Calendário do PISPasep 2023 é liberado; saiba quem tem direito
O calendário de pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2023, ano base 2023, foi liberado na segunda-feira (19). Os saques poderão ser feitos a partir do dia 15 de fevereiro até o dia 28 de dezembro, e os pagamentos seguem um cronograma baseado no mês de nascimento dos trabalhadores, no caso do PIS, ou ainda no último digito do número de inscrição, no caso de Pasep. O valor pode chegar a até um salário mínimo (R$ 1.212, em 2022), e varia conforme a quantidade de meses trabalhados no ano anterior. Para o próximo ano, 2023, a estimativa é de que 23,6 milhões de pessoas recebam o benefício.
- 1 de 1
Trabalhadores poderão consultar se têm direito ou não ao pagamento do PIS/Pasep 2023 no app Carteira de Trabalho Digital — Foto: Pedro Vital/TechTudo
Trabalhadores poderão consultar se têm direito ou não ao pagamento do PIS/Pasep 2023 no app Carteira de Trabalho Digital — Foto: Pedro Vital/TechTudo
Google Wallet: Posso retirar meu CPF depois da compra? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.
Os trabalhadores de empresas privadas, beneficiários do programa PIS, deverão receber o pagamento em conta corrente ou poupança pela Caixa Econômica Federal. O processo é feito de maneira automática, conforme o calendário, e o dinheiro pode ser transferido, via Pix, do app da Caixa Tem para outras instituições. Usuários que não tiverem conta digital podem obter o valor com o Cartão Cidadão em caixas eletrônicos da Caixa, Caixa Aqui e Loterias.
Já os trabalhadores que integram o Pasep receberão o valor em conta corrente ou poupança no Banco do Brasil, e também podem utilizar o Pix, disponível no Android e no iPhone, para fazer a transferência para outras instituições bancárias, caso queiram.
Quem tem direito ao Abono Salarial 2023?
Têm direito a receber o pagamento os brasileiros que trabalharam pelo período de pelo menos 30 dias no ano de 2023, com remuneração média mensal de até dois salários mínimos, conforme o valor vigente daquele ano. Para ter acesso ao benefício, também é necessário que o trabalhador esteja cadastrado há pelo menos cinco anos no programa PIS/Pasep ou no CNIS (data do primeiro emprego).
As consultas para saber se tem direito ou não ao pagamento poderão ser feitas a partir do dia 5 de fevereiro de 2023, no aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iPhone (iOS). Veja aqui o tutorial completo de como descobrir se você tem direito ao abono salarial PIS/PASEP 2023 pelo celular.
Calendário de pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2023
Como explicado anteriormente, o calendário de pagamento do PIS/Pasep 2023 vai seguir o último dígito de inscrição, no caso do Pasep, ou mês de nascimento, para quem for PIS. Abaixo, veja o cronograma completo para os dois casos.
Calendário de pagamento do abono salarial PIS 2023 (ano base 2023)
Calendário de pagamento do Pasep 2023 (ano base 2023)
Como formatar o celular? Confira tutorial para iPhone e Android
O que você está lendo é [Calendário do PISPasep 2023 é liberado; saiba quem tem direito].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments