Xi reafirma a assessor de Biden que deseja relação estável com EUA

O conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, encontrou-se com o dirigente chinês Xi Jinping em Pequim, nesta quinta-feira (29), encerrando três dias de conversas com o objetivo de amenizar as tensões entre as duas potências antes das eleições americanas em novembro.

Enquanto a dupla se sentava no Grande Salão do Povo, Xi disse a Sullivan que Pequim tinha o compromisso de uma relação estável com Washington. "Neste mundo em constante mudança e turbulência, os países precisam de solidariedade e coordenação", disse o líder, "não de exclusão ou retrocesso".

Sullivan disse a Xi que o presidente dos EUA, Joe Biden, está determinado a evitar conflitos e "aguarda ansiosamente por interagir nas próximas semanas".

A Casa Branca afirmou, após a reunião, que os dois lados estavam planejando um telefonema entre Xi e Biden em breve. Há ainda relatos de que o americano estaria estudando uma viagem à China antes de encerrar a vida política.

Sullivan declarou ter abordado uma série de questões que põem em risco os laços com Pequim. Entre elas, a tensão sobre Taiwan; as disputas entre vizinhos no Mar do Sul da China; a Rússia e as demandas dos EUA por mais ajuda chinesa para conter o fluxo de matéria-prima para o fentanil, principal causa de overdoses no país. Houve "intensa troca de ideias", mas sem consenso, disse o conselheiro. "Nós não discutimos sobre a eleição americana", acrescentou.

O assessor de Biden se encontrou com o principal conselheiro militar de Xi, e os dois lados concordaram que líderes do Comando Indo-Pacífico dos EUA em breve falarão por telefone com seus pares de chefia das operações do sul da China.

O que você está lendo é [Xi reafirma a assessor de Biden que deseja relação estável com EUA].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...