Imposto de Renda 2023: Veja como declarar investimentos em fundos imobiliários
Declaração do IR começa na próxima semana e veja passo a passo para informar à Receita investimentos em FIIs (Imagem: Shutterstock/Montagem Julia Shikota)
Na semana que vem, o brasileiro participará de uma corrida anual e convenhamos, burocrática e um tanto quanto chata. Porém, necessária. A partir de quarta-feira (15), começa a declaração do 💥️Imposto de Renda (💥️IR). Os rendimentos de 2022 devem ser declarados até 31 de maio.
Uma das dúvidas mais frequentes é como informar à 💥️Receita Federal os investimentos realizados em 2022. Entre eles, como declarar os aportes em 💥️fundos imobiliários (💥️FIIs).
Como declarar FIIs no Imposto de Renda
Um guia preparado pela 💥️Genial Investimentos explica que investidores desse ativo devem informar na declaração do Imposto de Renda a posse de cotas, os rendimentos isentos e os lucros sobre a negociação de cotas, caso
tenham.
Porém, investidores de fundos imobiliários que tenham tido em 2022 ganhos com operações de venda acima de R$ 20 mil no mês ou por meio de✅ day trade, a declaração desses valores deverá ser informada no programa do IR.
💥️Confira o passo a passo:
Declaração de venda de cotas de FIIs no Imposto de Renda
Se o investidor tiver vendido cotas no ano passado e obtido ganhos de capital, o retorno deverá ser declarado assim:
Rendimentos de fundos imobiliários isentos
Por outro lado, há rendimentos em fundos imobiliários que são isentos de Imposto de Renda. Ainda assim, é preciso declarar à Receita Federal. Veja abaixo:
O investidor deve, primeiramente, ir ao campo “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, selecionar “Novo” e em seguida, a opção “26 & Outros”.
O segundo passo é informar se os rendimentos são do titular ou do dependente da declaração. Em seguida, coloque o CNPJ e o nome da fonte pagadora, conforme consta no informe de rendimentos.
Por fim, no “Descrição”, o investidor deve informar os “Dividendos de Fundos Imobiliários” e, na sequência, incluir o valor total recebido durante 2022.
Pronto. Depois, é só esperar os documentos que a Receita Federal envia ao concluir a declaração do Imposto de Renda.
O que você está lendo é [Imposto de Renda 2023: Veja como declarar investimentos em fundos imobiliários].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments