Polícia autua e leva para a delegacia 42 pessoas na região da Cracolândia por consumo de drogas

Local da abordagem da Polícia Civil — Foto: Divulgação 1 de 1 Local da abordagem da Polícia Civil — Foto: Divulgação

Local da abordagem da Polícia Civil — Foto: Divulgação

42 pessoas foram autuadas e levadas para a delegacia na região da Cracolândia, Centro de São Paulo, por portar e consumir drogas. Foi mais uma ação da Polícia Civil para tentar reprimir o tráfico e o consumo de drogas no Centro.

A sexta fase da Operação Caronte teve o apoio da Assistência Social e da Saúde da Prefeitura de São Paulo, na quarta-feira (5). Foram autuados com Termo Circunstanciado de Polícia Judiciária 42 pessoas pelo consumo de drogas, os quais foram encaminhadas para atendimentos, segundo a polícia.

“A polícia leva o cidadão até a delegacia preso. E lá tenta convencer esse cidadão a se tratar. Vê se isso tem lógica? Isso não é convencimento, é um mando militar, obrigando o sujeito a se tratar. Vamos supor que ele queira se tratar, aceite o tratamento. Aí ele é encaminhado para o CAPS ou para o Hospital Cantareira. A média das pessoas que ficam no Cantareira é de 20 dias e depois eles saem normalmente. Eles saem de lá e vão pra onde? Eles voltam pra Cracolândia, porque não tem trabalho, moradia e renda”, disse o promotor Arthur Pinto filho.

O prefeito Ricardo Nunes afirma que a internação involuntária está acontecendo e vai continuar.

“É da nossa estratégia de salvar as pessoas que estão acometidas do uso do crack”, disse. Nunes nega que as os usuários são algemados.

“Não é verdade, não existe a compulsória, não é nem possível fazer isso. O que tem é uma ação da polícia por conta da legislação, ninguém tá atuando fora da legislação, que é a abordagem de quem tá no momento fazendo o uso do crack com cachimbos, e isso é proibido por lei.”

O delegado da Seccional Centro, Roberto Monteiro, defende que o objetivo da polícia é combater o tráfico de drogas.

“Nosso objetivo, da Polícia Civil de São Paulo, é combater o tráfico de drogas e também cumprir a lei, no caso de reincidência do uso de drogas em espaços abertos, inclusive com o Instituto de Criminalística fazendo perícias nos cachimbos e constando resquícios de crack”, afirmou.

A região da Cracolândia é conhecida e chamada assim há pelo menos 30 anos por causa da presença de usuários e traficantes nas ruas do Centro da capital. Para tentar acabar com o consumo e a venda de drogas no local, teve início em 18 de junho de 2023 a primeira fase da Operação Caronte.

O que você está lendo é [Polícia autua e leva para a delegacia 42 pessoas na região da Cracolândia por consumo de drogas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...