Guia da meia-idade: como melhorar o bem-estar e a saúde no futuro

A meia-idade, tipicamente definida como entre os 40 e 60 anos, é um ponto de inflexão. É um momento em que nossos comportamentos passados começam a nos alcançar e começamos a notar nossos corpos e mentes envelhecendo —às vezes, de maneiras frustrantes ou desconcertantes. Mas também é uma oportunidade: o modo como seremos na velhice ainda não está definido, e ainda há tempo para fazer ajustes para melhorar a saúde e o bem-estar no futuro.

"As coisas que você faz ou que acontecem na meia-idade podem ter efeitos de longo prazo na vida posterior", diz Margie Lachman, professora de psicologia na Universidade Brandeis, especializada em meia-idade. "Então é um período realmente importante para prestar atenção ao seu corpo."

O New York Times pediu aos leitores suas perguntas mais urgentes sobre a meia-idade, e recebemos mais de 800 respostas, variando do mundano ao existencial. Embora a experiência de envelhecer de cada um seja diferente, sete questões surgiram repetidamente.

De onde vieram as dores e desconfortos?

Parte disso pode ser simples dor muscular. As pessoas tendem a ser menos ativas na meia-idade do que eram na juventude, e se você não está acostumado a trabalhar um grupo muscular específico, tarefas como catar folhas no quintal ou cavar neve podem deixá-lo dolorido depois, diz Scott Trappe, professor de bioenergética humana e diretor do Laboratório de Performance Humana da Universidade Estadual de Ball.

A massa muscular também começa a declinar naturalmente na meia-idade, o que pode resultar em articulações doloridas. "O que o músculo faz é assumir parte da carga que você está carregando e liberta as articulações da dor", diz Arun Karlamangla, professor de medicina na UCLA especializado em geriatria.

Além disso, nossas articulações ficam mais rígidas à medida que envelhecemos devido ao acúmulo de desgaste, o que pode resultar em tecido cicatricial. "Os tendões e os músculos perdem um pouco de sua plasticidade", diz Trappe. E quando você combina músculos fracos e articulações rígidas com movimentos —especialmente movimentos rápidos, torções ou alta força— você pode ter "algo que rasga ou estala", diz ele.

O que você está lendo é [Guia da meia-idade: como melhorar o bem-estar e a saúde no futuro].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...