Defesa do STF a Moraes começou a ser costurada em aniversário da esposa de Gilmar

Um jantar em Brasília na noite de terça-feira (13) reuniu autoridades e integrantes do STF (Supremo Tribunal Federal) e serviu como nascedouro para a reação coordenada, em forma de desagravos, ao ministro Alexandre de Moraes.

Horas antes, a💥️ Folha havia publicado uma reportagem que revelou que o gabinete de Moraes no STF ordenou, por mensagens e de forma não oficial, a produção de relatórios pela Justiça Eleitoral para embasar decisões do próprio ministro contra bolsonaristas no inquérito das fake news no Supremo durante e após as eleições de 2022.

Diálogos aos quais a reportagem teve acesso mostraram como o setor de combate à desinformação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), presidido à época por Moraes, foi usado como um braço investigativo do gabinete do ministro no Supremo.

O encontro na noite de terça ocorreu na comemoração do aniversário de Guiomar Mendes, esposa do ministro do STF Gilmar Mendes. A festa foi realizada na casa de uma das filhas de Guiomar, que é advogada.

Apesar do clima de descontração que marcou o jantar, as revelações feitas pela reportagem dominaram algumas rodas de conversas.

Reunidos em um grupo no canto do salão, ministros do STF defenderam a conduta de Moraes no inquérito das fake news e criticaram o teor de reportagem da 💥️Folha.

Os ministros presentes avaliaram ainda que o STF estava sob ataque e lembraram terem sofrido ameaças nos últimos anos. À exceção de Cármen Lúcia, todos os ministros do STF passaram pelo aniversário de Guiomar.

Moraes e as mensagens

MInistro usou procedimentos fora do rito para investigar bolsonaristas

Em determinado momento, agrupados em uma rodinha, os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Edson Fachin, Gilmar Mendes e o próprio Moraes esperavam a chegada do presidente do tribunal, Luís Roberto Barroso, para avaliarem com ele a situação.

Os magistrados demonstravam indignação, segundo relatos de participantes da celebração. Eles argumentaram que a democracia e a imprensa estiveram sob ameaça durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Um participante chegou a descrever Moraes como um guerreiro que travava uma batalha em defesa da democracia, mas sem quartel-general.

Passaram no aniversário diversas autoridades, entre elas o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Dos ministros do governo Lula (PT), estiveram Vinícius de Carvalho (Controladoria-Geral da União), Ricardo Lewandowski (Justiça) e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União).

Empresários e integrantes de outros tribunais também prestigiaram a festa.

Moraes aparentava estar calmo, de acordo com pessoas que estiveram com o magistrado na ocasião. Ao final do evento, já de madrugada, ministros do STF e integrantes do governo já falavam na necessidade de fazer uma defesa pública do magistrado.

O que você está lendo é [Defesa do STF a Moraes começou a ser costurada em aniversário da esposa de Gilmar].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...