Comitiva? Marruá? Entenda o vocabulário de 'Pantanal'

Desde que “Pantanal” estreou muitas novidades surgiram para quem não está muito por dentro do universo pantaneiro da novela e que tem uma vida mais urbana. 💥️Reunimos aqui algumas questões e curiosidades e temos a ajuda muito especial do autor Bruno Luperi em alguns pontos.

Comitiva de Joventino (Irandhir Santos) em 'Pantanal' — Foto: Globo 1 de 5 Comitiva de Joventino (Irandhir Santos) em 'Pantanal' — Foto: Globo

Comitiva de Joventino (Irandhir Santos) em 'Pantanal' — Foto: Globo

Para esta pergunta, procuramos o Bruno. Ele pesquisou muito, rodou o Pantanal conversando com peões, ponteiros, com os chefes de comitivas, fazendeiros para entender este universo. Na TV, a gente viu o Joventino (Irandhir Santos) e o Jose Leôncio (Renato Góes) em comitiva. Mas afinal, o que é isso? 💥️Com a palavra o autor:

"Comitiva é um grupo de peões que leva o gado de um lugar para o outro. Antigamente isso era muito frequente, depois que as estradas foram chegando, as comitivas foram perdendo a função e estes peões se limitando ao trabalho da fazenda. Antigamente , os peões de comitivas viajavam em tropa entregando gado de um lugar para o outro. Isso era muito comum. Inclusive, é em uma comitiva que o José Leôncio foi criado pelo pai, que era um peão de comitiva. "

Irandhir Santos analisa Joventino, de 'Pantanal': 'É um homem um passo antes da entidade' — Foto: TV Globo 2 de 5 Irandhir Santos analisa Joventino, de 'Pantanal': 'É um homem um passo antes da entidade' — Foto: TV Globo

Irandhir Santos analisa Joventino, de 'Pantanal': 'É um homem um passo antes da entidade' — Foto: TV Globo

💥️Novamente Bruno nos ajuda na resposta:

"Na comitiva há algumas posições que os peões ocupam. O ponteiro é aquele que abre o caminho, o primeiro peão da comitiva. É ele quem toca o berrante, é o berranteiro também. E normalmente é um peão experiente que conhece todos os caminhos.

Há outras funções também: os 💥️meeiros, que ficam do lado para não deixar o gado abrir. E na culatra (na parte de trás) tem os 💥️culatreiros, que também cuidam para gado não escapar. Ao fim da comitiva fica o 💥️chefe da comitiva, geralmente é um peão mais experiente e fica ali cuidando do gado e do caminho.

Na frente de todos estes peões, bem à frente, descolado da tropa, tem o 💥️cozinheiro. Normalmente ele vai com um grupo de burros e leva no lombo deles as bruacas, que são caixas com talheres, pratos e mantimentos para a jornada. O cozinheiro chega antes no local de pouso. Ele já vai armando o acampamento.

Importante saber que, quando se fala em comitivas, estamos falando de dias atravessando estradas com o gado. "

Eugênio (Almir Sater) leva José Leôncio (Renato Góes) em sua chalana - 'Pantanal' — Foto: Globo/João Miguel Júnior 3 de 5 Eugênio (Almir Sater) leva José Leôncio (Renato Góes) em sua chalana - 'Pantanal' — Foto: Globo/João Miguel Júnior

Eugênio (Almir Sater) leva José Leôncio (Renato Góes) em sua chalana - 'Pantanal' — Foto: Globo/João Miguel Júnior

Chalana é uma embarcação chata, de forma quadrada ou retangular, popa e proa salientes, usada nos rios para transporte de mercadorias. Além disso, é o nome de uma canção interpretada por Almir Sater na novela.

Como o próprio José Leôncio explica para Madeleine: são as vilas que se formam no caminho onde passa a boiada.

💥️Reveja a cena da primeira vez de José Leôncio, quando passaram por uma currutela:

'Pantanal' — Foto: Globo 4 de 5 'Pantanal' — Foto: Globo

'Pantanal' — Foto: Globo

As gravações de “Pantanal” foram nos mesmo locais da primeira versão. A cidade mais próxima, Aquidauana, fica cerca de quatro horas de distância de carro. Seis fazendas serviram de set de gravação e também de hospedagem para a equipe da novela. E quem ajudou a organizar tudo e indicou até mesmo o local foi nosso querido Almir Sater . 💥️Saiba mais nesta matéria 👇:

É uma cidade do Mato Grosso do Sul, que fica cerca de 139 quilômetros da capital Campo Grande. Como foi dito ali em cima, era cidade mais próxima do local das nossas gravações.

Almir Sater como Eugênio em 'Pantanal' — Foto: Globo 5 de 5 Almir Sater como Eugênio em 'Pantanal' — Foto: Globo

Almir Sater como Eugênio em 'Pantanal' — Foto: Globo

Almir Sater é tudo! Músico, ator e fazendeiro. Almir fez a primeira versão de Pantanal, como o Trindade, e agora é o Eugênio. Ele também está na trilha da novela, inclusive na música de abertura com Bethânia. Depois que ele fez a primeira versão, comprou terras no local e recebeu toda a equipe de produção e elenco da nova versão. Se preparem, pois teremos muito embates musicais entre ele e o filho, Gabriel Sater, que também está no elenco interpretando o personagem que foi de seu pai em 1990.

Tem o boi marruá, tem a Maria Marruá, vai ter a Juma Marruá. Mas afinal, o que é? Marruá significa um temperamento selvagem, agressivo. Característica dos três personagens citados aqui (sim, o boi marruá é também personagem da novela).

‘Pantanal’ é escrita por Bruno Luperi, baseada na novela original escrita por Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Rogério Gomes, direção de Walter Carvalho, Davi Alves, Beta Richard, Cristiano Marques e Noa Bressane. A produção é de Luciana Monteiro e Andrea Kelly, e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.

O que você está lendo é [Comitiva? Marruá? Entenda o vocabulário de 'Pantanal'].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...