Pedófilo em Travessia, ator fala do susto com papel e reação dos colegas
Em Travessia, 💥️Claudio Tovar foi convocado para fazer uma participação especial como o pedófilo que assedia 💥️Karina (💥️Danielle Olímpia) pelas redes sociais, fazendo-se passar pela atriz 💥️Bruna Schuller (💥️Giulia Buscaio). E, apesar de seus mais de 50 anos de carreira, o ator conta que levou um susto ao receber o convite para fazer o papel. "Confesso que fui para lá (os Estúdios Globo) bastante assustado, porque é um personagem pesado, né? Mas, ao mesmo tempo, é uma a causa justa para alertar as pessoas sobre esse problema", pondera.
1 de 6 Claudio Tovar — Foto: Reprodução/InstagramClaudio Tovar — Foto: Reprodução/Instagram
Fora de cena, Tovar consegue até brincar e garante que não carrega a energia do personagem para casa. Ainda assim, ele confessa que interpretar um pedófilo é difícil. "Não é uma coisa confortável, porque é um tema muito pesado e assusta. Evidente que sou um ator e não levo isso. Quando saio de lá (dos estúdios), procuro esquecer. É como no teatro: acabou, já foi!", diz.
Apesar da complexidade do personagem, o multiartista – além de ator, ele é dramaturgo, diretor, figurinista, cenógrafo, artista plástico e ex-dançarino (do lendário grupo Dzi Croquettes) – revela que não teve tempo para se preparar. "Cheguei lá e fui gravar (risos). Antes só perguntei ao Maurinho (o diretor artístico 💥️Mauro Mendonça Filho) se era muito pesado. 'É .sim', respondeu, curto e grosso (risos). Aí, ele me perguntou como eu estava fisicamente e eu disse que estava horrível! Barrigudo, com os peitos caídos... Envelheci, né (risos)? Aí, ele quis saber se eu tinha problema em ficar sem camisa, eu disse que não. E assim foi feito", recorda o ator de 78 anos.
2 de 6 Cláudio Tovar interpreta o pedófilo de Travessia — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Cláudio Tovar interpreta o pedófilo de Travessia — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Mesmo sem tempo para compor, Tovar gostou do resultado que viu no ar e ficou tão impactado quanto o público. "Eu achei incrível!", avalia o ator, que, já nos estúdios, se inspirou ao lembrar do filme M, o Vampiro de Dusseldorf (1931), que aborda o mesmo assunto.
3 de 6 O pedófilo se faz passar por uma jovem atriz e já fez Karina se despir — Foto: Reprodução/TV Globo
O pedófilo se faz passar por uma jovem atriz e já fez Karina se despir — Foto: Reprodução/TV Globo
Tovar não conhecia Danielle Olímpia e só se encontraram no dia da primeira gravação, e bem rapidamente. Ainda assim, o veterano teve o cuidado de deixar a atriz à vontade, devido a trama criminosa e delicada que envolve os personagens de ambos.
4 de 6 Claudio Tovar como Evandro, o diretor de som da radionovela 'Herança de Ódio', em Êta Mundo Bom! — Foto: Ellen Soares/Gshow
Claudio Tovar como Evandro, o diretor de som da radionovela 'Herança de Ódio', em Êta Mundo Bom! — Foto: Ellen Soares/Gshow
Longe da TV desde "💥️Êta Mundo Bom!" (2016), Tovar observa que deu uma guinada de 180 graus, quando compara o Evandro, até então seu último papel, com o atual, que nem nome tem. “Fiquei sendo o pedófilo, e fica todo mundo me chamando assim quando chego (para gravar). Já disse que eu vou falar com a 💥️Gloria Perez (autora da trama) para ver se ela dá um nome pra esse cara. Não é possível que eu seja chamado de pedófilo (risos). Enquanto em 'Êta Mundo Bom!' era só palhaçada, e eu sou muito da comédia, agora virei um bicho. Mas é um exercício”, acredita.
A possibilidade de se exercitar como ator, no entanto, não o impede de torcer para o seu personagem pagar pelo crime de pedofilia.
Enquanto na ficção o personagem de Claudio usa de uma parafernália tecnológica, o ator diz que sua relação com a área é “péssima”. “Não sei fazer nada, peço socorro a minha filha (a jornalista e produtora 💥️Beatriz Tovar) e tem horas que ela quer me bater (risos). Estou pedindo ajuda até ao meu neto (💥️Mariano) de 10 anos, chegando a esse ponto de humilhação (risos). Sou um dinossauro”, entrega o marido de 💥️Lucinha Lins há 40 anos.
5 de 6 Claudio Tovar e a esposa, a atriz e cantora Lucinha Lins — Foto: Reprodução/InstagramClaudio Tovar e a esposa, a atriz e cantora Lucinha Lins — Foto: Reprodução/Instagram
Ele, porém, não dispensa as redes sociais, principalmente o Instagram. “Isso sei usar bacana. Eu me correspondo com gente de tudo quanto é canto do mundo... troco desenhos... Como todas as coisas, você pode usar (as redes) para um lado e para outro... Nem tudo são flores, mas é bárbaro! O 💥️Eriberto Leão uma vez me falou: 'as redes sociais é o Divino Espírito Santo, porque você fala com todo mundo ao mesmo tempo, em várias línguas'. Não deixa de ter razão (risos)."
6 de 6 Na década de 1970, Claudio Tovar (no centro) participou do famoso grupo Dzi Croquettes — Foto: Reprodução/InstagramNa década de 1970, Claudio Tovar (no centro) participou do famoso grupo Dzi Croquettes — Foto: Reprodução/Instagram
E assim, pelas redes, ele vai divulgando os seus múltiplos trabalhos. No momento, por exemplo, é possível ver registros do monólogo Prazer, Hamlet!, protagonizado por 💥️Rodrigo Simas e em cartaz no Rio, com figurino assinado por Tovar. Em São Paulo, Lucinha Lins, 💥️Barbara Bruno, 💥️Nadia Nardini e 💥️Sônia de Paula seguem em turnê com a peça As Meninas Velhas, escrita por ele. No estado, Tovar também está presente no figurino do espetáculo Jarbas Homem de Mello canta Queen.
“Tem muita coisa andando por aí... E vários projetos como ator, cenógrafo, figurinista, expositor... Tem O Beco da Lua, um texto meu, que estarei como ator também, com direção de 💥️Elias Andreato, e uma outra peça, Por Causa das Estrelas, que será dirigida por Barbara Bruno”, adianta.
O que você está lendo é [Pedófilo em Travessia, ator fala do susto com papel e reação dos colegas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments