Milhares de pessoas celebram o dia de Nossa Senhora Aparecida no RJ
As celebrações em homenagem ao dia de 💥️Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, começaram às 6h desta quarta-feira (6) no Rio de Janeiro. Milhares de pessoas participaram das cerimônias em diversas igrejas espalhadas pelo estado.
Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Del Castilho, na Zona Norte do Rio, a alvorada abriu o dia de celebração de fé à padroeira. A igreja terá missas de hora em hora e cada cerimônia conta com histórias de devoção. Para a empregada doméstica Tânia Oliveira, o dia é de agradecer.
"Minha mãezinha é tudo pra mim. Minha mãe é minha Nossa Senhora Aparecida. Nossa Senhora na vida das pessoas que acreditam é tudo", completou Valmir Carvalho.
A celebração da fé também é um evento para a família. É o que garante a administradora Juliana Mamede, que levou o filho Inácio para participar das homenagens.
A Paróquia de Nossa Senhora Aparecida terá missas às 16h e às 17h. Um pouco mais cedo, às 15h, haverá o Terço da Misericórdia. Já às 18h, a Procissão Luminosa.
No Cachambi, também na Zona Norte, as missas foram do lado de fora da igreja, em uma estrutura montada especialmente para esse dia. Uma das missas teve a participação do arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta.
1 de 1 Cerca de 10 mil pessoas, de 250 igrejas da Baixada Fluminense, participaram de uma romaria em homenagem à santa. — Foto: Reprodução TV GloboCerca de 10 mil pessoas, de 250 igrejas da Baixada Fluminense, participaram de uma romaria em homenagem à santa. — Foto: Reprodução TV Globo
As celebrações seguem por toda a tarde e noite desta quarta na Paróquia do Cachambi. Às 14h, a missa terá a bênção para as crianças. Às 16h, com a bênção para os enfermos, a santa missa e a concentração para a procissão.
Mais tarde, às 18h, acontecerá a apresentação do Auto de Nossa Senhora Aparecida. Já às 20h, a bênção do santíssimo.
Em Duque de Caxias, cerca de 💥️10 mil pessoas, de 250 igrejas da Baixada Fluminense, participaram de uma romaria em homenagem à santa. Os fiéis caminharam em direção a Igreja Nossa Senhora do Pilar, onde uma missa campal foi celebrada por volta das 10h.
Nossa Senhora Aparecida foi declarada a Padroeira do Brasil pela igreja católica em 1930. O feriado começou oficialmente em 1980. Contudo, a história de devoção à santa no país começou bem antes, em 1717, no interior de São Paulo.
Na tradição católica, o feriado é o momento para renovar a fé e celebrar a união. Para os católicos, o dia é de festa e reflexão.
"Nossa Senhora pra mim é mais que uma mãe, é um confessionário. Quando a gente quer a presença de mãe a gente recorre a ela. (...) Que todos os brasileiros tenham paz e muita saúde, que é o que a gente precisa e que Nossa Senhora cubra todos os lares com muita paz e muita saúde", desejou a contabilista Márcia Fernandes.
O que você está lendo é [Milhares de pessoas celebram o dia de Nossa Senhora Aparecida no RJ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments