No luxo de Ibiza, trabalhadores essenciais não têm onde morar
A 1.900 euros (cerca de R$ 11,7 mil) por mês, o aluguel não era barato. Mas Alicia Bocuñano, 38, ainda se sentia sortuda por encontrar um apartamento em Ibiza por esse preço. Trabalhando 16 horas por dia como taxista, a mãe solteira que cresceu na ilha espanhola imaginou que o excedente dos meses movimentados de verão seria suficiente para pagar a moradia.
Mas proprietário queria seis meses de aluguel mais um depósito de segurança adiantado —quase 14 mil euros (cerca de R$ 86,2 mil) de uma vez só. Embora não seja totalmente legal no setor de aluguel rigidamente regulamentado da Espanha, tais exigências são comuns em Ibiza, onde turistas ricos lotam hotéis à beira-mar e clubes de dança cintilantes, enquanto quem trabalha nesses lugares —sem mencionar professores, bombeiros e outros trabalhadores essenciais— não encontra lugar para morar.
Em vez de um novo apartamento, Bocuñano passou duas semanas assustadoras dormindo em seu carro, depois três meses em uma barraca com seu filho de 10 anos, Raúl, antes de comprar um trailer usado em junho.
Por alguns meses, ela estacionou o trailer em Can Rova, uma vila improvisada de casebres, barracas barracos e trailers nos arredores da capital da ilha, logo atrás de uma concessionária que vende caros barcos motorizados. "Quando chegamos aqui pela primeira vez, estava frio," disse ela. "Muito frio."
Cidades de barracas começaram a surgir em 2023, mas cresceram em tamanho e número este ano. Can Rova, o maior dos três principais acampamentos nos arredores da capital, abrigou cerca de 280 pessoas neste verão. Em uma noite de julho, seis pessoas e um cachorro estavam se acomodando no chão do trailer de Bocuñano.
Muitos residentes de Can Rova disseram que, sem outro lugar para ir, esperavam ficar lá por tempo indeterminado. Mas, em 31 de julho, a polícia cumpriu uma ordem judicial para desocupar o acampamento, que havia sido erguido em terras privadas. O proprietário está envolvido em uma série de disputas legais e de zoneamento.
O que você está lendo é [No luxo de Ibiza, trabalhadores essenciais não têm onde morar].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments