Trindade: capital da fé recebe fiéis do Brasil e do mundo todo durante a Romaria
Conhecida por abrigar a maior festa religiosa do Centro-Oeste, a Romaria de Trindade, a cidade de Trindade é hoje um dos maiores pontos turísticos religiosos do Brasil e uma das cidades do país que mais atraem romeiros. Localizada a apenas 25 km de Goiânia, a Capital da Fé recebe fiéis do Brasil e do mundo todo durante o seu tradicional evento religioso, que é realizado há mais de 180 anos.
De acordo com a Secretaria de Turismo de Trindade, a Romaria de Trindade em 2023 reuniu cerca de 3 milhões e 500 mil pessoas durante os 10 dias de festa, que aconteceram entre os dias 23 de junho a 2 de julho, deste ano. Mas, indo além da programação da festa religiosa, Trindade possui outros importantes endereços que misturam fé, cultura, tradição e que podem ser visitados em qualquer época do ano.
São estes atrativos que hoje já atraem fluxo contínuo de turistas vindos de diversas partes do Brasil. Confira os principais dez pontos turísticos religiosos que podem ser visitados em Trindade.
O primeiro ponto turístico é a Igreja Matriz, inaugurada em 1912 como o primeiro Santuário do Divino Pai Eterno, popularmente denominado Santuário Velho ou Igreja Matriz, sede da Paróquia do Divino Pai Eterno, a igreja fica localizada em frente a Praça da Matriz, umas das praças mais importantes de Trindade. Devido a sua originalidade mantida, com traças que remetem ao estilo colonial, a capela centenária se tornou peça chave na preservação da história e da fé do município.
Em seguida temos o Museu da Memória que foi fundado em 1998, instalado no prédio conhecido como ‘Castelinho’, que foi construído em 1912 por Salviano Vaz da Silva, para ser sede de sua fazenda. O local, que ainda mantém traços de sua arquitetura original, conta com um acervo repleto de fotografias de momentos históricos para o município, assim como obras de artistas trindadenses que retratam os primeiros milagres após a descoberta do medalhão encontrado às margens do Córrego Barro Preto, pelo casal de agricultores Constantino Xavier e Ana Rosa, na década de 1840.
O terceiro ponto é a Via Sacra da Rodovia dos Romeiros, simbolizada pelos painéis instalados ao longo da GO-060, entre Goiânia e a Capital da fé, onde retrata a crucificação e morte de Jesus. Durante esse trajeto, os fiéis podem conferir a Via Sacra, retratada em 14 painéis de autoria do artista plástico Omar Souto que trabalhando pintou as figuras sacras em 105 dias.
Já a Igreja do Santíssimo Redentor, é conhecida pelos fiéis como Igreja do Padre Pelágio, e foi inaugurada em 31 de maio de 2005. O local, que foi construído pelos missionários redentoristas numa elevação de terreno, hoje abriga os restos mortais do Padre Pelágio Sauter, considerado pelos fiéis como portador de um dom da cura, bem como os túmulos de outros padres da Congregação do Santíssimo Redentor. Com destaque para a beleza das imagens e do altar, que transmitem leveza e inspira piedade, a capela está aberta permanentemente à visitação pública.
O Portal da Fé, possui a representação da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, coroando a Virgem Maria, e é uma das atrações turísticas mais visitadas da cidade de Trindade. Por estar localizado onde a estrada dos romeiros termina, o momento atrai muitos clicks dos turistas ao final de suas longas caminhadas em Romaria.
O sexto ponto turístico é o Santuário Basílica do Divino Pai, única basílica dedicada ao Divino Pai Eterno no mundo. Em 4 de abril de 2006, o então Papa Bento XVI concedeu este título ao Santuário e, em 18 de novembro de 2006, se deu a instalação da Sacrossanta Basílica. A Casa do Pai, como é popularmente conhecida, representa a fé dos fiéis em uma emocionante devoção que começou por volta de 1840, através de uma espaço acolhedor, que transmite o amor misericordioso do Senhor.
Outro lugar que você pode visitar é a Igreja de Santa Luzia, conhecida por ser muito amada e invocada como a protetora dos olhos, já que intercedeu por um devoto que sofria com problemas de visão. Após ser curado, o devoto, que havia prometido construir uma capela em homenagem à Santa, veio a falecer. Sendo assim, a obra foi retomada em 1954 pelo Missionário Redentorista Pe. João Cardoso de Souza, concluída pelo Padre Renato Francisco em 10 de Dezembro de 1961. No mês de dezembro ocorrem diversos cultos em sua homenagem, especialmente em Trindade.
Ainda em fase de edificação, o oitavo lugar é o novo Santuário do Divino Pai Eterno e irá acolher 13 mil pessoas na parte interna. Na praça anexa, que faz parte da estrutura complexa da construção, a obra deve receber cerca de 300 mil pessoas. Embora a basílica ainda não esteja pronta, toda a parte estrutural do lado direito da cruz está pronta e, quem passar pelo seu canteiro de obras, já consegue ver uma grandiosa estrutura do Novo Santuário bem de pertinho.
A penúltima programação é a Igreja de Santos Reis que recebe durante o mês de dezembro milhares de fiéis e devotos dos Reis. Embora o Dia dos Santos Reis seja apenas em 6 de janeiro, em muitas localidades, os festejos começam logo após o Natal.
E para finalizar, quem passar pela Rodovia dos Romeiros, se depara com esculturas de bronze em tamanho real no KM 10, onde está o Parque dos Romeiros. Com nove mil metros quadrados, foi inaugurado em 2022 com obras para enaltecer a tradição da romaria. No local, estão representados o tradicional carro de boi, o carreiro e uma família de romeiros. As obras foram as últimas estátuas de bronze feitas pelo artista grego Angelos Ktenas, que morreu em 2023.
O que você está lendo é [Trindade: capital da fé recebe fiéis do Brasil e do mundo todo durante a Romaria].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments