The Crown: season 5 estreia hoje; veja notas no Metacritic e Rotten Tomatoes
A quinta temporada de The Crown (2016 - presente) estreou nesta quarta-feira (9) na Netflix, mas a crítica estrangeira já adiantou seu veredito sobre os novos episódios da série. As notas ainda são positivas para a nova saga da família real britânica, porém bastante inferiores às das outras temporadas. Veículos da imprensa internacional como Variety, Roger Ebert (site), BBC, Deadline, CNN, entre outros, ressaltaram a interpretação dos atores, os dramas internos, o visual grandioso e a localização histórica dos eventos reais que estremeceram a corte do Reino Unido nos anos 1990.
As avaliações da série em sites especializados como Metacritic e Rotten Tomatoes preocupam fãs, que estão no hype para os novos episódios. Aqui você confere o enredo da nova temporada e as resenhas da imprensa nos agregadores de críticas.
🎬 The Crown ganha trailer da temporada 5; veja data de lançamento e elenco
2 de 4 Rainha Elizabeth II, interpretada pela atriz Imelda Staunton. Na trama, a personagem divide as atenções com a nora Diana — Foto: Divulgação/NetflixRainha Elizabeth II, interpretada pela atriz Imelda Staunton. Na trama, a personagem divide as atenções com a nora Diana — Foto: Divulgação/Netflix
📝 Como acessar a Netflix Games? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo
Enredo de The Crown
A série se passa na década de 1990, durante o auge da popularidade da Princesa Diana (Elizabeth Debicki) em todo o mundo, mas também período da crise de seu casamento com Príncipe Charles (Dominic West) e suas desavenças com a sogra, a Rainha Elizabeth II (Imelda Staunton). Para abafar os escândalos públicos que envolvem o matrimônio de Charles e Diana, Príncipe Phillip (Jonathan Pryce) tenta apaziguar os ânimos acirrados entre a Princesa do País de Gales e a Rainha da Inglaterra.
A obra de Peter Morgan (A Rainha) está localizada historicamente em um período turbulento para a imagem pública do reinado britânico: a distância cada vez visível de Diana da corte, seguido das revelações sobre os distúrbios alimentares e problemas de saúde mental sofridos pela princesa, sem esquecer o acidente de carro que a vitimou em 31 de agosto de 1997, período em que já estava divorciada de Charles.
3 de 4 A atriz Elizabeth Debicki como Diana, Princesa do País de Gales. Suas desavenças com a Rainha Elizabeth II (Imelda Staunton) movimentam a nova temporada — Foto: Divulgação/NetflixA atriz Elizabeth Debicki como Diana, Princesa do País de Gales. Suas desavenças com a Rainha Elizabeth II (Imelda Staunton) movimentam a nova temporada — Foto: Divulgação/Netflix
Avaliações no Metacritic
O agregador de críticas Metacritic registrou 27 reviews de The Crown, sendo 20 positivas, seis mistas e uma negativa. Com base na média entre as avaliações coletadas até o momento, o "metascore" (nota do site) da temporada 5 de The Crown é 68, pontuação acima da média geral, porém abaixo das outras seasons. A nota mais baixa até então era 81, para a primeira temporada. O jornal Washington Post descreve a série como "suntuosa e compulsivamente assistível como sempre", já o The Times declarou a nova temporada como "muito melhor que as outras" e destacou as atuações de Elizabeth Debicki e Imelda Staunton em seus papéis.
Entre as críticas medianas e negativas, o jornal The Guardian afirmou que os novos episódios são "ruins e geralmente chatos, com Peter Morgan procurando por conspirações aleatórias para esconder que não tem mais nada a dizer". O The Telegraph considerou que, "longe dos momentos obscuros, essa série sofre por ser muito chata". Já o Variety, responsável pela nota negativa, decretou que a quinta temporada "é a excursão mais chata da série".
4 de 4 A popularidade de Diana entre a população britânica aumenta a desavença entre a princesa e a família real — Foto: Divulgação/NetflixA popularidade de Diana entre a população britânica aumenta a desavença entre a princesa e a família real — Foto: Divulgação/Netflix
Avaliações no Rotten Tomatoes
O "tomatômetro" , índice de porcentagem que mede a avaliação positiva ou negativa no site Rotten Tomatoes, registrou 69% de aprovação entre os críticos cadastrados no agregador – a menor porcentagem até então havia sido 88%, na primeira temporada. O cálculo das notas garantiu uma média de 6.70 no site, sendo 20 avaliações "frescas" (positivas ou medianas) e 9 "podres" (negativas). Dos 29 críticos ligados ao Rotten Tomatoes, 18 são categorizados como Top Critics, dado a sua consagração no meio cinematográfico.
Entre as avaliações dos "tops", estão resenhas como a do TheWrap, que considera a quinta temporada como uma "peça robusta de prestígio na TV". A revista Time elogiou a decisão de dar menos foco à rainha e dar mais visibilidade à Diana. A BBC, em uma crítica mediana, afirmou que "quando a série atinge seu passo no segundo tempo, se torna atraente como uma novela". Já nas avaliações "podres", o site IndieWire criticou a "deficiência" do programa em atingir seu foco, e o The Independent (versão inglesa) lamentou que "as disputas geopolíticas da reconstrução do pós-guerra e a ascensão da União Soviética foram substituídas, no desenvolvimento formado pelo programa, por fofocas banais."
Confira o trailer da quinta temporada de The Crown
O que você está lendo é [The Crown: season 5 estreia hoje; veja notas no Metacritic e Rotten Tomatoes].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments