Atari completa 50 anos: veja 8 curiosidades sobre a pioneira dos videogames
A Atari comemora o seu 50º aniversário nesta segunda-feira (27). Criada pelos engenheiros elétricos Nolan Bushnell e Ted Dabney, a companhia passou por altos e baixos, mantendo o seu legado vivo nos corações de velhos e novos jogadores. É seguro afirmar, aliás, que GTA 5, Minecraft e outros títulos famosos nem sequer existiriam sem a desenvolvedora responsável pelo icônico Atari 2600 e clássicos como Pong, Pitfall! e Space Invaders. Como tributo à sua história, o 💥️TechTudo selecionou oito curiosidades sobre a pioneira dos videogames para você conferir a seguir.
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/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/a/R/DqBETjRzOv03aSHpITTQ/design-sem-nome.png)
Atari completa 50 anos repletos de momentos marcantes — Foto: Reprodução/Róbson Martins
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1. A origem da Atari
Um ano antes de Pong existir, Bushnell e Dabney projetaram juntos um arcade chamado Computer Space, em que o jogador controla um foguete contra duas naves espaciais. A ideia veio após Bushnell conhecer Spacewar! (1962), game desenvolvido por estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), e culminou no primeiro jogo eletrônico acessível ao grande público — visto que só existiam games para computadores na época, e eles eram muito caros. A produtora à frente de Computer Space se chamava Syzygy, que virou a Atari posteriormente.
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Computer Space marcou o início dos fliperamas com jogo de combate espacial — Foto: Reprodução/80LV
2. Lançou o primeiro jogo lucrativo
Produzido e distribuído pela Atari, Pong (1972) era basicamente uma partida de tênis de mesa virtual disputada em que controlavam barras verticais para cima e para baixo, representando suas raquetes. Apesar das limitações técnicas, o arcade virou febre nos fliperamas norte-americanos e se tornou o primeiro jogo bem-sucedido comercialmente. Não demorou parar Pong ganha uma versão para o console Atari 2600, que vendeu 150 mil unidades durante as férias seguintes, rendendo sequências e mais edições para diversas plataformas, como Game Boy Advance, Nintendo DS e computadores.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/o/y/oHojxgTpykkZnWGuwR6Q/imagem-2022-06-25-004250323.png)
Pong é um jogo simples que simula uma partida de ping-pong — Foto: Reprodução/WUSA9
3. Steve Jobs e Wozniak trabalharam na empresa
O fundador da Apple teve sua primeira e única experiência como empregado na Atari, entre 1974 e 1975. Inclusive, o seu chefe Nolan Bushnell relatou durante a Campus Party 2013 que Steve Jobs costumava trabalhar durante finais de semana inteiros e "cheirava mal", já que não havia chuveiro no escritório para tomar banho. Nesse período, Jobs se uniu a Steve Wozniak para desenvolver Breakout, jogo no estilo Pong cujo objetivo era destruir blocos no topo da tela sem deixar a bola cair. A dupla logo deixou a Atari para abrir a própria empresa de tecnologia.
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Nolan Bushnell fala sobre a dupla Steve Jobs e Steve Wozniak em 2013 — Foto: TechTudo/Nick Ellis
4. O pior jogo da história
Com o triunfo do Atari 2600, muitos estúdios passaram a entregar títulos com pouca qualidade para o console, pensando que venderiam bem mesmo assim. O maior exemplo disso foi o lançamento às pressas de E.T. the Extra-Terrestrial, game baseado no longa-metragem de Steven Spielberg. O intuito era finalizar o produto antes do Natal de 1982 para aproveitar o sucesso do filme, mas o resultado desagradou os consumidores e causou um prejuízo de aproximadamente US$ 100 milhões à Atari. Dessa maneira, E.T. conquistou a amarga fama de pior jogo da história.
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A adaptação do filme E.T. – O Extraterrestre foi um fracasso de vendas — Foto: Reprodução/Atari Archives
5. Milhões de cartuchos foram enterrados no deserto
O fracasso de E.T. teria ainda outro capítulo curioso. Insatisfeitos com bugs e trechos inacabados, cada vez mais consumidores insatisfeitos pediam reembolso. Àquela altura do campeonato, manter o jogo nas prateleiras seria pior imagem e aos cofres da Atari, que ficou sem saída. A empresa então retirou milhões de cartuchos das lojas e os enterrou no deserto de Alamogordo, no Novo México (EUA). O episódio virou lenda urbana, mas foi confirmado após escavações realizadas durante as gravações do documentário Atari: Game Over (2014).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/g/i/MIfHDaSIOUypny9FIBMg/imagem-2022-06-24-152519322.png)
Zak Penn, diretor de Atari: Game Over, segura um cartucho desenterrado — Foto: Reprodução/IMDb
6. O terrível crash de 1983
O ano de 1982 trouxe muitas coisas boas para o mundo dos jogos, desde o nascimento de grandes produtoras e distribuidoras, como a EA e a Lucasfilm Games, até a chegada de Pitfall!, River Raid e Pac-Man, que teve mais de 7 milhões de cópias vendidas. No ano seguinte, contudo, a demanda já não acompanhava a oferta excessiva de consoles e jogos, muitas vezes cópias genéricas de clássicos, e a bolha estourou. Vendas e lucros em baixa colapsaram mercado, originando o famoso "Crash dos Videogames de 1983". Já frágil financeiramente, a Atari foi dissolvida pela Warner, e suas partes vendidas para a Bandai e a Tramel Technology, empresa do fundador da Commodore.
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Embora seja tecnicamente inferior ao arcade, Pac-Man foi o game mais vendido para Atari 2600 — Foto: Reprodução/8bit Arcade
7. Detém o recorde de easter egg mais antigo dos games
O easter egg mais antigo a ser descoberto em um jogo está escondido em Starship 1 (1977), segundo o Guinness World Records, sendo descoberto em 2017. Quando uma sequência específica de botões é pressionada, a mensagem secreta "Hi Ron!" aparece na tela, e o jogador ganha 10 vidas extras. O detalhe mais curioso deste caso é o fato de Ron Milner, o programador referenciado no texto, só ter revelado o segredo 30 anos após o lançamento do título da Atari. Até então, o recorde pertencia a Adventure, de 1979.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/n/p/fNgd3wRsqG8Y3iVnNlKQ/imagem-2022-06-24-165052475.png)
A mensagem secreta aprece no canto esquerdo da tela Starship 1, em meio a outros textos — Foto: Reprodução/ The Easter Egg Hunter
8. É possível comprar um NFT da Atari
Em 2022, seguindo o exemplo da EA, Ubisoft e Square Enix, a Atari mergulhou de cabeça no universo dos NFTs, espécies de certificados que garantem a propriedade exclusiva de ativos digitais. Em parceria com a Republic Realm, empresa referência neste segmento, a companhia lançou com 10 tipos de "GFTs". Os itens têm esse nome em alusão à palavra “gift” (“presente”, em inglês), pois só são revelados após a compra, e alguns são mais raros que outros.
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Ao abrir uma loot box, o comprador tem diferentes chances de ganhar cada GFT — Foto: Divulgação/Atari
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