Google lança ferramenta que pode mudar o jeito como apps funcionam; saiba

O Google acaba de lançar uma nova versão do Android SDK, plataforma para desenvolvedores criarem apps para o seu sistema móvel. Liberado na última sexta-feira (26), o nomeado Cross Device SDK traz como principal novidade um conjunto de APIs centradas na descoberta de dispositivos, em conexões seguras e nas sessões de múltiplos eletrônicos. A promessa disso é facilitar o desenvolvimento de aplicativos para que funcionem de maneira simplificada em vários aparelhos ao mesmo tempo, servindo ainda como um estímulo aos desenvolvedores.

🔎 Google Play Store: conheça seis curiosidades sobre a loja de aplicativos

Neste primeiro momento, o Google liberou o preview do Cross Device SDK apenas para celulares e tablets com o sistema da empresa. Outros tipos de dispositivos Android, assim como outros sistemas operacionais, serão contemplados futuramente. Os principais possíveis impactos da novidade estão no funcionamento de apps, que ganharão mais possibilidades de compartilhamento entre plataformas.

Google lança ferramenta que pode mudar o jeito como apps funcionam; saiba — Foto: Thássius Veloso/TechTudo 1 de 2 Google lança ferramenta que pode mudar o jeito como apps funcionam; saiba — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Google lança ferramenta que pode mudar o jeito como apps funcionam; saiba — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

📝 Como achar um jogo antigo no Google Play Store? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

Há três grandes mudanças no novo kit de desenvolvimento. A primeira delas está no processo de descobrir dispositivos, que agora ficou mais simples. A ferramenta aproveita várias tecnologias sem fio - como Wi-Fi, Bluetooth e Ultra Wideband (UWB), por exemplo - para autorizar a comunicação entre dois ou mais aparelhos, e iniciar o aplicativo nos dispositivos receptores.

Outra alteração está no estabelecimento de conexões seguras. Com o Cross Device SDK, os desenvolvedores podem habilitar o compartilhamento bidirecional de dados criptografados e de baixa latência entre dispositivos autorizados. Isso agilizaria a comunicação entre os apps sem perdas na segurança, de acordo com o que foi divulgado pelo Google.

Ainda, os criadores agora contam com uma interface simplificada para habilitar a sessão em múltiplos dispositivos. Ela permite ativar rapidamente a transferência ou a extensão da experiência do usuário de um aplicativo em vários dispositivos.

Cross Device SDK aumenta integração entre dispositivos de uma ou várias pessoas — Foto: Divulgação/Google 2 de 2 Cross Device SDK aumenta integração entre dispositivos de uma ou várias pessoas — Foto: Divulgação/Google

Cross Device SDK aumenta integração entre dispositivos de uma ou várias pessoas — Foto: Divulgação/Google

Juntos, esses recursos permitem implementar mudanças na forma como os aplicativos operam, seja em torno de uma única identidade de usuário ou de vários. No primeiro caso, o Google cita como exemplo a possibilidade de começar a alugar um filme pela Smart TV, mas usar o celular para inserir a forma de pagamento, por exemplo. Além disso, futuramente, é possível que isso impacte o funcionamento de aplicativos diversos.

No que chama de "experiências comunitárias", a gigante menciona a capacidade de enviar um trajeto do Google Maps no seu celular diretamente para o GPS do carro do seu amigo. Outro exemplo é a possibilidade de criar um grupo de amigos dentro do próprio app de delivery de comida, de maneira que cada pessoa possa indicar o que deseja sem ter que pegar no celular de quem está fazendo o pedido.

Fake News: como denunciar no WhatsApp, Facebook, Twitter e apps 📱

O que você está lendo é [Google lança ferramenta que pode mudar o jeito como apps funcionam; saiba].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...