Quem é Victor Vidal, carioca vencedor do mesmo prêmio que projetou Torto Arado

O telefone tocou insistentemente, mas ele não atendeu. Depois de sucessivas tentativas de golpe, Victor Vidal havia decidido bloquear todos os números de fora do Rio de Janeiro. Foi preciso que a comissão julgadora do Prêmio Leya, promovido em Portugal pela editora homônima, o contatasse por email.

"Pediram que eu atendesse a chamada com o prefixo de Lisboa, e eu atendi. O telefonema mudou a minha vida", diz o escritor de 32 anos em entrevista.

Seu romance "Não Há Pássaros Aqui", que derrotou outros 906 candidatos e levou o prêmio de 50 mil euros, ou quase 300 mil reais, começa assim: "O telefone tocou insistentemente até eu me convencer a atendê-lo".

É Ana, a protagonista, que recebe a notícia de que sua mãe havia desaparecido. Este é apenas o primeiro dos vários mistérios apresentados ao longo do livro, que pouco a pouco capturam a atenção do leitor.

Receba no seu email uma seleção com lançamentos, clássicos e curiosidades literárias

Sem ser uma novela policial, "Não Há Pássaros Aqui" é uma trama calcada nas surpresas. Reflete as influências do autor, designer e historiador da arte que nunca havia publicado nada antes —mas tem nove livros na gaveta.

"Sou da geração que começou a ler com Harry Potter. Depois passei a devorar romances de fantasia, como os de Phillip Pullman e C.S. Lewis. Também gosto da maneira com que Agatha Christie constrói as tramas, embora seus personagens sejam figuras de papel, sem muita profundidade", afirma Vidal.

"Não Há Pássaros Aqui" é ambientado na zona norte do Rio de Janeiro, universo que o autor conhece bem. Vidal nasceu e foi criado no bairro da Pavuna, onde voltou a morar recentemente, depois de um período em Copacabana.

O Rio de Janeiro que ele retrata nada tem de solar. "Para quem mora na Pavuna, ir à praia é quase uma excursão a outro município."

O que você está lendo é [Quem é Victor Vidal, carioca vencedor do mesmo prêmio que projetou Torto Arado].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...