Secretaria de Saúde do RJ alerta para o aumento da meningite; cobertura vacinal vem caindo há cinco anos
A Secretaria Estadual de Saúde faz um alerta para o aumento da meningite meningocócica no estado: de janeiro a agosto deste ano, foram 💥️28 casos — um salto de 💥️55% — e sete pessoas morreram.
Apensar de não ser considerado um surto, especialistas alertam que a 💥️baixa cobertura vacinal pode levar a um agravamento do cenário: seis em cada dez bebês não estão protegidos contra a doença.
A meningite pode ser confundida com a gripe, mas as sequelas são graves e a doença pode levar à morte. Ela pode ser bacteriana ou viral.
"A meningite meningocócica mata 💥️uma em cada cinco crianças. E dessas que sobrevivem, uma em cada cinco vão ter sequelas graves, como a amputação de membros. Então, é por isso que é uma doença muito grave", disse a especialista 💥️Isabella Ballalai.
💥️Katiuscia Oliveira, mãe de 💥️Miguel, de 6 meses, sabe da importância de deixar a caderneta de vacinação do filho sempre atualizada. O bebê foi nesta quinta-feira (6) tomar a terceira dose da vacina pentavalente, que também protege contra de meningite.
"A importância é que ele fica bem protegido das doenças, bem imune. Gosto de proteger certinho. A gente vem aqui e eles dão de graça para a gente", disse Katiuscia.
A maioria dos casos é de meningite viral, quando a inflamação das membranas do cérebro é causada por vários tipos de doenças. Já a meningite bacteriana pode causar surtos na população, como o que acontece em São Paulo. Lá, foram dez mortes de crianças e duas de jovens.
O SUS oferece três vacinas que protegem contra a meningite:
Todas estão disponíveis gratuitamente nos postos de saúde. Portanto, pais e responsáveis devem levar seus filhos aos postos de saúde para se protegerem crianças e adolescentes contra essa doença.
A cobertura contra a meningite no RJ vem caindo nos últimos cinco anos. A vacina Meningocócica C que chegou a atingir uma cobertura vacinal acima dos 90% em 2017, está em apenas 36% este ano.
Os números são parecidos com a cobertura da pentavalente. Apenas 34% das crianças menores de 1 ano tomaram a vacina em 2022. E 36 mil doses da Meningocócica ACWY foram aplicadas este ano.
💥️Meningocócica C
💥️Pentavalente
💥️Meningocócica ACWY
A bombeira civil 💥️Márcia Cunha levou o filho 💥️Pedro Augusto, de 2 meses, para tomar a primeira dose da pentavalente.
"Sabemos que hoje em dia são várias doenças, não só a paralisia infantil, como também de meningite. Então, quanto mais a gente prevenir menos problemas a gente pode ter futuramente. Quanto mais cedo a gente vacinar, mais cedo a gente está protegendo os nossos filhos", disse Márcia.
O que você está lendo é [Secretaria de Saúde do RJ alerta para o aumento da meningite; cobertura vacinal vem caindo há cinco anos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments