Vila Franca de Xira: Dois detidos por furto em estabelecimento

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Vila Franca de Xira, no dia 28 de fevereiro, procedeu à detenção de dois homens, de 17 e 20 anos, por serem suspeitos da prática do crime de furto em estabelecimento e furto de viatura automóvel.

Após o conhecimento de que uma viatura envolvida numa ocorrência de furto de uma máquina de tabaco em estabelecimento, perpetrado na zona de Benfica, estaria a circular a área de Vila Franca de Xira, os Polícias encetaram diligências para a intercetarem, incidindo num local onde, recentemente, foram já recuperadas máquinas similares. Chegados a esse local, os Polícias verificaram a viatura suspeita que arrancou de imediato quando se apercebeu da presença policial, levando a cabo um seguimento e recolhendo as informações necessárias para lograr a sua interceção.

Durante o seguimento, foi possível apurar que a viatura em fuga constava também para apreender, por furto ocorrido, no dia anterior, na zona de Algés, e que no interior estavam quatro ocupantes os quais, numa tentativa de se furtarem à intervenção policial, abriram a mala e arremessaram a máquina de tabaco para a via, só não atingindo qualquer uma das viaturas policiais pela rápida reação dos respetivos condutores. Parte do dispositivo assumiu a responsabilidade da salvaguarda da máquina e do seu conteúdo, promovendo a sua retirada da via e assim evitar que esta causasse perigo, enquanto o restante contingente policial, já alargado e com a colaboração da GNR, continuou no encalço da viatura.

Ao longo da fuga, o condutor da viatura, além de não acatar a ordem de paragem, conseguiu esquivar-se a uma tentativa de bloqueio da via, esta, efetuada inclusive com o apoio de vários motoristas de pesados que circulavam na via, efetuando sistematicamente manobras evasivas e perigosas que estavam a colocar em causa a segurança dos demais utentes da via.

Após terem sido percorridas várias dezenas de quilómetros, entre o local onde se deu a sua localização e a zona de Lavre – Vendas Novas, os ocupantes da viatura abandonaram a mesma em plena via, encetando fuga apeada, no entanto, pela rápida intervenção do dispositivo, foi possível intercetar dois dos quatro suspeitos. Da intervenção policial, além das detenções, foi possível proceder à recuperação da máquina de tabaco, recuperação da viatura automóvel, ambas furtadas, bem como, proceder à apreensão de diverso material associado à prática deste tipo de ilícitos.

Ambos os detidos, já com antecedentes criminais, recolheram às salas de detenção do Comando Metropolitano de Lisboa, sendo hoje apresentados perante a Autoridade Judiciária, para primeiro interrogatório judicial, vindo a ser-lhes decretada as Medidas de Coação de Apresentações periódicas e a proibição de contactos entre ambos.

💥️Ocorrência

A 1ª   Divisão Policial, no dia 28 de fevereiro, pelas 10h25, na freguesia do Santa Maria Maior, deteve um homem, de 26 anos, pela suspeita da prática do crime de furto.

O furto ocorreu quando o lesado, um homem com 57 anos, se deslocou à bagageira da sua viatura e o suspeito, de forma astuta, acedeu ao interior da viatura e retirou um telemóvel avaliado em 940 euros. Depois de ter sido alertado para o furto, o lesado, de imediato, moveu perseguição ao suspeito, conseguindo intercetá-lo. Nesse momento, surgiu um Polícia da Polícia Municipal de Lisboa que acabou por dar o apoio necessário e, uma vez que o lesado desejou procedimento criminal contra o autor do ilícito, o mesmo foi entregue sob detenção aos Polícias da PSP.

O detido foi presente a 1º interrogatório judicial no Tribunal da Comarca de Lisboa, tendo ficado agendado o seu julgamento para o dia 18 de março do presente ano.

Foto: DR.

O que você está lendo é [Vila Franca de Xira: Dois detidos por furto em estabelecimento].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...