Sobrecarga gerada por solares do Norte e Nordeste ameaça sistema elétrico

Paraísos dos parques eólicos e solares, o Norte e o Nordeste ameaçam o sistema elétrico com risco de panes diante do descompasso entre investimentos em geração e nas linhas de transmissão necessárias para o escoamento dessa energia para os polos consumidores.

É o que afirmam técnicos da Secretaria de Inovação e Transição Energética da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em um parecer sobre o despacho de energia da Termelétrica de Portocém I, no Ceará.

O alerta, dado há um ano, revela uma sobrecarga nas linhas de transmissão disponíveis diante do crescimento dos projetos de geração até 2029, quando ficam prontas as novas linhas.

Até lá, escrevem os técnicos da Aneel, cerca de 1.400 novas unidades geradoras fotovoltaicas devem entrar em funcionamento.

"Mesmo sem a presença da UTE Portocém I, poderá ocorrer sobrecarga na LT 230 kV Piripiri-Ibiapina, quando da contingência [falha] da LT 230 kV Piripiri-Marangatu", diz o parecer. "O despacho da geração da UTE Portocém I, embora não seja a causadora, agravará a citada sobrecarga."

Desde 2023, a EPE (Empresa de Pesquisa Energética) avisa que é preciso investir em novas linhas de transmissão.

O que você está lendo é [Sobrecarga gerada por solares do Norte e Nordeste ameaça sistema elétrico].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...