Instagram: 7 ajustes de privacidade que você precisa fazer agora no app

É possível realizar pequenos ajustes no Instagram para ter uma experiência mais privada e segura na rede social. Ações como desativar o status da atividade e limitar quem pode enviar mensagens ajudam a manter o dono da conta a salvo de bisbilhoteiros e pessoas incômodas. Restringindo as permissões do aplicativo, por sua vez, o usuário pode evitar que o app tenha acesso contínuo à localização do celular. Nesse sentido, uma mudança mais drástica é deletar o Instagram e utilizar a rede social pelo navegador. Pensando em te ajudar a obter ainda mais privacidade na plataforma, o 💥️TechTudo preparou uma lista com sete ajustes que você deveria fazer no Instagram.

    1 de 6 Veja como realizar configurações de privacidade no instagram — Foto: Reprodução/Unsplash

    Veja como realizar configurações de privacidade no instagram — Foto: Reprodução/Unsplash

    📝 Por que alguns recursos do Instagram não estão disponíveis para todos? Descubra no Fórum do TechTudo

    1. Limpar seu histórico de buscas

    Uma boa opção para quem busca preservar a privacidade no Instagram é limpar o histórico de buscas do aplicativo. Com o procedimento, é possível manter as contas pesquisadas recentemente longe de olhares indiscretos — embora não seja possível fazer com que os algoritmos da rede social não saibam desses dados.

    Para limpar o histórico do Instagram, basta selecionar o ícone de lupa localizado na parte inferior da tela. Em seguida, toque em "Pesquisar" e, por fim, pressione o "X" ao lado de todos os contatos pesquisados que você deseja excluir.

    É possível excluir o histórico de buscas do Instagram — Foto: Reprodução/Juliana Campos 2 de 6 É possível excluir o histórico de buscas do Instagram — Foto: Reprodução/Juliana Campos

    É possível excluir o histórico de buscas do Instagram — Foto: Reprodução/Juliana Campos

    2. Restringir as permissões do Instagram

    Outra forma de preservar sua privacidade é restringir as permissões do Instagram. O aplicativo precisa acessar câmera, microfone e galeria do celular para permitir a gravação de conteúdos nos Stories e o upload de mídias no feed, mas o acesso contínuo à localização, por exemplo, não é necessário. Para garantir que o Instagram tenha acesso somente aos dispositivos e pastas indispensáveis, basta abrir as configurações de aplicativos do celular e desabilitar permissões desnecessárias.

    Usuários de iPhone (iOS) podem gerir as permissões do Instagram no menu Ajustes — Foto: Reprodução/Juliana Campos 3 de 6 Usuários de iPhone (iOS) podem gerir as permissões do Instagram no menu Ajustes — Foto: Reprodução/Juliana Campos

    Usuários de iPhone (iOS) podem gerir as permissões do Instagram no menu Ajustes — Foto: Reprodução/Juliana Campos

    3. Não usar o navegador do Instagram para abrir links

    Uma análise feita pelo programador Felix Krause revelou que o aplicativo do Instagram para iPhone (iOS) pode rastrear a atividade dos usuários em páginas da web. O rastreamento acontece por meio de um código de JavaScript instalado no navegador interno do aplicativo. Assim, quando você abre anúncios ou links enviados via Direct, a Meta pode coletar as interações feitas naquele site — como seleções de texto, cliques e até mesmo senhas e informações de cartão de crédito.

    Após a repercussão da análise, a Meta se posicionou e afirmou que as informações distorcem a forma como o Pixel, nome dado ao código de Javascript, funciona. No entanto, ainda é recomendado evitar a visualização de sites externos por meio do aplicativo do Instagram. Isso significa que, em vez de abrir um link dentro do app, deve-se optar por acessar a página diretamente no navegador do celular — Safari, Chrome, entre outros.

    4. Ativar a autenticação em dois fatores

    Também é recomendado ativar a autenticação de dois fatores no Instagram para manter a conta mais segura. Esse mecanismo solicita uma verificação adicional de identidade (por meio de códigos enviados via SMS ou aplicativos de autenticação, como o Google Authenticator ) no momento do login, adicionando uma camada extra de proteção à conta. Assim, é possível evitar o acesso de desconhecidos ao perfil, mesmo que eles tenham descoberto a sua senha.

    Para habilitar essa configuração, basta acessar o perfil do Instagram, tocar no ícone de lista localizado no canto superior direito e em "Configurações". Em seguida, escolha "Segurança", "Autenticação de dois fatores" e toque em "Começar". Feito isso, selecione o método de segurança da sua preferência (WhatsApp, Aplicativo de autenticação ou SMS).

    Habilitando a autenticação de dois fatores pelo aplicativo do Instagram — Foto: Reprodução/Juliana Campos 4 de 6 Habilitando a autenticação de dois fatores pelo aplicativo do Instagram — Foto: Reprodução/Juliana Campos

    Habilitando a autenticação de dois fatores pelo aplicativo do Instagram — Foto: Reprodução/Juliana Campos

    5. Desativar o Status da Atividade

    O Instagram tem uma configuração de privacidade que permite ocultar o status da atividade, rótulo que informa se você está online e qual foi a última vez que abriu o Direct do aplicativo. Para desativar essa opção, vá até as Configurações do Instagram e selecione "Privacidade". Em seguida, toque em "Status da atividade" e desabilite o campo "Mostrar status da atividade". Vale ressaltar que, ao desativar esse recurso, o usuário também não conseguirá ver o status de outras contas.

    Desabilite o status da sua atividade no Instagram para garantir privacidade na rede social — Foto: Reprodução/Juliana Campos 5 de 6 Desabilite o status da sua atividade no Instagram para garantir privacidade na rede social — Foto: Reprodução/Juliana Campos

    Desabilite o status da sua atividade no Instagram para garantir privacidade na rede social — Foto: Reprodução/Juliana Campos

    6. Restringir as permissões para envio de mensagens

    Para evitar o recebimento de comentários e mensagens maliciosas ou indesejadas, é recomendado restringir as permissões para envio de mensagens no Instagram. Basta abrir o perfil, tocar no ícone de lista e em "Configurações". Em seguida, vá para "Privacidade", selecione "Mensagens" e defina quem pode enviar mensagens para você. As opções são: "Seus seguidores do Instagram", "Amigos do Facebook e pessoas com quem você conversou no Messenger", "Amigos de amigos no Facebook" e "Pessoas que têm o seu telefone".

    Definindo quem pode enviar mensagens para o seu perfil do Instagram — Foto: Reprodução/Juliana Campos 6 de 6 Definindo quem pode enviar mensagens para o seu perfil do Instagram — Foto: Reprodução/Juliana Campos

    Definindo quem pode enviar mensagens para o seu perfil do Instagram — Foto: Reprodução/Juliana Campos

    7. Deletar o aplicativo do Instagram e usar a rede social pelo browser

    Se você deseja diminuir ainda mais o controle do Instagram sobre a sua atividade, uma dica é deletar o aplicativo do celular e usar a rede social apenas pelo navegador. Dessa forma, a Meta não conseguirá rastrear a sua navegação por meio do browser interno do app, que também deixará de ter acesso à câmera, ao microfone e a outras informações, como biblioteca de fotos e contatos. A desvantagem da prática é a perda de alguns recursos, como publicação de Stories e realização de lives. Para desinstalar o Instagram, basta pressionar o ícone do aplicativo e selecionar "Desinstalar".

    Legendas para fotos do Instagram: 5 apps com frases

    O que você está lendo é [Instagram: 7 ajustes de privacidade que você precisa fazer agora no app].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...