5 funções que precisam chegar ao Android em 2023
O Android 14, versão para 2023 do sistema operacional da Google, está em desenvolvimento. Apesar de o Android 13 ainda estar em fase de distribuição aos aparelhos de diversas marcas, já existem algumas funções bastante esperadas para a nova atualização que será trazida neste ano. Entre elas estão a navegação por gestos mais fluída e integrada aos aplicativos e mais controle sobre o uso de dados pessoais. A previsão é que a primeira versão beta da atualização seja apresentada durante o Google I/O, no mês de maio. Já o lançamento do Android 14 é esperado por volta do terceiro trimestre do ano, levando em consideração os cronogramas anteriores.
- 1 de 6
Empilhar widgets é um dos recursos que fazem falta no Android e pode ser encontrado no iPhone — Foto: Marcela Franco/TechTudo
Empilhar widgets é um dos recursos que fazem falta no Android e pode ser encontrado no iPhone — Foto: Marcela Franco/TechTudo
📝 💥️Qual a última versão do Android? Comente no Fórum do TechTudo
1. Widgets empilhados
Um recurso que poderia ser integrado ao Android é a possibilidade de empilhar widgets em uma mesma área na tela inicial, alternando-os apenas deslizando o dedo entre eles. A função já existe em celulares Samsung, mas é uma solução proprietária da marca e está atrelada à interface One UI 4.1. Outro recurso parecido é o "At a Glance" para celulares Pixel. Com ele, é possível exibir, de forma alternada, informações selecionadas pelo usuário, como alarmes e dispositivos conectados. Celulares da marca Apple também já possuem essa função.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2020/7/S/HANlK4StCEscaZYbANzA/print-2020-09-22-06-57-34.jpg)
Widgets empilhados podem ser adicionados à tela inicial do IPhone — Foto: Reprodução/Helito Beggiora
Assim, seria interessante que o Google trabalhasse em uma versão própria dos widgets empilhados para todos os celulares que contam com o Android. Com os recursos empilhados, é possível manter informações específicas como compromissos e previsão do tempo sem comprometer o espaço disponível.
2. Controle por gestos mais eficaz
A navegação por gestos também é um ponto que poderia ser otimizado no sistema operacional do Google em 2023. A maioria dos aplicativos no Android mantém a exibição da barra de navegação na parte inferior da tela. No iOS, isso não é um problema, uma vez que grande parte dos apps são projetados para ficar atrás da barra de navegação e fornecer uma experiência mais imersiva.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/P/6/NQRIHESBmAMHfIAp1FYg/adrien-vd9hsvg3dvq-unsplash.jpg)
Barra de navegação no Android poderia ficar oculta em apps — Foto: Unsplash
Nesse sentido, falta mais suporte para os desenvolvedores de aplicativos Android conseguirem desenhar seus apps de uma forma que o controle por gestos seja mais funcional. No Android, para que a barra de navegação fique ao menos transparente, é necessário que os desenvolvedores ajustem todas as páginas e visualizações individuais de um aplicativo. Com apps complexos com milhares de páginas e visualizações, o processo na maioria das vezes não é feito. Logo, seria necessário que o Google facilitasse a implementação do recurso na fase de desenvolvimento.
3. Mais opções de fontes e customizações no Material You
O Material You foi introduzido no Android 12 com o objetivo de levar mais personalização para aplicativos e temas. Uma das principais mudanças foi possibilitar que as cores da interface se adaptassem ao wallpaper escolhido pelo usuário. Dessa forma, ícones, botões e aplicativos poderiam se ajustar ao plano de fundo da tela.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/G/q/lChsM0S821mLqJmeLgSg/android-police.jpg)
Material You é uma ferramenta de design de software que personaliza a identidade visual de aparelhos Android — Foto: Divulgação/Android Police
No entanto, para não colidir com a nova reformulação no layout, algumas opções de personalização como formato dos ícones e tipos de fontes foram removidas. No Android 13, a quantidade de cores que podiam ser extraídas do papel de parede para personalizar a interface aumentou. Para a versão 14 em 2023, espera-se que mais alternativas de customizações como diferentes tipos de fontes e ícones sejam adicionadas ao Material You.
4. Opção de "Ask app not to track"
Uma outra função que poderia ser adicionada ao Android 14 é a opção de escolher se os aplicativos podem ou não realizar rastreamento de dados do usuário para fins publicitários. Já presente no iOS, o recurso App Tracking Transparece (Transparência de Rastreamento de Apps) informa, assim que o usuário instala um app, se aquele serviço rastreia informações. Sabendo disso, a pessoa pode recusar a permissão para o rastreio e continuar utilizando o aplicativo normalmente.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2021/K/h/yUhcnlSUmNUM2e5RgDlA/bloquear-site-chrome-1-.jpg)
Acessando configurações de privacidade no iPhone — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes
5. Dynamic Island
Um recurso trazido pela Apple no iPhone 14 Pro e 14 Pro Max foi a Dynamic Island. A função adiciona um recorte em formato de pílula no topo da tela, que mantém algumas informações fixas, sem que o usuário tenha que sair do app que está usando. Ao receber uma ligação, por exemplo, o recorte se expande um pouco para que a chamada seja aceita ou negada, mas não ocupa toda a tela.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/k/J/jKLRTERWelNlflHR3hgA/iphone-14-pro-thassius-veloso-techtudo-07-mc-.jpg)
Controle de timer a partir da Dynamic Island do iPhone 14 Pro — Foto: Thássius Veloso/TechTudo
Da mesma forma, é possível usar outros aplicativos enquanto mantém dados de apps secundários no recorte – navegar no Instagram enquanto acompanha o trajeto no Uber ou trocar de músicas, por exemplo. A Dynamic Island facilita o uso do aparelho em multitarefa e descarta a necessidade de ter que puxar a barra de notificações o tempo todo para ver informações. Também é mais adaptativo que o recurso de divisão de telas do Android, que altera o layout dos apps e pode dificultar a usabilidade.
Quatro coisas que você nunca deve fazer no seu celular Android
O que você está lendo é [5 funções que precisam chegar ao Android em 2023].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments