Lisboa: 8º Aniversário do “Espaço Júlia”

Assinala-se amanhã, dia 24 de julho, o 8º Aniversário do Espaço Júlia. Este espaço nasceu de um protocolo realizado entre o Departamento de Ação Social da Freguesia de Santo António, o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central e a 1ª Divisão Policial do Comando Metropolitano de Lisboa.

Criado em 2015, o Espaço Júlia insere-se nas Estruturas de Atendimento Policial a Vítimas de Violência Doméstica (EAPVVD) e constitui-se como um espaço seguro, onde o atendimento às vítimas é realizado por polícias especializados na proteção das vítimas de Violência Doméstica, com o valioso apoio de técnicos de apoio à vítima.

O Espaço Júlia permite o acesso a pessoas com mobilidade reduzida, dotado de duas entradas independentes, assegurando a privacidade e segurança das vítimas e dispõe de 2 gabinetes para atendimento, 1 gabinete técnico e um espaço dedicado às crianças por forma a garantir que qualquer progenitor se pode dirigir com os filhos ao local sem ter de os expor diretamente à situação.

A PSP, desde 2006, dispõe de uma estratégia e polícias com formação específica em policiamento de proximidade e, em particular, no contexto da proteção das vítimas de Violência Doméstica, através das Equipas de Proteção à Vítima (EPAV). Esta estratégia possibilitou um acompanhamento mais cuidado e pormenorizado do fenómeno da Violência Doméstica, permitindo assim, desde 2007, a sistemática melhoria da sinalização e acompanhamento de vítimas, assim como a deteção cada vez mais precoce destes crimes.

A PSP alerta que se podem constituir como Violência Doméstica:

. Maus tratos físicos (pontapear, esbofetear, atirar coisas)

. Isolamento social (restrição ou controlo do contacto com a família e amigos, proibir o acesso ao telefone, negar o acesso aos cuidados de saúde)

. Intimidação (por ações, por palavras, olhares)

. Maus tratos emocionais, verbais e psicológicos (ações ou afirmações que diminuem e afetam a autoestima da vítima e o seu sentido de autovalorização)

. Ameaças (à integridade física, de prejuízos financeiros)

. Violência sexual (submeter a vítima a práticas sexuais contra a sua vontade)

. Controlo económico (negar o acesso ao dinheiro ou a outros recursos básicos, impedir a sua participação no emprego e educação)

Desde 2015 até à presente data, foram registadas 3226 denúncias no Espaço Júlia, pelo crime de Violência Doméstica.

“Alertamos para a necessidade de vítimas e testemunhas manterem a disponibilidade de denúncia das situações de Violência Doméstica, minimizando o risco de sofrerem níveis extremos de violência e deixando claro, a qualquer agressor/a, a rejeição deste comportamento por parte de toda a sociedade portuguesa. Todas as situações sinalizadas são, de imediato, alvo de avaliação de risco, no sentido de serem adotadas com brevidade as medidas de segurança de proteção da vítima que se afigurem urgentes para cada caso em concreto”, sublinha a PSP.

A PSP tem, ainda, desencadeado, tanto nas redes sociais como junto da comunicação social, campanhas de sensibilização e informação no sentido de envolver familiares, amigos e vizinhos na denúncia de qualquer situação suspeita e sublinhar a facilidade de contacto com a PSP, nomeadamente, por intermédio do ✅mail violenciadomestica@psp.pt, através do número 800 202 148 ou enviando uma mensagem para o 3060.

Imagem: PSP.

O que você está lendo é [Lisboa: 8º Aniversário do “Espaço Júlia”].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...