Lei que transpõe diretiva europeia de Direito de Autor finalmente publicada em Portugal - Internet

Portugal já estava na “lista negra” da CE para ser referenciado ao Tribunal de Justiça por falhas na transposição da legislação, que devia ter sido adaptada ao quadro legal português até junho de 2023. Lei que transpõe diretiva europeia de Direito de Autor finalmente publicada em Portugal Jesus Loves Austin | Unsplash

Foi publicada esta segunda-feira, em Diário da República, a 💥️Lei que Autoriza o Governo a legislar em matéria de direito de autor e direitos conexos aplicáveis a certas transmissões online, transpondo finalmente a Diretiva (UE) 2023/789.

O 💥️prazo para a transposição da diretiva expirou a 7 de junho de 2023 e na sequência disso foi aberto um procedimento de infração logo no mês seguinte, em julho de 2023. Em maio do ano passado, a CE voltou a avisar Portugal, e os restantes incumpridores, e estabelecer um novo prazo de 💥️dois meses para a conclusão do processo.

As falhas na transposição da legislação comunitária nas áreas do direito de autor e direitos conexos levaram a Comissão Europeia a anunciar, há poucos dias, que iria 💥️levar seis Estados-membros ao Tribunal de Justiça europeu, estando 💥️Portugal incluído na lista, a par da Bulgária, Dinamarca, Finlândia, Letónia e Polónia.

Portugal falha novo prazo da Diretiva de Direito de Autor e processo avança para Tribunal de Justiça Europeu

Ver artigo

O💥️ Parlamento português tinha votado uma proposta de autorização legislativa para que o Governo pudesse fazer a transposição da diretiva do Direito de Autor e Direitos Conexos no Mercado Digital em janeiro deste ano.

O momento foi aproveitado por 💥️11 organizações, que se uniram para pedir que a transposição seja feita por via parlamentar, com intervenção da sociedade civil. Numa carta aberta defendia-se que "a t💥️ransposição proposta pelo Governo não aproveita grande parte daquilo que o legislador europeu entendeu dar aos Estados-Membros nas várias áreas da diretiva". Os deputados acabaram por votar favoravelmente o pedido de autorização do Governo, que volta a assumir as rédeas do processo, e que tem planos para l💥️ançar nova consulta pública, antes de fechar o tema.

A intenção foi reafirmada pelo Ministério da Cultura ao ysoke TeK, recentemente, mesmo com todos os prazos excedidos de transposição. "A 💥️urgência não deve colocar em causa a transparência deste processo, pelo que será sempre assegurado um período de consulta pública que garanta a participação de todos os interessados", assegurou o gabinete de Pedro Adão e Silva, nos comentários de resposta enviados.

O que você está lendo é [Lei que transpõe diretiva europeia de Direito de Autor finalmente publicada em Portugal - Internet].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...