'Pantanal': saiba curiosidades da abertura da novela

Você foi impactado pela abertura de Pantanal? Nós aqui estamos deslumbrados com tamanha força.

Joventino (Irandhir Santos) e José Leôncio (Renato Góes) no Pantanal — Foto: João Miguel Júnior/Globo 1 de 2 Joventino (Irandhir Santos) e José Leôncio (Renato Góes) no Pantanal — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Joventino (Irandhir Santos) e José Leôncio (Renato Góes) no Pantanal — Foto: João Miguel Júnior/Globo

A sequência de imagens do bioma, com toda a sua complexidade e beleza natural únicas, foi o pontapé inicial para o projeto da abertura, capitaneado pelo diretor de criação Ricardo Moyano, pelo gerente de criação Christiano Calvet e pelo designer Renan Moraes.

"O objetivo foi retratar com simplicidade toda a imensidão; um olhar distinto sobre a mudança do tempo, clima, marés, bioma e a relação simbiótica do homem pantaneiro com a natureza", contou Calvet.

O céu dourado do Pantanal foi uma das referência para a elaboração da abertura da novela homônima — Foto: Globo 2 de 2 O céu dourado do Pantanal foi uma das referência para a elaboração da abertura da novela homônima — Foto: Globo

O céu dourado do Pantanal foi uma das referência para a elaboração da abertura da novela homônima — Foto: Globo

Diferentemente da abertura da primeira versão da novela, exibida em 1990 na Rede Manchete, não há onça, nem sucuri nem tampouco uma mulher nua saindo das águas. Os tempos são outros. Mas há uma reverência da equipe atual ao que foi exibido na época.

"Optamos por menos corpos e mais texturas, sem muitos recursos de computação gráfica. Há o encontro das cores do Pantanal, principalmente o céu dourado, que reflete no pantaneiro a herança de homem mítico. Um olhar de cinema para a natureza", completa Calvet, que junto a sua equipe criou mais de 50 versões da abertura até chegar ao que vemos no ar.

"Não estivemos no Pantanal, além de fotos e vídeos, contamos com impressões pessoais da equipe. O Papinha (Rogério Gomes - diretor artístico) falou uma coisa marcante, que foi um norte para a elaboração da abertura: 'É impressionante como o simples é gigantesco.'"

As imagens de tirar o fôlego casam perfeitamente com o tema de abertura "Pantanal", composto por Marcus Viana e que ganha nova voz e arranjo, com Maria Bethânia e Almir Sater.

No podcast "Diário de Bordo", Jeska Grecco e Leandro Neko comentam sobre o primeiro capítulo de Pantanal:

O que você está lendo é ['Pantanal': saiba curiosidades da abertura da novela].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...