'Pantanal': saiba quem é Guito, o Tibério da novela das 9

Tibério (Guito) na segunda fase de 'Pantanal' — Foto: João Miguel Júmior/Globo 1 de 3 Tibério (Guito) na segunda fase de 'Pantanal' — Foto: João Miguel Júmior/Globo

Tibério (Guito) na segunda fase de 'Pantanal' — Foto: João Miguel Júmior/Globo

Engenheiro agrônomo por formação e fã de carteirinha da primeira versão da novela, 💥️Guito estreia como ator em Pantanal vivendo o papel que foi de 💥️Sergio Reis, na primeira versão, há 32 anos: o peão violeiro Tibério.

Homem maduro, Tibério é do tempo em que a palavra vale mais que qualquer pedaço de papel. E não por acaso, 💥️José Leôncio (Marcos Palmeira) faz dele capataz da sua fazenda mais preciosa: a do Pantanal.

Isso faz de Tibério o guardião do paraíso sagrado de José Leôncio. Ele é a ordem e a justiça e, na ausência do patrão, sua palavra é a lei. E, apesar de tanta responsabilidade, o peão ainda toca umas modas de viola nas horas vagas ao lado dos peões da fazenda.

Guito interpreta Tibério em ‘Pantanal’ — Foto: Globo 2 de 3 Guito interpreta Tibério em ‘Pantanal’ — Foto: Globo

Guito interpreta Tibério em ‘Pantanal’ — Foto: Globo

💥️Quem é o Tibério?

💥️E quem é o Guito?

💥️É sua estreia como ator. O que te levou até "💥️Pantanal💥️"?

💥️Como estão as gravações?

Gravamos bastante no Pantanal cenas externas, comitivas e pegamos boa parte daquela energia toda. Ainda retornaremos lá. Ainda tem muito chão pela frente. Estou achando o máximo. A energia entre o elenco, direção e produção está linda! Tenho aprendido muito com tantos artistas e diretores experientes.

💥️Você é agrônomo de formação. Ainda exerce a profissão?

Sim, me formei na UFLA em Lavras. Antigamente, o agrônomo voltava pra ajudar nas terras da família. Hoje, vendem as terras da família pra virar vendedor dos novos donos. Na agronomia fui vendedor, administrador, gestor de risco no mercado futuro...

💥️Acha que a sua formação vai te ajudar na construção do personagem?

Já ajuda. Tanto na viola quanto na lida. O dia a dia na fazenda é peculiar como qualquer profissão. Acaba que levo um pouco da dinâmica social e profissional da atividade rural. Da lida com os animais, os cavalos... bem como o isolamento social que uma fazenda está inserida. Troco muita figurinha com os colegas. Primeira vez que eu vi o Irandhir Santos eu já cumprimentei dizendo: “Já dei um Google no seu nome e vi que você é o cara dos prêmios! Tô colado em você!” . Eu o ajudo com termos, com os cavalos e com manias do meio. Um baita artista ele!

💥️As comparações com Sergio Reis te assustam ou incomodam?

Não me assustam, pelo contrário. Sergio Reis é um clássico na cultura rural do Brasil. Quanto ao personagem, acho que eu desgarrei bem do Tibério dele. Ele tinha a percepção dele do campo e eu tenho a minha dessas andanças agronômica, das cavalgadas e dos caminhos que eu ando.

💥️O que você gostaria de destacar nesse personagem?

A segurança e serenidade. O bom senso como lei maior. A fé nas pessoas, na capacidade de se superar e mudar de verdade como a 💥Muda (Bella Campos) vai mudar.

💥️É verdade que você virou mentor do elenco?

💥️Gostaria de contar alguma história curiosa sobre o Tibério?

Uma grande referência para mim é o Almir Sater. Esse sim é o grande mentor. Em uma ocasião, acabamos nós dois sozinhos na beira do Rio Negro, na casa dele no Pantanal. Uma ocasião sonhada por muitos violeiros Brasil a fora e que confesso também fazia parte dos meus. Bom…. Ficamos ali uns 20 ou 30 minutos sem trocar nenhuma palavra. Escutamos vários passarinhos, capivaras entrando na água, peixes e um verdadeiro coral de bichos com uma luz sépia do pôr do sol. Foi o melhor que eu poderia ter dito: nada. É incrível como o silêncio informa.

Almir Sater e Guito nos bastidores de 'Pantanal' — Foto: Reprodução/Instagram 3 de 3 Almir Sater e Guito nos bastidores de 'Pantanal' — Foto: Reprodução/Instagram

Almir Sater e Guito nos bastidores de 'Pantanal' — Foto: Reprodução/Instagram

💥️O que te marcou da primeira versão?

O que mais me marcou é que o meu avô estava sendo interpretado na TV pelo Velho do Rio. Mas só quem conheceu o véio Lindolfo da Samira sabe disso. Não só pela aparência largada, mas principalmente pelas falas mansas e profundas.

💥️É verdade que você também canta?

Ó o pato aí “dinovo”! Meu show é como um . Toco viola, gaita, canto e faço a percussão nos pés. Tipo um pato avançado.

O que você está lendo é ['Pantanal': saiba quem é Guito, o Tibério da novela das 9].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...