10 melhores jogos de 2022 para PlayStation de acordo com o Metacritic
O ano de 2022 foi extremamente proveitoso para fãs do PlayStation 5 (PS5) e PlayStation 4 (PS4), oferecendo uma gama de lançamentos que cativaram a crítica e o público do console da Sony. Durante este período, os jogadores tiveram acesso a títulos muito aguardados como os exclusivos God of War: Ragnarok e Horizon: Forbidden West, sucessos multiplataforma como RPG Elden Ring e até algumas surpresas bem-vindas. Stray, o jogo do charmoso gatinho laranja, por exemplo, não teve críticas tão positivas a ponto de entrar na lista, mas foi um sucesso absoluto com o público.
Pensando nisso, o 💥️TechTudo fez uma lista reunindo os melhores jogos de 2022 para o PlayStation. Para isso, utilizamos o site Metacritic como critério, conhecido por agregar notas da crítica e do público e fazer uma média entre elas. Vale mencionar que, nessa seleção, apenas incluímos jogos inéditos ou remakes, sejam exclusivos ou multiplataforma. Títulos já existentes que apenas receberam conversões para PlayStation e DLCs não foram considerados. Confira, a seguir, os melhores jogos de 2022 para PlayStation.
🎮 Review: God of War Ragnarok equilibra enredo emocional e gameplay precisa
1 de 11 God of War: Ragnarok e Elden Ring foram alguns dos jogos com melhor avaliação do PlayStation 5 e PlayStation 4 em 2022 — Foto: Reprodução/PlayStation BlogGod of War: Ragnarok e Elden Ring foram alguns dos jogos com melhor avaliação do PlayStation 5 e PlayStation 4 em 2022 — Foto: Reprodução/PlayStation Blog
👉 God of War Ragnarok vai sair para PC? Veja no Fórum TechTudo
1. Elden Ring - 25 de fevereiro - PS5, XBSX/S, PS4, XB, PC
O mais novo game do criador da série Dark Souls, Hidetaka Miyazaki, aplica a tradicional fórmula dos RPGs de alta dificuldade da From Software em um grande mundo aberto repleto de desafios e com mitologia escrita em parceria com George R.R. Martin, autor de Game of Thrones. No papel de um maculado, usuários terão que explorar o vasto mundo das Terras Intermédias e derrotar os filhos semideuses de uma rainha enlouquecida para resgatar runas de poder e restaurar o Elden Ring.
A jogabilidade do game traz a tradicional mistura de evolução de RPG e combates altamente punitivos, nos quais até inimigos básicos podem matar facilmente o jogador e os chefes exigem múltiplas tentativas.
2 de 11 Elden Ring trouxe o alto nível de desafio dos jogos da From Software para um rico mundo aberto repleto de desafios — Foto: Reprodução/PlayStationElden Ring trouxe o alto nível de desafio dos jogos da From Software para um rico mundo aberto repleto de desafios — Foto: Reprodução/PlayStation
2. God of War: Ragnarok - 9 de novembro - PS5, PS4
A aguardada sequência do God of War de 2018 continua a história iniciada por Kratos e Atreus no game anterior. O severo inverno Fimbulwinter já prenuncia a chegada do Ragnarok, uma grande batalha entre os deuses da mitologia nórdica que destrói o mundo. O Deus da Guerra e seu filho precisam descobrir qual será seu papel neste evento e entender se há uma forma de se opor ao destino. A jogabilidade de ação em terceira pessoa, presente na franquia desde o primeiro game da saga nórdica, retorna repleta de combos e novos poderes para o machado Leviatã e as Lâminas do Caos.
3 de 11 God of War: Ragnarok foi um dos jogos com melhor avaliação em 2022, atrás apenas de Elden Ring — Foto: Reprodução/PlayStation BlogGod of War: Ragnarok foi um dos jogos com melhor avaliação em 2022, atrás apenas de Elden Ring — Foto: Reprodução/PlayStation Blog
3. The Last of Us Parte 1 - 2 de setembro - PS5
O remake do primeiro The Last of Us, originalmente lançado em 2013 para o PlayStation 3, trouxe uma bem-vinda atualização de um clássico. A história conta sobre um mundo pós-apocalíptico no qual a civilização foi devastada por um fungo que transforma pessoas em criaturas irracionais. Neste mundo, o contrabandista Joel recebe a missão de levar uma menina chamada Ellie, imune ao fungo, para um laboratório de um grupo de resistência onde poderão produzir uma vacina.
A longa jornada passa por locais infestados de criaturas e também humanos dispostos a impedi-los, com sessões de tiroteio e furtividade que contam com inteligência artificial aprimorada. O jogo irá também ganhar uma versão para PC em uma data ainda não definida.
4 de 11 The Last of Us Parte 1 recriou os gráficos do clássico game do zero para o PlayStation 5 e futuramente PC — Foto: Reprodução/PlayStation BlogThe Last of Us Parte 1 recriou os gráficos do clássico game do zero para o PlayStation 5 e futuramente PC — Foto: Reprodução/PlayStation Blog
4. Horizon: Forbidden West - 18 de fevereiro - PS5, PS4
A sequência de Horizon Zero Dawn traz a heroína Aloy em uma nova aventura no Oeste Proibido, uma região distante e perigosa que pode conter a resposta para uma misteriosa praga destruindo sua terra natal. O mundo de Horizon é ambientado em um futuro pós-apocalíptico no qual a civilização foi destruída e a humanidade se reergueu em tribos.
Ele é também habitado por animais mecânicos de vários tipos que serão os principais inimigos em combate. Jogadores podem escolher como atacar cada inimigo, removendo peças de blindagem, causando danos em tanques de combustível ou arrancando armas para usá-las contra eles.
5 de 11 O mundo de Horizon: Forbidden West é habitado por criaturas robóticas perigosas e que oferecem grande desafio em combate — Foto: Reprodução/PlayStation BlogO mundo de Horizon: Forbidden West é habitado por criaturas robóticas perigosas e que oferecem grande desafio em combate — Foto: Reprodução/PlayStation Blog
5. Return to Monkey Island - 19 de setembro - PS5, XBSX/S, SW, PC, Mac
A sequência de um dos mais clássicos jogos de aventura de apontar e clicar marca o retorno do intrépido pirata Guybrush Threepwood e também do criador original da série, Ron Gilbert. Nesta nova jornada, usuários viajarão por diversas ilhas, algumas novas e outras familiares, enquanto encontram personagens caricatos e resolvem quebra-cabeças em busca do segredo da Ilha dos Macacos. O game apresenta um estilo visual atualizado, mas mantém o humor dos icônicos jogos da série dos anos 90 em seus diálogos.
6 de 11 Return to Monkey Island traz o retorno do pirata Guybrush Threepwood em uma nova aventura do criador original da série, Ron Gilbert — Foto: Reprodução/PlayStation StoreReturn to Monkey Island traz o retorno do pirata Guybrush Threepwood em uma nova aventura do criador original da série, Ron Gilbert — Foto: Reprodução/PlayStation Store
6. Gran Turismo 7 - 4 de março - PS5, PS4
O sétimo capítulo da saga de corrida da Sony resgatou vários elementos clássicos da franquia e trouxe um conhecimento condensado de 150 anos de cultura automobilística. Usuários começam como um piloto novato e poderão adquirir novos carros enquanto participam de corridas, provas de drift e até mesmo um Rally Musical. Ao todo, são mais de 400 carros disponíveis, com pistas ambientadas em 34 localidades distintas que oferecem um total de 90 percursos.
Apesar de ter sido bem recebido pela mídia especializa, o game foi muito criticado por fãs no site Metacritic, onde conta com notas entre 2,1 e 2,5. As principais reclamações envolvem a economia do jogo e o preço alto dos carros.
7 de 11 Gran Turismo 7 oferece uma experiência de corrida realista para fãs da cultura automobilística e novatos que queiram entrar nesse mundo — Foto: Reprodução/PlayStation BlogGran Turismo 7 oferece uma experiência de corrida realista para fãs da cultura automobilística e novatos que queiram entrar nesse mundo — Foto: Reprodução/PlayStation Blog
7. Uncharted: Legacy of Thieves Collection - 28 de janeiro - PS5, PC
A coletânea Legado dos Ladrões incluiu versões remasterizadas dos clássicos Uncharted 4: A Thief's End e Uncharted: The Lost Legacy para o PlayStation 5 (PS5) e posteriormente PC. No quarto capítulo da saga, jogadores controlaram mais uma vez Nathan Drake em uma aventura repleta e ação, tiroteios, perseguições e momentos dramáticos enquanto buscava um tesouro com seu irmão, Sam.
Já The Lost Legacy trouxe o mesmo estilo de jogabilidade, mas pela primeira vez com uma nova protagonista, Chloe Frazer, de Uncharted 2: Among Thieves. Ao lado de Nadine Ross, uma das antagonistas de Uncharted 4, elas precisam procurar pela presa de Ganesha em uma aventura ambientada na Índia.
8 de 11 Uncharted: Legacy of Thieves Collection oferece os dois últimos jogos da saga Uncharted com visuais remasterizados — Foto: Reprodução/PlayStation StoreUncharted: Legacy of Thieves Collection oferece os dois últimos jogos da saga Uncharted com visuais remasterizados — Foto: Reprodução/PlayStation Store
8. Cult of the Lamb - 11 de agosto - PS5, XBSX/S, PS4, XB, SW, PC, Mac
Uma das surpresas do ano foi o simpático e cômico simulador de culto da Massive Monster, Cult of the Lamb. No game, o usuário controla um cordeiro que é marcado para o sacrifício, mas é salvo por uma entidade antiga que o escolhe para se tonar seu seguidor mais fiel em uma jornada de vingança. Jogadores poderão criar seu próprio culto com uma jogabilidade que mescla construção de base e administração de fiéis com trechos de ação com elementos roguelike.
Durante sua jornada, o usuário terá que adentrar fases geradas aleatoriamente para coletar materiais, recrutar novos fiéis e enfrentar outros líderes de culto para obter sua vingança.
9 de 11 Cult of the Lamb esconde com sua aparência fofinha um macabro simulador de culto com elementos rogue — Foto: Reprodução/PlayStation StoreCult of the Lamb esconde com sua aparência fofinha um macabro simulador de culto com elementos rogue — Foto: Reprodução/PlayStation Store
9. Tactics Ogre: Reborn - 11 de novembro - PS5, PS4, SW, PC
O game de estratégia Tactics Ogre: Let Us Cling Together, originalmente lançado em 1995 para o Super Nintendo, recebeu um remake para a atual geração que traz visuais e trilha sonora aprimorados, além de várias melhorias na jogabilidade. A história segue Denam, um guerreiro da resistência que se envolve na batalha entre as três facções das Ilhas Valerian após os Cavaleiros Negros levarem seu pai.
Através de combates estratégicos entre turnos, os jogadores trilharão o caminho dessa guerra civil com múltiplos finais. A nova versão do game conta com ajustes como um novo sistema de evolução e a possibilidade de rebobinar para consertar erros.
10 de 11 Tactics Ogre: Reborn atualiza o clássico game de estratégia Tactics Ogre: Let Us Cling Together com várias melhorias — Foto: Reprodução/PlayStation StoreTactics Ogre: Reborn atualiza o clássico game de estratégia Tactics Ogre: Let Us Cling Together com várias melhorias — Foto: Reprodução/PlayStation Store
10. Tunic - 27 de setembro - PS5, XBSX/S, PS4, XB, SW, PC, Mac
Mais um game independente que conquistou espaço em 2022 foi Tunic, inicialmente lançado nos consoles Xbox no mesmo ano e depois em mais plataformas. Neste jogo de aventura, os usuários controlam uma simpática raposinha em um mundo cheio de quebra-cabeças que lembra títulos como o clássico The Legend of Zelda: A Link to the Past do Super Nintendo. Uma grande diferença, no entanto, é que em Tunic o protagonista tem acesso a um livro que o ajuda a desvendar segredos, um antigo manual de instruções do game.
11 de 11 Tunic é um desafiador jogo de aventura e quebra-cabeças que usa um manual de instruções digital como parte de sua jogabilidade — Foto: Reprodução/PlayStation StoreTunic é um desafiador jogo de aventura e quebra-cabeças que usa um manual de instruções digital como parte de sua jogabilidade — Foto: Reprodução/PlayStation Store
O que você está lendo é [10 melhores jogos de 2022 para PlayStation de acordo com o Metacritic].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments