Fim do HD? Vendas de discos rígidos despencaram em 2022, diz relatório

Um relatório recente da mostra que as remessas de discos rígidos (ou HDs) caíram 42,5% em 2022 na comparação com o ano anterior. A pesquisa utilizou dados dos três maiores fornecedores de HD: Seagate, líder de mercado, com queda de 43,7%; WDC, com queda de 43%; e Toshiba, com 39,3% de remessas a menos ante os números de 2023. Para a análise, também foram considerados três mercados, separados entre demanda corporativa, HDs domésticos de 3,5" e HDs domésticos de 2,5".

Nos últimos anos, os SSDs vêm tomando o lugar dos HDs, principalmente como unidade de armazenamento principal de desktops e notebooks. Isso ocorre devido à velocidade do HD, que é mais lento por causa da sua construção. Este tipo de unidade de armazenamento possui discos magnéticos giratórios, onde ficam os arquivos. Para leitura e gravação, são usados braços mecânicos. Estas características, além de limitar a velocidade, também fazem com que o HD seja mais pesado e frágil.

🔎 Apple revela novo MacBook Pro com chips M2 Pro e M2 Max; veja preço

Fabricantes de HDs registraram queda nas vendas em 2022 — Foto: Rafael Leite/TechTudo 1 de 2 Fabricantes de HDs registraram queda nas vendas em 2022 — Foto: Rafael Leite/TechTudo

Fabricantes de HDs registraram queda nas vendas em 2022 — Foto: Rafael Leite/TechTudo

Já os SSDs utilizam memórias flash interligadas. Por não depender de partes móveis, o acesso aos arquivos é bem mais rápido em comparação ao HD, além de o disco ser menor e mais leve. Enquanto um computador com SSD consegue inicializar o sistema operacional em segundos, outro com HD pode demorar alguns minutos para executar o mesmo processo. A velocidade máxima de leitura de um HD simples é 160 MB/s, e a de um SSD simples, usando a mesma interface SATA do HD, pode chegar a 550 MB/s.

Segundo outro relatório divulgado pela , a Microsoft vem forçando fabricantes de desktops e notebooks a abandonar o HD e adotar o SSD como dispositivo de armazenamento principal em computadores com Windows 11. O documento aponta que a empresa deseja que a transição aconteça ainda em 2023, mas os fabricantes estão tentando adiá-la para 2024.

SSD Plus da SanDisk pode chegar a uma velocidade de leitura de 530 MB/s — Foto: Rafael Leite/TechTudo 2 de 2 SSD Plus da SanDisk pode chegar a uma velocidade de leitura de 530 MB/s — Foto: Rafael Leite/TechTudo

SSD Plus da SanDisk pode chegar a uma velocidade de leitura de 530 MB/s — Foto: Rafael Leite/TechTudo

De toda forma, os HDs ainda são boas opções para armazenamento de arquivos e backup, por geralmente serem mais baratos e de alta capacidade. Por isso, é o tipo de armazenamento encontrado em HDs externos, dispositivos de segurança e servidores.

Este último uso é muito comum em empresas, mercado com maior queda de remessas no último trimestre de 2022. Segundo a análise, isso aconteceu principalmente devido à demanda de corporações de armazenamento em nuvem, que caíram por correções de inventário e fusões entre as empresas do ramo.

Havia uma expectativa no aumento do mercado de vigilância, o que impactaria positivamente os números da demanda de HDs domésticos de 3,5". A realidade, porém, também foi de ligeira queda. Já o mercado de HDs domésticos de 2,5" foi o único com alta, de 15%, na comparação com o quarto trimestre com o terceiro trimestre de 2022.

O que você está lendo é [Fim do HD? Vendas de discos rígidos despencaram em 2022, diz relatório].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...