PISPasep 2023: veja calendário online e tudo sobre o abono salarial
É possível consultar o calendário e quem tem direito ao abono salarial do PIS/Pasep 2023 pela Internet. O benefício, que pode chegar ao valor de um salário mínimo, é válido para cidadãos cadastrados na plataforma que trabalharam pelo menos um mês em 2023 e receberam, em média, até dois salários mínimos mensais. Embora nem todos os beneficiados saibam, o dinheiro pode ser recebido online, por meio de crédito na conta poupança social digital Caixa Tem, cujo aplicativo está disponível para celulares Android e iPhone (iOS). A seguir, o 💥️TechTudo esclarece as principais dúvidas sobre o abono salarial do PIS/Pasep 2023.
🔎 Auxílio Brasil em 2023: veja calendário, valor e mais informações online
1 de 3 PIS/PASEP 2023: tire todas as suas dúvidas sobre o benefício do governo — Foto: Raquel Freire/TechTudoPIS/PASEP 2023: tire todas as suas dúvidas sobre o benefício do governo — Foto: Raquel Freire/TechTudo
📝 Troquei de celular e não consigo acessar o Caixa Tem. Como resolver? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo
O que são o PIS e o Pasep?
O PIS e o Pasep são benefícios semelhantes, mas destinados a pessoas diferentes. O Programa de Integração Social (PIS) é operado pela Caixa Econômica Federal e é válido para funcionários da iniciativa privada. Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) é agenciado pelo Banco do Brasil e se destina a trabalhadores do funcionalismo público. O cadastro do seu PIS/Pasep é feito ao assinar a carteira pela primeira vez, seja no setor público ou privado. O valor do abono salarial é referente à quantidade de meses trabalhados no ano base, que agora é 2023. Quem trabalhou os 12 meses do ano referido recebe um salário mínimo, a quantia máxima do benefício.
Quem tem direito ao abono salarial do PIS/Pasep 2023?
Existem alguns requisitos para que o trabalhador tenha direito ao abono salarial de ano-base 2023. Primeiro, ele precisa estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos. Também é necessário ter trabalhado por pelo menos 30 dias em 2023, além de ter recebido remuneração média mensal de até dois salários mínimos por mês de acordo com o valor vigente daquele ano.
Como descobrir o número do PIS/Pasep?
É possível descobrir o número do do NIS (Número de Identificação Social) ou NIT (Número de Identificação do Trabalhador) pelo aplicativo Caixa Trabalhador, disponível para Android e iPhone (iOS). Para isso, faça o download do aplicativo, insira o seu CPF, o código de validação e a senha para fazer o login. Em seguida, toque em “Meu NIS”, na parte inferior da tela inicial. Então, os seus dados cadastrais irão aparecer, inclusive o seu número PIS/Pasep.
2 de 3 Para consultar o seu número NIS, basta acessar o app Caixa Trabalhador — Foto: Reprodução/Paola MansurPara consultar o seu número NIS, basta acessar o app Caixa Trabalhador — Foto: Reprodução/Paola Mansur
Também é possível descobrir o número do Pis via site do CadÚnico. Basta fazer o cadastro na plataforma (aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/index.php) para visualizar a informação. Lembrando que o empregador é responsável por cadastrar a numeração PIS/Pasep do empregado em seu primeiro emprego.
Como consultar e saber o valor que vou receber do PIS/Pasep?
É possível fazer a consulta online para saber se o trabalhador tem direito ao benefício e, em caso afirmativo, quanto ele receberá. Uma das formas é pelo celular, via aplicativo Caixa Trabalhador. Para isso, abra o app e insira seu CPF e sua senha para fazer o login. Em seguida, na página inicial, toque em “Abono Salarial”. Feito isso, será aberta uma nova aba informando se você está apto ou não para o benefício.
3 de 3 Consulte o seu abono salarial por meio do app Caixa Trabalhador — Foto: Reprodução/Paola MansurConsulte o seu abono salarial por meio do app Caixa Trabalhador — Foto: Reprodução/Paola Mansur
Também é possível fazer a consulta pelo computador, acessando o Portal Emprega Brasil. O processo é semelhante: acesse o site “gov.br/pt-br/servicos/sacar-o-abono-salarial" e clique em “Iniciar”. Depois, selecione “Entrar com gov.br” e faça login com CPF e senha. Na página seguinte, escolhao quadrado “Abono Salarial” para visualizar as informações.
Qual é o calendário de pagamento do PIS/Pasep 2023?
O calendário de pagamento do PIS e do Pasep 2023 tem início em 15 de fevereiro e vai até 17 de julho de 2023. Os beneficiários do PIS recebem o valor conforme o mês de aniversário; os do Pasep, segundo o final da inscrição no NIS. Confira os calendários nas tabelas a seguir.
Calendário de pagamentos PIS 2023
Calendário de pagamentos Pasep 2023
Como sacar o abono salarial do Pis e do Pasep?
É possível receber o pagamento do PIS de diferentes formas. Caso o trabalhador tenha o Cartão Cidadão, ele pode ir a uma casa lotérica com sua senha para fazer o saque. O pagamento pode ser recebido também por meio de conta corrente ou poupança da Caixa (caso o trabalhador possua uma delas) ou por crédito pelo Caixa Tem, disponível para celulares Android e iPhone (iOS). Ainda é possível ir a uma agência da Caixa apresentando documento oficial com foto para realizar o saque.
Já o pagamento do Pasep é feito pelo Banco do Brasil. Os clientes da instituição recebem o valor na conta corrente ou poupança. Se o empregado possuir conta em outro banco, é possível realizar uma transferência TED para o seu banco pelo site “bb.com.br/pasep” ou utilizando o caixa eletrônico do BB. Vale destacar que o prazo máximo para o saque vai até dia 28 de dezembro de 2023.
Esqueci de sacar o abono salarial. E agora?
Caso você se esqueça de sacar o abono salarial, ainda é possível solicitar o dinheiro junto ao Ministério da Economia pelo telefone 158. Os valores ficam disponíveis por até cinco anos.
O que é NFC no celular? Veja como funciona e para que serve a tecnologia.
O que você está lendo é [PISPasep 2023: veja calendário online e tudo sobre o abono salarial].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments