Correspondente em Pequim viu surgir China de Deng, parceira do Brasil
No momento em que o novo líder Deng Xiaoping (1904-1997) iniciava a abertura econômica chinesa, inclusive para o Brasil, desembarcou em Pequim Gerardo Mello Mourão, correspondente da 💥️Folha, em fevereiro de 1980. Um de seus primeiros textos foi sobre um discurso de Deng ao Comitê Central do Partido Comunista da China.
Representou o "epitáfio da política econômica" do líder anterior, Mao Tsé-tung (1893-1976), escreveu ele, projetando que a China se tornaria, duas décadas depois, "um gigantesco mercado de consumo cujos efeitos multiplicadores garantem um crescimento vertiginoso".
Para Boris Casoy, editor-chefe que o enviou e meses depois foi visitá-lo na capital, "Gerardo desvendou a China, foi um desbravador, desempenhou esse papel". O país estava "começando a aparecer e era muito diferente, um outro mundo".
Mourão (1917-2007) ficou cerca de dois anos em Pequim, com uma cobertura atenta à economia e ao comércio bilateral. Já nas primeiras semanas, escreveu extensamente sobre a primeira reunião da Comissão Mista Brasil-China, que estabeleceu "as regras para as relações econômicas entre os dois países".
Mais do que isso, acrescentou ele, citando um negociador, a delegação brasileira de estatais como Vale e Banco do Brasil "desmistificou a China: aprendemos que os chineses falam claro e têm um senso pragmático e realista das negociações".
Um de seus entrevistados foi o embaixador Marcos Azambuja, que chefiou a comitiva e, pela parte brasileira, a própria comissão. "Foi então que começamos a ter canais de relação normal, com vínculos até hoje cada vez maiores, mais íntimos", relembra o diplomata.
Curiosamente, segundo um economista chinês ouvido posteriormente por Mourão, o modelo industrial do Brasil era visto então como "precedente importante" pelas autoridades de Pequim, pelo alto crescimento com base em importação de bens de capital e em mão de obra barata.
O que você está lendo é [Correspondente em Pequim viu surgir China de Deng, parceira do Brasil].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments