Prisão de iceberg é fenômeno contraintuitivo e intriga cientistas

O fenômeno que aprisionou o maior iceberg do planeta, com 50 km de diâmetro, em pleno oceano, ao norte da Antártida, é contraintuitivo, mas conhecido há muito tempo e até hoje é um prato cheio para os oceanógrafos.

"A história do iceberg A23a é fascinante", diz César Barbedo Rocha, especialista em dinâmica de fluidos geofísicos e pesquisador do Instituto Oceanográfico da USP (Universidade de São Paulo). "Até onde eu sei é o primeiro registro de um iceberg tão grande nesse tipo de situação. Trata-se de um objeto exemplar para o estudo da interação de icebergs com a circulação oceânica e suas idiossincrasias."

Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas

A jornada do A23a começou há 38 anos, em 1986, quando ele se desprendeu do continente antártico, como fazem muitos icebergs, sobretudo nesses tempos de mudanças climáticas. Imaginava-se que ele fosse seguir, como seus colegas, um deslocamento gradual para águas cada vez mais quentes, afastadas da região polar. Mas, para a grande surpresa dos cientistas, ele acabou "preso" em uma coluna de Taylor.

Os primeiros indícios desse fenômeno hidrodinâmico foram vistos no final do século 19 e foram matematicamente formalizados entre 1916 e 1917, respectivamente por Joseph Proudman e Geoffrey Indram Taylor, por meio de um teorema que até hoje dá alguma dor de cabeça aos estudantes.

"Na USP, a dinâmica de fluidos está historicamente entre as disciplinas que mais reprovam alunos", conta Rocha.

"As colunas de Taylor são um fenômeno intrigante e não intuitivo. A história passada de geração para geração de dinamicistas de fluidos é que G.I. Taylor —meu tataravô acadêmico— obteve matematicamente a previsão de 'rigidez vertical' da coluna de fluido, mas não acreditou no resultado. Ele então bolou um experimento de laboratório [em 1923] que demonstrou a existência das colunas de Taylor."

O que você está lendo é [Prisão de iceberg é fenômeno contraintuitivo e intriga cientistas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...