Cellbit RPG: conheça Enigma do Medo, jogo do streamer para PC e consoles

Enigma do Medo é um jogo de puzzle e exploração do universo de Ordem Paranormal, o RPG do streamer Cellbit. Desenvolvido em parceria com a Dumativa, o game está em produção há dois anos e tem previsão de lançamento para janeiro de 2023 no PC, mas posteriormente receberá versões para PlayStation, Xbox e Nintendo Switch. Enigma do Medo contou com financiamento coletivo pelo Catarse e arrecadou mais de R$ 4,2 milhões, ultrapassando em oito vezes a meta inicial de R$ 500 mil. O💥️ TechTudo conversou com Cellbit no stand da Twitch na Brasil Game Show (BGS) 2022 e revela, a seguir, detalhes sobre a produção do jogo.

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Enigma do Medo faz parte da Ordem Paranormal e vai ser lançado em janeiro de 2023 — Foto: Reprodução/Ordem Paranormal Wiki 1 de 3 Enigma do Medo faz parte da Ordem Paranormal e vai ser lançado em janeiro de 2023 — Foto: Reprodução/Ordem Paranormal Wiki

Enigma do Medo faz parte da Ordem Paranormal e vai ser lançado em janeiro de 2023 — Foto: Reprodução/Ordem Paranormal Wiki

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História

Ordem Paranormal é uma série de RPG de mesa popular nas lives de Rafael Lange, mais conhecido como Cellbit. Atualmente, o jogo já tem seis campanhas e é exibido aos sábados na Twitch. Seu universo rico permitiu a expansão da história no jogo Enigmas do Medo, onde a detetive paranormal Mia tenta desvendar os mistérios do desaparecimento de seu pai, o Sr. Veríssimo, com a ajuda de seu “cãopanheiro” Lupi.

Veríssimo era líder da organização de detetives paranormais Ordo Realitas no “Perímetro - o lugar que não existe”. Em meio aos mistérios, o jogador vai precisar investigar o Culto do Medo, grupo responsável pelo sumiço de agentes da Ordo Realitas.

Segundo Cellbit, o jogo é um produto independente e pensado para um novo público. “Ele foi feito para pessoas que nunca assistiram o RPG e que não conhecem esse universo. Então é uma das primeiras coisas do universo do Ordem que você pode consumir na sua vida”, explica.

Mia e seu cachorro Lupin vão desvendar mistérios sobre desaparecimentos de detetives paranormais — Foto: Divulgação/Steam 2 de 3 Mia e seu cachorro Lupin vão desvendar mistérios sobre desaparecimentos de detetives paranormais — Foto: Divulgação/Steam

Mia e seu cachorro Lupin vão desvendar mistérios sobre desaparecimentos de detetives paranormais — Foto: Divulgação/Steam

Gameplay

Seu criador define o jogo como “um puzzle de mistério com elementos de terror e exploração”. Dessa forma, o jogador precisa investigar e resolver enigmas para conseguir concluir o jogo e entender o que acontece na história. O ambiente a ser explorado é o Perímetro, uma área aberta e não-linear, ou seja, não será preciso seguir a narrativa em si para avançar na história.

No papel de Mia, o jogador vai precisar resolver enigmas e derrotar criaturas assustadoras com um sistema imersivo de investigação. Tudo isso com uma ambientação de mistério com o visual de pixel art e ambientes em 3D.

Ao criar esse jogo, Cellbit conta que quis unir tudo o que ele gostava em outros games e queria mais. “As maiores referências que são bem claras quando você for jogar é Outer Wilds, que tem um sistema de investigação narrativa não linear, e Silent Hill, pela temática de terror”. O streamer também cita Resident Evil pela temática de survival e Undertale, com referência menos direta.

Cellbit fala sobre Enigma do Medo, jogo do RPG Ordem Paranormal — Foto: Nathalia Duarte/TechTudo 3 de 3 Cellbit fala sobre Enigma do Medo, jogo do RPG Ordem Paranormal — Foto: Nathalia Duarte/TechTudo

Cellbit fala sobre Enigma do Medo, jogo do RPG Ordem Paranormal — Foto: Nathalia Duarte/TechTudo

Produção do jogo

Em nossa conversa, Cellbit conta que tem ideias muito ambiciosas, mas que nunca havia feito algo tão desafiador quanto um jogo. O processo inicial foi parecido com o da criação da série de Ordem Paranormal. Mas a diferença de mídia torna tudo muito mais complicado. “Escrever uma narrativa que vai ser jogada e com uma programação limitada é muito diferente de fazer uma live contando uma história pros seus amigos”.

Com isso, grande parte da dificuldade de fazer o jogo para o criador de conteúdo é justamente escolher o que não entra na versão final. “Eu tive uma lista de 50 ideias e diferentes núcleos principais do jogo que eu queria focar, mas eventualmente a gente tem que começar a polir o jogo e cortar o que não é estritamente necessário porque ele precisa ser finalizado e lançado. Se a gente quiser fazer todas as 50 mecânicas diferentes, ele só vai sair em 2048”, diz Cellbit.

Amante de RPG desde criança, quando aprendeu a jogar com os irmãos mais velhos aos seis anos, Cellbit se diz orgulhoso do universo de Ordem Paranormal, que conta com a série na Twitch, um livro de regras publicado, em breve um jogo e também uma história em quadrinhos. Para o futuro, há também a ideia de fazer uma série para TV. Por enquanto, o foco está no jogo. “É muito trabalhoso e difícil fazer videogame, mas é muito recompensador ver tudo aquilo tomando forma e você vê todo seu esforço quando você dá play na sua frente”, revela o streamer.

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