PMs que salvaram mulher engasgada em restaurante relatam que vítima 'desafogou' na 3ª tentativa de manobra: &
Os policiais militares que salvaram uma mulher engasgada com um pedaço de carne em um restaurante da área central de São Paulo, na última segunda-feira (10), relataram ao 💥️g1 que conseguiram resgatá-la após a terceira tentativa da manobra de Heimlich. Em 20 anos de corporação, eles nunca tinham realizado tal procedimento.
💥️Leia também:
O caso ocorreu na última segunda-feira (10). O cabo Cleudson e o cabo Romilson Bispo dos Santos cumpriam atividade delegada na região do Centro de São Paulo, quando foram informados que uma mulher estava sem conseguir respirar após se engasgar com alimento perto de onde os dois estavam.
"Trabalhamos no policiamento na área central e estávamos muito perto do restaurante, que fica no Centro. Chegamos muito rápido. No local, a mulher estava já desfalecendo, uma situação bem crítica mesmo. Sem perder tempo, já iniciamos o atendimento de emergência. Não deu nem tempo nem de pedir reforço", contou o cabo Romilson.
1 de 3 Mulher se engasga em restaurante e é salva por PMs em SP — Foto: Divulgação/PMMulher se engasga em restaurante e é salva por PMs em SP — Foto: Divulgação/PM
Ainda de acordo com o policial, foram feitas três tentativas da manobra em revezamento para que a mulher pudesse expelir o alimento e voltar a respirar. Um vídeo divulgado pela PM mostra a ação dos agentes 💥️
"O meu parceiro começou a fazer a manobra. Mas aí foi necessário o revezamento porque ela estava muito asfixiada e, como a pessoa acaba 'relaxando por estar desfalecendo', ela acaba ficando pesada. Achamos que ia perder ela. Só no terceiro revezamento ela conseguiu expelir o pedaço de carne. Eu tenho certeza que se não tivéssemos indo lá, ela ia morrer. Foi coisa de Deus".
2 de 3 Policiais militares são aplaudidos após resgate de mulher engasgada em SP — Foto: Reprodução/TV GloboPoliciais militares são aplaudidos após resgate de mulher engasgada em SP — Foto: Reprodução/TV Globo
Os policiais relataram ainda que, após a vítima desengasgar, ela desmaiou.
"Foi preciso reanimar e colocamos perto da janela para um ar. Ela chorou bastante e nos agradeceu. Quando descemos as escadas, outros clientes do restaurante que acompanhavam a ação, nos aplaudiram e isso foi gratificante. Salvar vida sempre é bom", diz o cabo Romilson.
3 de 3 Policiais militares que salvaram mulher que se engasgou com carne em SP — Foto: Reprodução/TV GloboPoliciais militares que salvaram mulher que se engasgou com carne em SP — Foto: Reprodução/TV Globo
A manobra de Heimlich foi inventada em 1974 pelo médico de mesmo sobrenome, Henry Heimlich, nos Estados Unidos.
A prática médica consiste em se colocar atrás da vítima de um sufocamento e provocar a expulsão do que está obstruindo a via aérea com uma forte pressão com as mãos na boca do estômago.
O "abraço", ou compressão abdominal, é repetido algumas vezes até que o objeto que impede a passagem de ar seja expelido.
O que você está lendo é [PMs que salvaram mulher engasgada em restaurante relatam que vítima 'desafogou' na 3ª tentativa de manobra: &].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments