Biden diz ter sido erro pedir antes de ataque que Trump ficasse no alvo

Na primeira entrevista após o atentado contra Donald Trump, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse ter sido um erro uma declaração que fez no último dia 8 pedindo a apoiadores que colocassem o adversário republicano no alvo.

Biden afirmou na ocasião que tinha apenas uma missão: derrotar Donald Trump no pleito marcado para novembro. "Chega de falar do debate. Está na hora de colocar Trump no alvo", acrescentou ele.

Em entrevista transmitida pela emissora americana NBC na noite de segunda-feira (15), Biden disse que o uso da palavra na campanha foi errado, mas rejeitou a ideia de que tenha empregado retórica inflamada contra seu adversário. "[Trump], sim, utiliza essa retórica", afirmou o democrata.

Biden se defendeu da acusação feita por apoiadores e representantes do Partido Republicano de que seus comentários sobre o perigo para a democracia representado por Trump aumentaram a polarização no país e levaram ao atentado de sábado (13).

Um dos republicanos que insistiu na tese foi o senador J.D. Vance, confirmado na segunda como o vice da chapa de Trump à Casa Branca. No sábado, ele escreveu na plataforma X que a "proposta central da campanha [de Biden] é a de que [Trump] é um fascista autoritário que deve ser impedido a qualquer custo". "E essa retórica levou diretamente à tentativa de assassinato", acrescentou.

O que você está lendo é [Biden diz ter sido erro pedir antes de ataque que Trump ficasse no alvo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...