'Pantanal': entenda como foi gravada a morte de Madeleine

💥️Pantanal se despediu de 💥️Madeleine (💥️Karine Teles) de forma trágica, mas, do ponto de vista da teledramaturgia, em alto estilo. Em uma tentativa inusitada de ir atrás do antigo amor, 💥️José Leôncio (💥️Marcos Palmeira), a influenciadora digital foi de última hora para a fazenda e, no trajeto, embarcou em um avião bimotor no meio de uma tempestade.

Aeronave e chuva são dois fatores que sempre dão final triste em novela, mas, para parecer real, exige o esforço técnico de uma grande equipe. Aqui, neste caso, foram mais de 50 profissionais envolvidos.

Parte da equipe envolvida na filmagem do acidente — Foto: Arquivo Pessoal/Thomaz Cividanes 1 de 4 Parte da equipe envolvida na filmagem do acidente — Foto: Arquivo Pessoal/Thomaz Cividanes

Parte da equipe envolvida na filmagem do acidente — Foto: Arquivo Pessoal/Thomaz Cividanes

A cena ficou sob responsabilidade do 💥️diretor Thomaz Cividanes, que, ao longo de dois dias, se dedicou exclusivamente a esse momento.

O set do 'acidente' — Foto: Arquivo Pessoal/Thomaz Cividanes 2 de 4 O set do 'acidente' — Foto: Arquivo Pessoal/Thomaz Cividanes

O set do 'acidente' — Foto: Arquivo Pessoal/Thomaz Cividanes

Para início de conversa, a equipe recebe o texto, com a informação de que o avião de Madeleine despencará dos céus, em um rio repleto de piranhas. Já que a cena é mais elaborada do ponto de vista técnico, a produção desenvolve um , um esboço no qual é desenhado como será filmado cada plano e enquadramento da sequência.

💥️Aqui embaixo, você confere o utilizado para o acidente:

Storyboard do acidente de Madeleine — Foto: Arquivo Pessoal/Thomaz Cividanes 3 de 4 Storyboard do acidente de Madeleine — Foto: Arquivo Pessoal/Thomaz Cividanes

Storyboard do acidente de Madeleine — Foto: Arquivo Pessoal/Thomaz Cividanes

“Pra isso, em conversa com a equipe de direção da novela, achamos que cabia um flashback, não pedido em texto, que fosse um grande filme da vida dela na novela. E esse flashback entra como uma suspensão do tempo. É como se, com o avião prestes a bater, o tempo parasse e passássemos a acompanhar a vida dela”, discorre o diretor, que utilizou uma diária para toda cena com texto, e outra apenas para batida e impacto.

“A cenografia reconstruiu a lateral da porta do avião em que a Madeleine está sentada, além de um trabalho super preciso da equipe de efeitos pra que toda a chuva e neblina imprimissem o pânico que é estar perdido no céu. Além do efeito de água final, que fizemos com água real na Karine. Por fim, a equipe de computação foi fundamental pra criar todos os balanços necessários pra simular a turbulência”, contextualiza Thomaz. “Foi um trabalho em equipe, mesmo”.

💥️O diretor ainda destacou a importância da intérprete em questão no momento.

O diretor Thomaz Cividanes e Karine Teles — Foto: Arquivo Pessoal/Thomaz Cividanes 4 de 4 O diretor Thomaz Cividanes e Karine Teles — Foto: Arquivo Pessoal/Thomaz Cividanes

O diretor Thomaz Cividanes e Karine Teles — Foto: Arquivo Pessoal/Thomaz Cividanes

“Para mim, foi uma das maiores honras profissionais da vida. Sou muito fã da Karine, mesmo. Devorei tudo quanto é filme e série dela. Ela é uma das pouquíssimas atrizes que me convencem a ir desesperado assistir a algo antes mesmo de saber do que se trata. Karine é um furacão em cena”.

O que você está lendo é ['Pantanal': entenda como foi gravada a morte de Madeleine].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...