Mais sol no litoral, calor extremo no Interior: saiba o que vão dizer hoje os termómetros nas principais cidades do país &#8

Esta quarta-feira conte com um dia de verão em todo Portugal continental: menos vento, mais sol em todo o território. No entanto, alertam os especialistas da ‘Lusometeo’, se a nortada que marcou esta terça-feira vai começar a afastar-se & devido a uma extensão do anticiclone dos Açores em direção ao Golfo da Biscaia & é também provável alguma humidade, pelo menos durante a manhã, com neblina e nevoeiro matinal na região Oeste.

As temperaturas vão subir ligeiramente tanto no Norte como no Centro, sendo que o Interior vai manter tempo bastante quente.

Segundo o IPMA & Instituto Português do Mar e da Atmosfera -, para esta quarta-feira conte com “céu pouco nublado ou limpo, podendo apresentar períodos de mais nebulosidade em alguns locais do litoral Centro até ao meio da manhã e no final do dia”. Haverá também “vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, soprando de leste/nordeste nas regiões Norte e Centro até final da manhã, onde será por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas”. Por último, vai registar-se “uma pequena subida da temperatura máxima nas regiões Norte e Centro, em especial no litoral, e pequena descida na região Sul”.

Assim, o sol vai marcar presença por todo o continente durante a tarde, o que fará disparar os termómetros no Interior, sendo que no litoral Oeste vão estar dias de praia, dada a ausência de vento. Assim, estão previstas temperaturas máximas entre 26 a 33 graus na maior parte do território, com valores mais elevadas no Interior e Algarve, até 37\38 graus (e mesmo até 40 graus nos pontos tradicionalmente mais quentes) & já na faixa costeira Ocidental, as temperaturas máximas devem rondar 22 a 24 graus – com menos vento, e com mais sol, ficará bastante mais agradável para um mergulho.

Vejamos o que dirão os termómetros nas principais cidades do país:

Lisboa & entre 18 e 29 graus
Porto & entre 16 e 29 graus
Braga & entre 16 e 35 graus
Bragança & entre 16 e 34 graus
Aveiro & entre 16 e 26 graus
Viseu & entre 19 e 34 graus
Guarda & entre 16 e 32 graus
Coimbra & entre 16 e 32 graus
Santarém & entre 17 e 34 graus
Setúbal & entre 18 e 32 graus
Évora & entre 17 e 38 graus
Beja & entre 17 e 37 graus
Faro & entre 22 e 29 graus
Funchal & entre 21 e 28 graus
Ponta Delgada & entre 21 e 28 graus.

💥️Há mais de 60 concelhos em perigo máximo de incêndio

Mais de 60 concelhos estão em perigo máximo de incêndio devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que colocou oito distritos sob aviso amarelo.

Em perigo máximo de incêndio estão mais de 60 concelhos dos distritos de Santarém, Faro, Vila Real, Leiria, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu e Bragança, devido ao perigo muito elevado e elevado de incêndio.

De acordo com os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em alguns distritos pelo menos até sábado.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do calor, o IPMA emitiu aviso amarelo para os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Faro, Setúbal, Beja, Castelo Branco e Portalegre até às 18:00 desta quarta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Ler Mais
O que você está lendo é [Mais sol no litoral, calor extremo no Interior: saiba o que vão dizer hoje os termómetros nas principais cidades do país &#8].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...