10 documentários sobre música brasileira para assistir online

Documentários sobre a trajetória e carreira de grandes músicos brasileiros estão disponíveis em plataformas de streaming. Nomes como Emicida, Anitta, Sandy e Junior, Gilberto Gil, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Chorão já tiveram suas histórias compartilhadas em detalhes íntimos com o público em produções neste estilo. Nesta lista, a 💥️TechTudo te convida a assistir 10 documentários e séries documentais para conhecer mais sobre a música brasileira.

Todos os títulos estão disponíveis na Netflix, Amazon Prime Video, Claro TV+ e Globoplay. A seguir, confira um resumo sobre o que as obras abordam, ficha técnica da direção, data de lançamento, destaques e principais músicas e prêmios da carreira dos artistas.

🎬 Taylor Swift, Beyoncé, Shawn Mendes e mais: 10 shows para assistir online

Anitta já tem duas séries documentais disponíveis na Netflix: Vai Anitta e Made in Honório — Foto: Reprodução/Netflix 1 de 11 Anitta já tem duas séries documentais disponíveis na Netflix: Vai Anitta e Made in Honório — Foto: Reprodução/Netflix

Anitta já tem duas séries documentais disponíveis na Netflix: Vai Anitta e Made in Honório — Foto: Reprodução/Netflix

📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo

Emicida: AmarElo - É Tudo Pra Ontem

AmarElo - É Tudo pra Ontem tem como narrador o rapper Emicida e está disponível na Netflix desde 2023. O documentário inícia com o projeto AmarElo, um show do CD de mesmo nome realizado no Teatro Municipal de São Paulo. A partir daí, é feita uma recapitulação da história da música brasileira sob a ótica da contribuição da população negra.

Com produção de Evandro Fióti e direção de Fred Ouro Preto, a produção teve indicação ao Prêmio Emmy Internacional: Melhor Programa Artístico no ano seguinte de seu lançamento. Emicida é um dos maiores nomes do hip hop brasileiro atualmente e militante do movimento negro. Seus principais sucessos são AmarElo, com Pabllo Vittar e Majur, Levanta e Anda, Hoje Cedo e Passarinhos, com Vanessa da Mata.

AmarElo leva o mesmo nome do álbum do cantor Emicida — Foto: Reprodução/Netflix 2 de 11 AmarElo leva o mesmo nome do álbum do cantor Emicida — Foto: Reprodução/Netflix

AmarElo leva o mesmo nome do álbum do cantor Emicida — Foto: Reprodução/Netflix

Racionais – Das Ruas de São Paulo pro Mundo

A produção Racionais – Das Ruas de São Paulo pro Mundo tem como protagonista a banda de rap formada por Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay. Lançado em 2022 pela Netflix, o documentário explora cenas inéditas e entrevistas que acompanham a trajetória de mais de 30 anos do grupo.

Além disso, o que se destaca é contar como a banda sempre utilizou o estilo musical como forma de protesto contra as irregularidades do país e para representar as minorias brasileiras. São exemplos e principais sucessos as músicas Negro Drama, Eu sou 157 e Vida Loka. Na ficha técnica da obra, está a diretora Juliana Vicente, com outras produções da área musical no currículo como As Mina do Rap (2015).

Líder do grupo Racionais MC's, o rapper Mano Brown revela histórias inusitadas da carreira do grupo. — Foto: Divulgação/Netflix 3 de 11 Líder do grupo Racionais MC's, o rapper Mano Brown revela histórias inusitadas da carreira do grupo. — Foto: Divulgação/Netflix

Líder do grupo Racionais MC's, o rapper Mano Brown revela histórias inusitadas da carreira do grupo. — Foto: Divulgação/Netflix

Em Casa com os Gil

A série documental de cinco episódios também foi lançada ano passado e é um especial em comemoração aos 80 anos do Gilberto Gil, cantor famoso do MPB que utilizou suas músicas para protestar contra a ditadura e já foi Ministro da Cultura. A produção disponível na Amazon Prime Video entra na casa dos Gil, uma família com vários ícones da música e tv brasileira: Gilberto Gil, Preta Gil (cantora), Bela Gil (apresentadora), Flora Gil (produtora musical), Flor Gil (cantora), entre outros.

Dentro da rotina dos integrantes, a produção mostra momentos íntimos da família e histórias não contadas antes. Em paralelo, mostra como está sendo a organização da turnê "Nós e a gente" do cantor que inicia em julho deste ano e contará com a participação de toda família. Na produção e direção estão Andrucha Waddington, Renata Brandão, Pedro Waddington e Rebeca Diniz.

Gilberto Gil tocando acordeon na série documental Em Casa com os Gil — Foto: Reprodução/Prime Video 4 de 11 Gilberto Gil tocando acordeon na série documental Em Casa com os Gil — Foto: Reprodução/Prime Video

Gilberto Gil tocando acordeon na série documental Em Casa com os Gil — Foto: Reprodução/Prime Video

Barão Vermelho: Por Que A Gente é Assim?

O documentário, lançado em 2017 na ClaroTV+, celebra a trajetória da banda carioca que ajudou a popularizar o rock no Brasil. De direção de Mini Kerti, a obra apresenta ao público momentos inéditos e o processo de desenvolvimento dos álbuns da banda por quem acompanhou o grupo de perto.

Barão Vermelho integra atualmente os músicos Guto Goffi, Maurício Barros, Fernando Magalhães e Rodrigo Suricato, mas por sua formação já passaram Cazuza, Dé Palmeira, Dadi Carvalho, Peninha, Frejat e Rodrigo Santos. A banda é dona de títulos como Bete Balanço, Pro Dia Nascer Feliz e Por Você.

Na formação inicial do Barão Vermelho, Cazuza era o vocalista — Foto: Reprodução/Just Watch 5 de 11 Na formação inicial do Barão Vermelho, Cazuza era o vocalista — Foto: Reprodução/Just Watch

Na formação inicial do Barão Vermelho, Cazuza era o vocalista — Foto: Reprodução/Just Watch

Com a palavra, Arnaldo Antunes

A produção autobiográfica disponível no Globoplay apresenta Arnaldo Antunes em um relato pessoal de sua trajetória enquanto músico. Sua poesia que sempre esteve presente nas canções é o destaque na história do também compositor. O documentário teve sua estreia em 2018 e é dirigido pelo cineasta Marcelo Machado.

O músico destaque da obra é conhecido por ter participado de três bandas brasileiras e promover sucessos como Marvin (Titãs, com sua participação de 1981 até 1992), Velha Infância (da banda Tribalistas, de 2002 até 2008) e O Sol e a Lua (Pequeno Cidadão, em que participa desde 2008).

Arnaldo Antunes é conhecido por canções do Titãs, Tribalistas e Pequeno Cidadão — Foto: Reprodução/Globoplay 6 de 11 Arnaldo Antunes é conhecido por canções do Titãs, Tribalistas e Pequeno Cidadão — Foto: Reprodução/Globoplay

Arnaldo Antunes é conhecido por canções do Titãs, Tribalistas e Pequeno Cidadão — Foto: Reprodução/Globoplay

Anitta: Made In Honório

Nesta série documental de 2023, disponível na Netflix, são mostrados momentos íntimos da vida pessoal de Anitta, bem como os bastidores de reuniões e shows da primeira cantora brasileira a chegar no top 1 do ranking global do Spotify. Além disso, a própria artista relata pela primeira vez sobre situações difíceis que viveu. A direção é de Andrucha Waddington e Pedro Waddington.

Essa é a segunda série documental da cantora, a primeira, Vai Anitta, mostrou o projeto Checkmate, que fez o funk brasileiro se popularizar no exterior. Anitta é natural do Rio de Janeiro e suas músicas conquistaram o Brasil por conta do funk carioca. Hoje, a cantora é conhecida mundialmente e destaque de vários prêmios internacionais, como o MTV Europe Music Award e Grammy. Envolver, Vai Malandra, Boys Don't Cry e Bang são alguns de seus hits.

Documentário mostra produção de show gratuito que Anitta fez no Parque Madureira — Foto: Reprodução/IMDb 7 de 11 Documentário mostra produção de show gratuito que Anitta fez no Parque Madureira — Foto: Reprodução/IMDb

Documentário mostra produção de show gratuito que Anitta fez no Parque Madureira — Foto: Reprodução/IMDb

Chorão - Marginal Alado

Marginal Alado está disponível na Netflix desde 2023 e conta a trajetória de duas décadas do cantor Chorão, além do seu impacto no cenário musical brasileiro e o falecimento por overdose em 2013. O documentário dirigido por Felipe Novaes apresenta entrevistas de amigos do vocalista da banda Charlie Brown Junior e volta ao passado do cantor paulista que se tornou ídolo do rock nacional pelas rimas de suas canções. A banda já foi venceu dois Grammys Latinos de Melhor Álbum de Rock Brasileiro em 2005 e 2010 e é responsável por músicas como Céu Azul, Dias de Luta, Dias de Glória e Só os Loucos Sabem.

Chorão era vocalista da Charlie Brown Junior — Foto: Reprodução/Netflix 8 de 11 Chorão era vocalista da Charlie Brown Junior — Foto: Reprodução/Netflix

Chorão era vocalista da Charlie Brown Junior — Foto: Reprodução/Netflix

Os Quatro Paralamas

Os Quatro Paralamas, disponível na Netflix, relembra a trajetória do trio Paralamas do Sucesso (Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone). Diferente dos outros, a narrativa também dá destaque a José Fortes, empresário da banda que na maior parte do tempo estava por trás das câmeras, mas desenvolvia um papel essencial na trajetória de sucesso. O documentário acompanha as relações da banda desde 1983, ano em que o trio subiu nos palcos do Circo Voador e conquistaram o Brasil com seu rock.

A obra de 2023 é dirigida por Paschoal Samora e Roberto Berliner. Desde então, hits como Meu Erro, Lanterna dos Afogados e Aonde Quer Que Eu Vá marcam a história do grupo. Paralamas do Sucesso também já ganhou dois Grammys Latinos, de Melhor Vídeo Musical - Versão Curta em 2001 e Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro em 2011.

Os Quatro Paralamas apresenta banda e empresário — Foto: Reprodução/IMDb 9 de 11 Os Quatro Paralamas apresenta banda e empresário — Foto: Reprodução/IMDb

Os Quatro Paralamas apresenta banda e empresário — Foto: Reprodução/IMDb

Vale Tudo com Tim Maia

A série documental Vale Tudo com Tim Maia é uma produção exclusiva do Globoplay lançada no dia 28 de setembro de 2022, dia que o cantor completaria 80 anos se estivesse vivo. Nela, o próprio Tim Maia narra sua história, a partir do resgate de arquivos de entrevistas de emissoras e rádios elaborado pelos diretores Nelson Motta (autor do livro Vale Tudo – O Som e Fúria de Tim Maia), Renato Terra (Cineasta de documentários) e equipe.

Cenas exclusivas também foram disponibilizadas pelo filho do cantor, Carmelo Maia. Tim Maia é o cantor solo responsável por trazer soul e funk para a música brasileira. Suas músicas se popularizaram nos anos 90 mas até hoje são lembradas, como Gostava Tanto de Você, Ela Partiu, Me dê Motivo.

Vale Tudo com Tim Maia relembra a vida e influência do cantor na música brasileira — Foto: Reprodução/Globoplay 10 de 11 Vale Tudo com Tim Maia relembra a vida e influência do cantor na música brasileira — Foto: Reprodução/Globoplay

Vale Tudo com Tim Maia relembra a vida e influência do cantor na música brasileira — Foto: Reprodução/Globoplay

Sandy e Junior: A História

A produção disponível no Globoplay acompanha Sandy Lima e Junior Lima em um especial de 20 anos da dupla. Os irmãos conquistaram o Brasil nos anos 2000 e voltaram aos palcos em 2023 em uma turnê com os maiores sucessos. Com direção de Raoni Carneiro, Sandy e Junior: A História reúne depoimentos dos cantores, familiares e amigos sobre o sucesso na infância até a concepção da nova turnê.

A série documental é acompanhada por um show completo na mesma plataforma, chamado Nossa História, assim como um álbum de mesmo nome lançado pela dupla com as suas principais canções. Sandy e Junior é responsável por grandes hits como Quando Você Passa, A Lenda e Desperdiçou.

Sandy e Junior: A História conta a trajetória da dupla até a concepção da turnê de 2023 — Foto: Reprodução/Globoplay 11 de 11 Sandy e Junior: A História conta a trajetória da dupla até a concepção da turnê de 2023 — Foto: Reprodução/Globoplay

Sandy e Junior: A História conta a trajetória da dupla até a concepção da turnê de 2023 — Foto: Reprodução/Globoplay

O que você está lendo é [10 documentários sobre música brasileira para assistir online].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...