Alexa reproduz a voz de pessoas mortas em nova função experimental
Um recurso experimental da Alexa apresentado nesta semana pela companhia dividiu opiniões na internet. Em um vídeo exibido em uma conferência pela empresa, um menino pede para que a assistente virtual da Amazon realize a leitura de uma história, mas usando a voz de sua falecida avó. De acordo com a empresa, o objetivo é fazer as memórias dos entes queridos dos usuários "durarem mais".
A função não é inédita e utiliza inteligência artificial (IA) para aprender a imitar a voz de uma pessoa utilizando apenas um minuto de áudio gravado. O recurso experimental chamou a atenção na conferência anual da empresa, a MARS.
🔎 Cinco dicas para evitar o burn-in em TVs OLED
2 de 2 Assistente de voz Alexa está em várias caixas de som smart — Foto: Divulgação/AmazonAssistente de voz Alexa está em várias caixas de som smart — Foto: Divulgação/Amazon
📝 Alexa vale a pena? Comente no Fórum TechTudo
Após apresentar o vídeo, Rohit Prased, cientista chefe da Amazon para IA na Alexa, argumentou que adicionar "atributos humanos" aos sistemas de inteligência artificial se tornou cada vez mais importante, principalmente "nestes tempos de pandemia, quando muitos de nós perdemos alguém que amamos". O cientista disse ainda que, embora o recurso não seja capaz de eliminar a dor da perda, ele pode "definitivamente fazer suas memórias durarem".
De acordo com a companhia, o sistema de inteligência artificial é capaz de simular o padrão de voz de qualquer pessoa a partir da escuta de um único áudio com um minuto de duração. Com isso, é possível pensar no uso da ferramenta para outras aplicações, como personalização de voz da assistente ou clonagem de vozes de qualquer pessoa, por exemplo. Na internet, a notícia sobre o recurso gerou polêmica entre alguns internautas.
Até o momento, a Amazon não informou se a funcionalidade estará disponível para o público comum. No entanto, não é a primeira vez que recursos como esses que emulam vozes de outras pessoas aparecem por aí. A imitação de voz com inteligência artificial já existe e é conhecido como "deepfake de áudio", muito comum em podcasts e filmes.
Confira a demonstração da funcionalidade
Google Assistente: quatro curiosidades sobre o software
O que você está lendo é [Alexa reproduz a voz de pessoas mortas em nova função experimental].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments