Conheça o míssil balístico hipersônico Kinzhal, usado pela Rússia na guerra da Ucrânia
Míssil balístico hipersônico Kinzhal é mostrado equipado em um caça russo em vídeo de divulgação — Foto: Reprodução/Forças de Defesa da Rússia
A Rússia informou nesta quinta-feira (9) que disparou 💥️mísseis balísticos hipersônicos Kinzhal durante uma nova onda de ataques à Ucrânia. Segundo autoridades do país invadido, pelo menos oito civis morreram.
De acordo com o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS, na sigla em inglês), misseis hipersônicos não são exclusividade da artilharia russa. “Todos os mísseis balísticos chegam à velocidade hipersônica em algum momento durante o voo”, informou o órgão em um relatório.
💥️Misseis balísticos são aqueles que têm uma trajetória 💥️semelhante a uma bala – na prática, significa que seguem uma rota pré-determinada após a queima de seu combustível. Eles são, portanto, diferentes dos 💥️mísseis de cruzeiro, que podem ser 💥️controlados até um momento próximo à chegada aos respectivos alvos.
Além disso, os balísticos podem ser classificados de acordo com a distância máxima que podem percorrer. Os de curto alcance, por exemplo, chegam até 💥️1 mil km. Os intercontinentais passam de 💥️5 mil km.
💥️Veja, abaixo, algumas características do míssil Kinzhal:
O Kinzhal é uma das seis armas de "💥️próxima geração" reveladas pelo presidente Vladimir Putin em um discurso em março de 2018.
Putin disse em dezembro de 2023, dois meses antes da invasão da Ucrânia, que a Rússia era 💥️líder global em mísseis hipersônicos e que, quando outros países a alcançarem, o país provavelmente teria desenvolvido tecnologia para neutralizar essas novas armas.
A Rússia enviou caças armados com mísseis Kinzhal para a Síria pela primeira vez em 2023, dizem analistas militares, mas não há registro deles terem sido utilizados em combate.
O Ministério da Defesa da Rússia afirmou ter disparado um míssil Kinzhal contra um depósito de munições no sudoeste da Ucrânia em 19 de março de 2022, 💥️o primeiro uso conhecido da arma em combate. Desde então, disparou mísseis Kinzhal em várias outras ocasiões na Ucrânia.
💥️LEIA TAMBÉM:
2 de 2 Bombeiros trabalham em local atingido por míssil da Rússia em Kiev, na Ucrânia — Foto: AREUTERS/Gleb Garanich
Bombeiros trabalham em local atingido por míssil da Rússia em Kiev, na Ucrânia — Foto: AREUTERS/Gleb Garanich
O que você está lendo é [Conheça o míssil balístico hipersônico Kinzhal, usado pela Rússia na guerra da Ucrânia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments