Diretamente de Goiás, uma animação premiada
Uma terra fantástica que esconde os segredos da criação do reino animal. Esse é o mote do primeiro longa-metragem de animação goiano, o filme ‘A Ilha dos Ilus’. O enredo permeia a história de Pocó, que está pronto para nascer e viver seu melhor dia de cachorro, até ser enviado a uma família errada e precisar voltar para a ilha onde tudo começou. Um momento a ser celebrado, já que a produtora Mandra Filmes levou o nome de Goiás para o mundo e voltou com prêmios. Para celebrar essa conquista, o filme estreou no Cinemais Bougainville.
A estreia do primeiro longa-metragem de animação infantil goiano, ‘A Ilha dos Ilus’, é um marco para os goianos que amam ver o Estado sendo levado para o mundo. Dos criadores da Mandra Filmes, a história de Pocó tem muitas reviravoltas. O cachorro não desiste facilmente diante das adversidades e fará de tudo para encontrar uma passagem secreta desse mundo que ele foi inserido de forma inesperada, com a ajuda de um grupo de animais rejeitados. Ele só não prevê que uma força maligna também estará em busca desta passagem.
Com muito bom humor, o filme remonta às fábulas da infância e temas importantes para o universo infanto-juvenil. Mostrando, principalmente, como a diversidade é peça-chave para ampliar o olhar sobre o mundo. A obra aborda ainda assuntos como amizade, companheirismo e força de vontade. Trata-se de uma grande aventura animada, na qual o espectador vai saber qual a origem da palavra cegonha; porque os avestruzes escondem a cabeça dentro da terra; de onde veio a lenda do patinho feio; e porque o ornitorrinco é um animal tão esquisito.
Em Goiânia, o filme entrou em cartaz nesta quinta-feira (14). A estreia acontece depois da produção passar por festivais nacionais e internacionais e ter sido premiada no Festival Moscow International Children’s. Com direção de Paulo G. C. Miranda, a exibição conta com acessibilidade por meio do aplicativo MovieReading. O app gratuito é compatível com IOS e Android e possibilita ao usuário baixar legendas, libras e audiodescrição em língua portuguesa, de forma sincronizada, em tempo real.
‘A Ilha dos Ilus’ ganhou prêmio de melhor longa de animação infantil no Moscow International Children’s. O filme também participou do 20º FICI & Festival Internacional de Cinema Infantil (RJ); da seleção oficial da 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis; da 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes; da seleção oficial do 7º CINI Festival Internacional de Cine para Niño (Peru); da seleção oficial do Five Continents International Film Festival; do Kids First! Film Festival, do Havaí; da seleção oficial da 14ª Mostra de Cinema ‘O amor, a morte as paixões’, entre outros.
💥️Não existem mais filmes para esta faixa etária
De acordo com seus realizadores, um dos principais motivos que os levaram a criar ‘A Ilha dos Ilus’ é o fato de que não existem mais, nos cinemas, filmes para faixa etária infantil, que seria de 3 a 12 anos. Segundo o produtor Ricardo de Podestá, um dos criadores da Mandra Filmes, tem muita gente que sequer supõe que uma criança consiga assistir a um filme de longa duração. Sobre isso, Ricardo reforça que “quando existe algum filme de animação, nos cinemas, eles são feitos muito mais pro público adolescente e adulto, do que pra criança”.
Paulo G. C. Miranda, o diretor, compartilha desta ideia de Ricardo: “inclusive os pais e responsáveis já imaginam que quando vão levar seus filhos pequenos para algum filme no cinema, eles correm o risco de ter que sair no meio da sessão, porque as obras atuais não dialogam diretamente com as crianças”. Ambos os criadores comentam que essa é uma lacuna que se estende por cerca de 20 anos, e que ‘A Ilha dos Ilus’ é uma obra inédita, sob esse ponto de vista. Algo que tem sido destacado principalmente nos festivais dos quais participam.
O que você está lendo é [Diretamente de Goiás, uma animação premiada].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments