Por erro médico, homem convive com fio próximo ao coração; estado de SP é responsabilizado

Morador de Itanhaém, no litoral paulista, Vanes de Jesus da Silva, 47, ficou com um fio-guia esquecido entre a veia jugular, no pescoço, e o átrio direito do coração após um procedimento de preparação para hemodiálise. A cirurgia foi realizada em julho de 2022, numa clínica prestadora de serviço ao SUS (Sistema Único de Saúde) na cidade de São Vicente.

O estado de São Paulo foi responsabilizado em ação judicial pela demora na concessão da cirurgia de retirada do item, que só aconteceu em março deste ano. Por descumprimento do prazo para realização do procedimento, o estado foi obrigado a pagar R$ 50 mil ao paciente.

Vanes tem diabetes e perdeu a visão em decorrência da doença, em 2023. Um ano depois, precisou realizar o procedimento de inserção de um cateter temporário para que conseguisse fazer a hemodiálise. O cateter em questão foi retirado em abril de 2023 pelo mesmo médico que inseriu.

"Mesmo após a retirada do cateter, meu pai reclamava de muita dor, então marcamos um raio-x e descobrimos que haviam esquecido um fio-guia dentro dele", diz Jullyana Dionísio, 24, filha de Vanes.

De acordo com ela, quando descobriram o problema chegaram a comunicar ao médico que realizou o procedimento, mas o profissional informou que o erro poderia ser em decorrência de outra cirurgia feita por Vanes. No entanto, o paciente nunca tinha feito nenhuma cirurgia anteriormente.

"O médico ainda tentou remover o fio a sangue frio, numa sala inapropriada na própria clínica de hemodiálise onde o cateter foi inserido. Só piorou a situação do meu pai", afirma Jullyana.

A cirurgia para remoção do fio-guia só aconteceu em março deste ano, após Vanes e a família recorrerem a atendimento judicial.

O que você está lendo é [Por erro médico, homem convive com fio próximo ao coração; estado de SP é responsabilizado].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...