Shein é ameaça para varejo brasileiro? Veja o que está por trás do sucesso da chinesa no Brasil
BTG Pactual avalia três principais vantagens competitivas da Shein (Imagem: Divulgação/Shein)
A 💥️Shein está com foco em investir no mercado brasileiro após a repercussão da polêmica em torno do fim da isenção de impostos em compras até US$ 50 (cerca de R$ 250), anunciada pelo 💥️Governo Lula.
Neste cenário, a varejista chinesa anunciou planos de nacionalizar 85% das vendas nos próximos quatro anos, abriu o primeiro escritório no 💥️Brasil e firmou contrato com a Coteminas (Companhia de Tecidos Norte de Minas), visando atender o mercado brasileiro e da 💥️América Latina.
No entanto, na visão dos analistas do 💥️BTG Pactual, os desafios para a Shein no mercado brasileiro deverão aumentar, devido aos 💥️impostos mais altos e custos locais.
Na visão do banco, a varejista chinesa conta com três principais vantagens competitivas:
“Apesar dos preços competitivos da Shein no mercado local, nossa pesquisa proprietária [usando uma cesta de oito produtos em 15 países], indica que os produtos da varejista são 1% mais caro no Brasil do que nos Estados, tornando-o um dos mercados globais mais caros para a plataforma chinesa”, comentam os analistas do banco.
Impacto no varejo brasileiro
Contudo, para o BTG, os planos da Shein para o mercado brasileiro devem diversificar sua matriz de produção, melhorar os níveis de serviço e alavancar o já alto engajamento e tráfego orgânico em sua plataforma, que conta com maior duração de visita e páginas por visita do que os pares.
Porém, esses movimentos também significam que a gigante da China competirá sob as mesmas condições que as 💥️varejistas locais, o que pode levar a preços mais altos.
Além disso, os analistas pontuam que a empresa chinesa enfrentará desafios semelhantes aos de seus pares para aumentar a capacidade de produção local. Aspecto que, segundo eles, já é um grande gargalo para varejistas globais bem-sucedidas, como a 💥️Zara.
“Vemos como uma vantagem competitiva para os players locais, embora a velocidade de lançamento no mercado e a poderosa abordagem de venda da Shein continuem sendo uma força significativa em um mercado altamente competitivo”, conclui o BTG.
O que você está lendo é [Shein é ameaça para varejo brasileiro? Veja o que está por trás do sucesso da chinesa no Brasil].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments