Arte e tradição transformam Proença-a-Nova em santuário selvagem de xisto

As Aldeias do Xisto têm sido palco de diversas intervenções artísticas que partem das condições únicas da região para criar uma simbiose perfeita entre arte, tradição e natureza. Até dia 10 de agosto, Cunqueiros, em Proença-a-Nova, acolhe a residência artística do francês Erik Samakh, integrada no Projeto Entre Serras – Europa Criativa, do qual a ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto é parceira.

Com o objetivo de sensibilizar para a proteção da biodiversidade e de conservar determinados espaços selvagens através do envolvimento da comunidade local, Erik Samakh, juntamente com habitantes e outros artistas da região convidados, leva a cabo esta original ação que espelha a sociedade contemporânea, destacando as oportunidades e os desafios associados à relação entre o rural e o urbano.

A iniciativa promove a reflexão sobre o papel de cada um na preservação do meio ambiente e das tradições locais, com vista à construção de um futuro mais sustentável, englobando várias iniciativas, de entre as quais a instalação da obra “Pedras (Stones)”, um observatório de aves construído em pedras de xisto, no lugar de Carvalhoso. É aqui que, no dia 3 de agosto, decorre um convívio, pelas 15h00, onde vai ser apresentado o projeto e se convida os cunqueirenses a colocar a sua pedra na obra. A Tuna da Faculdade de Farmácia de Lisboa e um dueto de acordeonistas asseguram a animação musical.

Fazem, ainda, parte desta residência um ✅workshop de construção, em pedra seca de xisto, com a população local, e momentos de convívio em torno da caça, pesca e agricultura.

Promovida pela ADXTUR, em parceria com a Associação Recreativa e Cultural de Cunqueiros, o Ecomuseu da Floresta e o Município de Proença-a-Nova, esta residência artística reforça o compromisso destas entidades na promoção de práticas sustentáveis, fortalecendo laços comunitários através de uma abordagem artística inovadora.

💥️Projeto Entre Serras – Europa Criativa

O Projeto Entre Serras – Europa Criativa, que decorre sobre o tema “Habitar e mover-se em territórios de montanha”, junta parceiros de Portugal, Espanha e França, para questionar a relação entre o olhar e a vivência da paisagem. É liderado pelo Instituto Politécnico Técnico de Lisboa, através do Museu da Paisagem. Juntam-se as Aldeias do Xisto, o Estrela ✅Geopark Mundial da UNESCO e a Câmara Municipal de Castelo Branco, através da Fábrica da Criatividade. Os parceiros franceses são o Município de Digne-les-Bains, nos Alpes de ✅Haute Provence, através do CAIRN & Centro de Arte Informal de Pesquisa sobre Natureza, da Maison Alexandra David-Neel e do ✅Musée Gassendi, e a ✅École Supérieure d’Art d’Aix-en-Provence. Os parceiros espanhóis são o ✅Museo Vostell Malpartida e o ✅Ayuntamento de Malpartida de Cáceres, através do Centro de Vias Pecuárias.

Foto: DR.

O que você está lendo é [Arte e tradição transformam Proença-a-Nova em santuário selvagem de xisto].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...