Saiba como é feita a investigação da FAB sobre a queda do avião da Voepass
O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) concluiu na manhã desta segunda-feira (12) a chamada primeira fase do trabalho de investigação, com a coleta de dados no local do acidente aéreo que deixou 62 mortos em Vinhedo, no interior de São Paulo.
Todo o material recolhido agora será analisado nos laboratórios do órgão, em Brasília, antes da produção de um relatório final.
Esse documento não vai apontar uma única causa do acidente. O objetivo principal é trabalhar com uma série de fatores que contribuíram com o acidente e que possuem o mesmo grau de influência que culminaram na tragédia. O relatório então faz recomendações para tentar evitar a repetição de tragédias.
"O Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER) não trabalha com causa de acidente, mas com fatores contribuintes. Causa se refere a um fator que se sobressai, que seja preponderante, e a investigação SIPAER não elege um fator como o principal. Ao contrário, trabalha com uma série de fatores contribuintes que possuem o mesmo grau de influência para a culminância do acidente", afirma o Cenipa, em seu site.
Ou seja, a investigação se dá em três etapas: coleta de dados no local; análise dessas informações; e produção do relatório.
A investigação do Cenipa, órgão ligado à Força Aérea Brasileira, não terá o intuito de responsabilizar criminalmente os eventuais responsáveis pelo acidente aéreo. Essa atribuição pertence a outras autoridades, como a Polícia Federal e a Polícia Civil estadual, que farão suas próprias investigações.
A legislação brasileira determina que a investigação do Cenipa ocorra de maneira independente. O órgão da Força Aérea, contudo, tem a obrigação de comunicar as autoridades de segurança caso descubra indícios de crime em sua apuração.
O que você está lendo é [Saiba como é feita a investigação da FAB sobre a queda do avião da Voepass].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments