lugar, com velocidade mediana de 22,30 Mb/s no acesso móvel. O envio de arquivos (upload) teve velocidade mediana de somente 7,76 Mb/s.
O levantamento divulgado nesta segunda (18) revela queda também no ranking de banda larga cabeada. O país ficou na posição 35 durante o primeiro trimestre de 2022.
🔎 Banco leva multa de R$ 6,6 milhões por incomodar pessoas com telemarketing
Internet móvel
De acordo com a Ookla, o melhor acesso de internet via celular é fornecido pela Claro. A operadora já construiu uma tradição de sair na frente das demais neste teste.
Confira as velocidades medianas:
2 de 3 Operadoras de telefonia — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo
Operadoras de telefonia — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo
Cabe lembrar que está ocorrendo o processo de venda Oi no campo da telefonia móvel. Os clientes serão migrados para Claro, TIM e Vivo. Em cada estado, a companhia com menor número de consumidores irá receber os antigos adeptos da Oi.
Consistência
A Ookla também calcula o que chama de “pontuação de consistência”, um indicador para o desempenho de cada operadora no conjunto de milhões de testes de velocidade que são realizados pelos usuários.
O percentual indica a quantidade de vezes em que a pessoa obteve pelo menos 5 Mb/s de download e 1 Mb/s de upload (ou seja, de envio de dados).
Veja o resultado:
3 de 3 Congresso Nacional em Brasília — Foto: Thássius Veloso/TechTudo
Congresso Nacional em Brasília — Foto: Thássius Veloso/TechTudo
Brasília: 31,88 Mb/sCuritiba: 30,01 Mb/sSão Paulo: 26,83 Mb/sRio de Janeiro: 26,37 Mb/sSalvador: 25,03 Mb/sBelo Horizonte: 24,54 Mb/sGoiânia: 23,02 Mb/sFortaleza: 22,69 Mb/sRecife: 21,92 Mb/sManaus: 19,27 Mb/s
Banda larga fixa
A banda larga do Brasil ficou na posição 35 do ranking mundial, uma queda de três lugares frente ao quarto trimeste de 2023. A velocidade mediana de download foi de 91,03 Mb/s, enquanto o envio de arquivos (upload) mediano foi de 47,45 Mb/s. A latência foi de 5 ms no período.
O que você está lendo é [Internet móvel do Brasil cai em ranking mundial; veja serviços mais rápidos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments