“Health Talks” da Universidade do Minho celebram dois anos a refletir sobre a saúde dos estudantes
A iniciativa inicia-se às 17h00, no espaço ✅B-Lounge da Biblioteca Geral do ✅campus de Gualtar, em Braga, e ✅online na Rede Casas do Conhecimento. As intervenções cabem à professora Márcia Cruz, da Escola Superior de Enfermagem do Porto, e às presidentes da Associação de Estudantes da UMinho, Margarida Isaías, e da Associação de Estudantes da ESE-UMinho, Francisca Felgueiras. O evento está inserido nas comemorações dos 50 Anos da UMinho e as inscrições estão abertas em forms.gle/aLWcvtrZBPw89Sw9A.
Foi há dois anos que, numa sala da ESE-UMinho, profissionais de diferentes áreas da saúde se reuniram para discutir formas de transferir o conhecimento científico à comunidade, impulsionando a literacia em saúde. O interesse comum materializou-se nas “✅Health Talks” e, a 24 de novembro de 2023, um grupo de pessoas interessadas juntou-se na plataforma Zoom para saber mais sobre o impacto do sono no desenvolvimento socioemocional dos bebés.
As “✅Health Talks” estão, desde então, na agenda de muitas pessoas, que se encontram ✅online na quarta quarta-feira de cada mês. “Temos partilhado, numa linguagem ajustada ao cidadão comum, resultados de investigação de temas diversificados, designadamente a promoção da saúde da criança, a prevenção da violência nos idosos, a capacitação do cuidador informal, a descentralização dos cuidados de saúde, entre outros”, refere Cláudia Augusto, docente da ESE-UMinho e responsável da iniciativa. Este projeto inscreve-se no eixo de interação com a sociedade da ESE e da UICISA:E, uma unidade de investigação no âmbito da enfermagem avaliada com “Muito Bom” e financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Os temas das “✅Health Talks” são escolhidos no quadro da promoção da saúde e bem-estar, tendo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU como pano de fundo. Os investigadores apresentam recomendações e boas práticas que podem ser adotadas por qualquer pessoa, dando cumprimento à responsabilidade social de os cientistas devolverem à sociedade os resultados provenientes do seu projeto de investigação.
A participação nas sessões tem vindo a crescer de mês para mês, inclusive na comunidade lusófona. Todas as sessões – que estão disponíveis em✅ podcast na plataforma Spotify – incluem um período para o público colocar questões e esclarecer dúvidas. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia, e dá direito a certificado de participação. Pode saber-se mais detalhes nos canais oficiais do Instagram, Facebook, Linkedin e Spotify.
Foto: UM.
O que você está lendo é [“Health Talks” da Universidade do Minho celebram dois anos a refletir sobre a saúde dos estudantes].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments