Escolas particulares não alcançam metas de aprendizado no Ideb 2023

O desempenho das escolas particulares do Brasil ficou estagnado, e elas não conseguiram atingir as metas de aprendizado em nenhuma das etapas da educação básica, segundo os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2023.

Ainda assim, rede privada continua com resultados superiores aos da rede pública em todas as etapas avaliadas.

  • Entenda o Ideb, índice que mede a qualidade da educação no Brasil

Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (14) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e Manuel Palácio, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão responsável pelos indicadores educacionais.

A rede privada de ensino registrou uma leve melhora apenas nos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano). O Ideb dessa etapa foi de 7,2, em 2023. Nas duas edições anteriores do indicador, a média tinha sido de 7,1.

Apesar do aumento, as escolas privadas não conseguiram atingir a meta que havia sido estabelecida para 2023, que era de 7,5 nos anos iniciais.

Nos anos finais do fundamental (do 6º ao 9º ano) e no ensino médio, a rede privada repetiu o resultado do Ideb 2023 —com médias de 6,3 e 5,6, respectivamente. Esse desempenho é menor do que elas registravam em 2023, antes da pandemia, quando chegaram às médias de 6,4 e 6.

Nessas duas etapas, a rede particular ficou longe de alcançar a meta, que era de 7,3 para os anos finais e 7 para o ensino médio.

Apesar de ter mantido a mesma média do Ideb no ensino médio, as escolas privadas registraram queda de desempenho dos estudantes nas provas do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Em matemática, a nota caiu de 322,25 em 2023 para 318,35 no ano passado. Em português, a nota passou de 314,46 para 314 no mesmo período.

O que você está lendo é [Escolas particulares não alcançam metas de aprendizado no Ideb 2023].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...