Cia Jovem de Dança do Basileu se apresenta no Rio de Janeiro com projeto em homenageia a Tatiana Leskova
💥️Por Mateus Marques
A magia do ballet já é emocionante, mas agora quando se trata de uma encenação goianiense fica melhor ainda. Esse é o privilégio que as pessoas que estiverem no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (26), podem ter, isso porque a Companhia Jovem de Dança da Escola do Futuro de Goiás (EFG) se apresenta no Theatro Municipal da cidade carioca, a partir das 20h.
O grupo do Basileu França foi convidado pelo projeto ‘Mestres da Dança’, que conta com o apoio do Youth America Grand Prix (YAGP), que é a maior competição de estudantes de balé mundial que acontece anualmente em Nova York, nos Estados Unidos da América. O espetáculo é intitulado de ‘Baile dos Graduados’ e faz homenagem a Tatiana Leskova.
Simone Malta, Coordenadora de Dança do Basileu, diz que a bailarina homenageada é uma pessoa mítica da dança brasileira, cuja contribuição está além das pessoas comuns em sua área de atuação. O ballet tem como convidados especiais os bailarinos Tindaro Silvano e Domenico Salvatore. A encenação é coreografada por David Lichine para o Original Ballet Russe, que reservou à Leskova o papel da ‘Menina das tranças’, uma de suas criações mais renomadas. Leskova irá supervisionar o último ensaio da companhia.
💥️História de Leskova
Tatiana Leskova é uma bailarina que nasceu em Paris, em 1922. Embora seja filha de pais da aristocracia russa, Leskova foi para a França após sua família empobrecer depois da revolução de 1917. Tatiana perdeu a mãe com 10 anos de idade, vítima de tuberculose, e no mesmo ano de 1932 iniciou seus estudos do ballet, onde teve suas primeiras experiências de dança com Lubov Egorova, do Mariinsky de São Petersburgo.
Com 22 anos, em 1944, mudou-se para o Brasil e foi naturalizada brasileira em 1952. Em solo brasileiro a bailarina exerceu diversas funções no ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. “Nos sentimos honrados, com nossa companhia de dança, em participar desse espetáculo que reverencia a história da dança no Brasil”, destaca Simone Malta.
💥️Goianos premiados pelo YAGP
O Basileu França começou a fazer parte do YAGP em 2005 e, desde então, teve finalistas com premiações, bolsas e contratos em importantes escolas e em companhias de dança do exterior. Os estudantes do Basileu França ganharam prêmios na edição deste ano do projeto ‘Mestres da Dança’, que é apoiado pelo YAGP. Ana Luiza Negrão levou o prêmio de primeiro lugar da categoria Sênior Feminina. Já o João Pedro Silva foi condecorado com o primeiro lugar da categoria Júnior Masculina.
A EFG em Artes Basileu França é ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e, desde 2023, é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG). A história do Basileu teve início em outubro de 1967, quando o artista Luiz Curado estabeleceu a Escola de Artes Veiga Valle para ensinar artes plásticas para crianças.
Com o passar dos anos da inauguração o ensino na unidade foi além das artes plásticas, e contemplou a educação em circo, dança, música, arte educação, teatro e curso superior em produção cênica.
tualmente, 4 mil estudantes se profissionalizaram para o mercado no Basileu. A escola de artes também é uma entidade certificadora dos Núcleos de Promoção e Desenvolvimento Artístico do Estado de Goiás (NARTs) e das Unidades Descentralizadoras de Educação Profissional e Inovação (UDEPIs), que estão presentes em diversas cidades goianas. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site (theatromunicipalrj.com).
O que você está lendo é [Cia Jovem de Dança do Basileu se apresenta no Rio de Janeiro com projeto em homenageia a Tatiana Leskova].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments